Alemanha no inverno: vale mesmo a pena?

É viável para um brasileiro visitar a Alemanha no inverno? Avalie os prós e contras a seguir!

Muita gente me pergunta: “Vale a pena viajar para a Alemanha no inverno?” E eu normalmente respondo: “Vale a pena vir pra Alemanha em qualquer estação do ano!”

Leia também:

Inverno na Alemanha: como se vestir para não passar frio

Cada uma das quatro estações tem o seu encanto. Bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, aqui na Alemanha as estações são bem demarcadas, e é muito curioso perceber as características únicas de cada uma delas através das mudanças que são visíveis na natureza (e até no humor das pessoas):

  • A primavera tem os parques cheios de flores e o clima ameno
  • O verão vem com os dias longos e quentes
  • O outono traz diversas tonalidades douradas para a paisagem
  • O inverno vem com o frio e com a neve – que, para nós brasileiros, é sempre uma novidade e uma diversão!

Eu preparei uma lista de prós e contras pra ajudar a você que está em dúvida se realmente vale a pena  viajar para a Alemanha no inverno. Confira a seguir!

Curtindo o friozinho do inverno alemão em Berchtesgaden, na Baviera
Pela paisagem e pela minha animação nesta foto, você ainda tem dúvidas se vale a pena enfrentar um friozinho?

PRÓS: as vantagens de viajar para a Alemanha no inverno

Taí a listinha com o que o inverno tem de melhor a oferecer aos turistas na Alemanha:

  • Os hotéis estarão com promoções e isso pode significar uma boa economia na sua viagem.
  • Sabe aquelas filas quilométricas que fazem os turistas perder um valioso tempo de suas viagens na alta temporada? Pois é, no inverno você tem acesso mais rápido às atrações, justamente porque a competição pelas atrações costuma ser menor.
  • O frio europeu tem o seu charme, ainda mais quando significa uma oportunidade de escapar do auge do verão no Brasil. Sim, porque quando o maçarico está ligado a toda lá no Brasil, aqui é inverno. Você poderá finalmente tirar aquele sobretudo de lã do fundo do armário e curtir o inverno com muito estilo. Ah, e é claro, você também poderá tirar fotos incríveis tomando um chocolate quente (ou brincando de anjinho na neve) e postar nas suas redes sociais, fazendo com que seus amigos morram de inveja enquanto estão torrando lá do outro lado do planeta!!! 🙂
  • Já ouviu dizer que só sente frio quem não se veste adequadamente? Pode acreditar, isso é verdade! A ideia é simples: vista-se em camadas e, então, você poderá controlar melhor a temperatura ideal para o seu corpo acrescentando ou retirando as roupas com mais facilidade. Com um bom casaco, você já está com meio caminho andado. Se for para um lugar com neve, leve um sapato impermeável, luvas que realmente esquentem e um gorro que cubra os ouvidos. Um cachecol também ajuda bastante a reduzir a sensação do frio no rosto.
  • Praticamente todos os ambientes são climatizados na Europa – e na Alemanha isso não é diferente. Isso significa que você não sentirá frio no seu hotel, ao fazer sua refeição em um restaurante, ao visitar um museu ou no transporte público. Pelo contrário, é possível até que sinta calor ao entrar nesses locais – e é até recomendável tirar algumas camadas de roupa nos ambientes aquecidos.
  • As passagens aéreas costumam ser mais baratas para viajar para a Europa no inverno (e também para viagens entre os países europeus) e as principais atrações também podem dar descontos.
  • Você se cansa muito menos em temperaturas frios e provavelmente conseguirá caminhar por mais tempo em comparação aos dias quentes do verão, por exemplo.
  • Você não precisa esquiar para aproveitar o inverno! Só de ver a paisagem branquinha, fazer guerras de bolas de neve ou, quem sabe, andar de trenós de neve, a diversão já estará garantida!

Leia também:

Munique no inverno (com neve): como resistir?

CONTRAS: as desvantagens de viajar para a Alemanha no inverno

Antes de viajar para a Alemanha no inverno, você também deverá avaliar os seguintes pontos: 

  • Os dias são bem mais curtos no inverno europeu. Deixa eu explicar direito: eles continuam durando 24 horas, obviamente! Mas o que quero dizer é que às 16h já começa a escurecer e que às 8h da manhã ainda é noite em algumas épocas. Isso costuma nos deixar mais sonolentos e com uma percepção diferente da passagem das horas e do aproveitamento do dia. Às vezes achamos que já é muito tarde, que o dia já está prestes a acabar – mas, quando olhamos o relógio, ainda são 19h ou 20h.
  • A maioria atrações têm horário limitado de funcionamento. Isso acontece porque existem menos turistas em comparação com as outras épocas do ano. Mas isso também não significa que você não possa aproveitá-las. É só uma questão de se programar pra maximizar o seu tempo!
  • A neve pode transformar completamente a paisagem e nos encantar com sua beleza. Mas ela pode também trazer problemas quando cai em excesso, o que pode acontecer em alguns dias mais frios do inverno, tornando a sua locomoção a pé um pouco mais difícil.
  • Alguns pontos turísticos podem não estar em funcionamento por causa do clima (mas é apenas uma questão de conferir os dias e horários de funcionamento ao planejar seu roteiro).

Leia também:

Temperatura em Munique mês a mês

E, então, qual a sua decisão?

Bom, eu juro que tentei ser bem imparcial, mas acabei listando mais prós do que contras (rs). De qualquer maneira, pode acreditar em mim: viajar para a Alemanha no inverno pode ser bem legal e prazeroso!

Agora que você já tem minha opinião, cabe a você decidir se vale mesmo a pena embarcar em uma aventura pelo inverno europeu!

15 respostas

  1. Olá Márcia, bom dia! Vou realizar um sonho de ir para a Alemanha no Natal e Ano Novo. Tenho todos os meus parentes aí. Todas as vezes que fui pra Alemanha foi no verão e agora estava com uma sensação muito ambígua: feliz por ver neve e preocupada com o frio. Não sou jovem, tenho 74 anos e emigrei para o Brasil com 7 anos. Após ler o teu blog fiquei bem animada e com menos medo do frio pelas dicas preciosas de como me vestir para não sentir frio! Obrigada!

    1. Olá Ingeborg!
      Fico feliz que as dicas tenham sido úteis! Meus pais têm a sua idade e já vieram pra cá no inverno. Estando bem agasalhada (com roupa adequada para o frio que faz aqui) realmente não há o que temer. Aproveite muito o reencontro com a família! Abraços!

    2. Oi! Também estou com esses planos. Porém tenho medo da neve impedir o transporte lá. Como foi sua viagem Elisabeth?

  2. Olá, Márcia!
    Obrigada pelas informações passadas.
    Pretendo ir a Alemanha entre janeiro a março e gostaria de algumas dicas suas, além de ser a primeira que saio do Brasil não sei falar a língua Alemã.

  3. Bom dia! Vamos no final de janeiro fazer a rota romântica de carro. Dá para fazer de carro nesta época do ano ou a neve impede o transito nas estradas secundárias?

      1. Márcia, minha irmã está indo morar na Alemanha e quer q a gente visite no Natal de 2022. A questão é que meu filho vai estar com 2 anos e 10 meses. Fico preocupada com o frio e a programação que poderia ser feita com ele. Vc acha que seria muito complicada essa viagem com criança pequena?

  4. Oi Márcia estarei em Velbert e Düsseldorf entre os dias 18 e 24 de janeiro, será minha primeira vez não sei que roupas levar. Sou calorento, mas não quero morrer de frio né.
    Será evento de negócios, mas não tenho roupas de frio porque no Brasil nem inverno temos direito e não gostaria de gastar a toa….poderia me dar umas dicas? Obrigado

  5. Oi, Márcia!
    Eu, meu marido e nossas duas filhas jovens estamos pensando em fazer uma viagem de carro à Alemanha saindo de Paris a partir de 19/dezembro, por duas semanas. Munique e Berlim já estão no roteiro. Você pode me sugerir outras cidades imperdíveis nessa época do ano?
    Passaríamos o Natal e o Ano Novo por lá. Em que cidade é melhor estar nessas datas? O que fica fechado nesse período?
    Alguma restrição por conta do coronavírus?
    Muito obrigada pela ajuda!

  6. Olá, Marcia.
    Estamos querendo ir pra Alemanha, em dezembro. De 15 a 20 dias. Queremos fazer de carro. O que vc recomenda? Vale a pena ir pra Praga?
    Super agradeço sua atenção.
    Hermina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *