Dicas para aprender alemão sem traumas!

 

Não sou professora de alemão, mas estudo o idioma desde criança, faço traduções do alemão para o português e, por isso, já estou bastante familiarizada com suas exceções, declinações e esquisitices. Por isso, reuni algumas dicas para encorajar quem acha que “a vida é muito curta para aprender Alemão”.

Se você pensa assim, saiba que aprender Alemão exige sim força de vontade, paciência e treinamento. É difícil e bem diferente do Português, mas não é impossível como muitos dizem por aí. Com empenho, um bom curso/professor e o método adequado aos seus objetivos, você poderá sim atingir um bom nível de domínio do idioma.

Adobe Spark (3)

Enfim… vamos às dicas?

1) Não se assuste com as palavras enormes

Muito se fala das palavras grandes e impronunciáveis da língua alemã. Mas pode acreditar: elas não são nenhum bicho de sete cabeças. Esses “palavrões” são, na realidade, a junção de várias palavras em uma só.

Por exemplo: “die Bushaltestelle” (“a parada de ônibus) é a junção de três palavras: “der Bus” (“ônibus”); “halte” (vem do verbo “parar”); die Stelle (“local”).

2) Aprenda a palavra junto com seu artigo

No português temos dois artigos: o feminino (“a”) e o masculino (“o”), correto? No Alemão, no entanto, existem três artigos: o feminino (“die”), o masculino (“der”) e o neutro (“das”). Além disso, não existe uma lógica para o emprego desses artigos (embora existam algumas regrinhas que ajudem a identificar o artigo de algumas palavras).

  • Exemplo 1: der Tisch (significa “a mesa”). Apesar de “mesa” ser um substantivo feminino no português, esta palavra é um substantivo masculino em alemão (porque seu artigo é o “der”).
  • Exemplo 2: das Mädchen (significa “a menina”). Apesar de “menina” ser um substantivo feminino no português, esta palavra é um substantivo neutro em alemão (porque seu artigo é o “das”).
  • Exemplo 3: die Sonne (significa “o sol”). Apesar de “sol” ser um substantivo masculino no português, esta palavra é um sustantivo feminino no alemão (porque seu artigo é o “die”).

Assim, é extremamente importante que você sempre memorize o artigo correspondente a cada substantivo. Isso será fundamental também para poder formar frases gramaticalmente corretas quando você começar a aprender as declinações. Mas isso é um assunto para se ver mais adiante, quando você já souber o básico da língua.

3) O importante é se comunicar!

Isso é 100% verdade: não se preocupe em formar frases completamente corretas no que diz respeito a plural, artigos, declinações. Se o seu objetivo é se fazer entender, formule frases que façam sentido, mesmo que não estejam gramaticalmente perfeitas.

Imagine a seguinte situação: se um alemão chega em uma praia carioca e diz “Eu querer comprar duas água de cocô”, o vendedor poderá rir do seu jeito de falar, mas a verdade é que o gringo será entendido, correto? E esse entendimento acontece mesmo que ele não esteja falando e compondo frases como uma pessoa fluente ou nativa o faria.

4) Exponha-se

Ouça músicas, rádios em alemão, leia jornais, assista a canais de TV e fale em Alemão sempre que possível. Muita gente tem medo de errar ou vergonha de não se fazer entender. Mas não tem jeito: só mesmo colocando a língua em prática, é que você poderá melhorá-la.

E pra terminar esse post com um pouquinho de humor, deixo abaixo esses vídeos engraçadíssimos que comparam a pronúncia e a escrita de palavras em Alemão com outros idiomas! 🙂

Sobre Márcia Oliveira 80 Artigos

Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

3 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*