Meu caso de amor com o Castelo Neuschwanstein

Estava em uma curta viagem pela Europa em Novembro de 2003 com meu marido e meus pais. Um dos pontos altos do passeio foi a visita ao Castelo Neuschwanstein, no sul da Alemanha.

Sacadas do Castelo Neuschwanstein
Sacadas do Castelo Neuschwanstein

Chegamos ao vilarejo do castelo pela manhã, saindo da Áustria. Eu me lembro que era um dia bem frio para os nossos padrões cariocas (havia geado), mas que o céu estava lindo, assim como a paisagem outonal. Tudo reluzia em tons amarelo-avermelhados, criando uma variedade de cores impressionante.

O entorno do Castelo Neuschwanstein no Outono
O entorno do Castelo Neuschwanstein no Outono

Assim que eu fui me aproximando do castelo, meu coração começou a bater mais forte. Aquele lugar era muito mais espetacular que eu havia imaginado! Eu não fazia ideia de que a natureza ao redor era tão linda e exuberante.

O encantador Alpsee, que fica aos pés do Castelo
O encantador Alpsee, que fica aos pés do Castelo

Obviamente tirei muitas fotos durante o passeio (naquela época, as câmeras digitais eram novidade). Além disso, amei a visita guiada no interior do castelo e já saí de lá pensando em retornar um dia.

Quando voltei para o Brasil, mandei fazer um quadrinho com uma das minhas (milhares) fotos do Castelo Neuschwanstein. O quadro ganhou um local de destaque no home office (ficou estrategicamente posicionado bem atrás do meu computador). A foto que emoldurei foi esta abaixo.

O Castelo é lindo de todos os ângulos!
O Castelo é lindo de todos os ângulos!

Volta e meia eu me pegava sonhando novamente com a aquele lugar…. Mas as viagens seguintes acabaram privilegiando novos destinos. Por causa disso, o plano de retornar a aquele lugar de sonhos era sempre adiado.

Surpresas da vida

Doze anos mais tarde, em 2015, a vida deu uma reviravolta: por motivo de trabalho, eu e meu marido nos mudamos para a Alemanha, mais precisamente para Munique, a capital da Baviera. E, é claro, que um dos primeiros passeios que fizemos após a mudança foi o retorno ao Castelo Neuschwanstein (data vez no verão).

Como amo esse lugar!
Como amo esse lugar!

Posso dizer que a segunda visita foi quase tão emocionante quanto a primeira. E a felicidade em morar perto do Castelo era imensa – agora poderia retornar sempre que quisesse. Yessss!

Ainda mais interessante foi que, logo após a mudança para a Alemanha, decidi dar um novo rumo à minha carreira (pra quem não sabe, sou jornalista): criei o blog Vou pra Alemanha para compartilhar minhas experiências no Velho Continente. Alem disso, apostei na minha enorme paixão por organizar viagens e (e também na minha grande admiração pela Alemanha) para fazer algo totalmente novo: comecei a oferecer tours para brasileiros por Munique e arredores.

Aos poucos (e com muito apoio e incentivo dos amigos e familiares), fui me apaixonando pela nova função/profissão. E, cada vez mais, fui estudando, me aprofundando e entendendo as particularidades, histórias e curiosidades daquele lugar. Tudo isso só fez meu interesse pelo novo trabalho aumentar ainda mais!

Ir ao Castelo Neuschwanstein virou meu trabalho, acreditam?

Com o passar do tempo, a procura pelos passeios aumentou bastante e os tours para brasileiros se tornaram cada vez mais frequentes. E vejam como as coisas são: hoje em dia, o tour ao Castelo Neuschwanstein (bate e volta saindo de Munique) é um dos passeios que mais faço ao longo de todo o ano. Quem imaginaria isso em 2003, quando visitei a primeira vez o Castelo?

Parte da fachada do Castelo
Parte da fachada do Castelo

Nunca pensei que pudesse transformar um hobby (viajar e escrever sobre viagens) em uma maneira de ganhar a vida. Por enquanto, tem dado super certo – e agora tenho duas grandes parceiras que fazem os tours comigo, a Ana Carolina e a Daiane, que, assim como eu, são apaixonadas pelo que fazem!

E acho que nem preciso dizer qual o meu tour favorito: obviamente amo ir ao Castelo Neuschwanstein. Mesmo que tenha que ir lá mais de uma vez por semana, fico imensamente feliz. Afinal, aquele lugar é algo como “um sonho real”, que a cada dia me parece mais belo.

Sinceramente, e sem querer me gabar, eu tenho melhor trabalho do mundo!

Sobre Márcia Oliveira 78 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

4 Comentário

  1. Márcia,somos duas pessoas iguais, no que se refere à paixão por esse castelo.Ele é de uma beleza e magia sem par!
    Além da magnitude do castelo em si, as várias nuances de paisagens que se descortinam são algo inenarrável.
    Estive lá uma vez, mas pretendo repetir esse sonho, em breve.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*