Como procurar emprego na Alemanha?

Adobe Spark (3)

Sou formada em Comunicação Social (Jornalismo), e desde que cheguei a Munique, uma das minhas tarefas diárias tem sido a busca por emprego em minha área.

Em relação a isso, gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência até o momento com vocês, através de algumas dicas e percepções que listo logo abaixo:

1) Sites de busca de emprego

A melhor maneira de buscar oportunidades aqui na Alemanha é obviamente através da internet. Aqui em Munique, vários sites especializados na busca de empregos são anunciados em vários cantos da cidade. Mas a impressão que tenho até o momento é a de que, pelo menos para minha área, as melhores oportunidades podem ser encontradas no LinkedIn (rede social profissional também bastante popular no Brasil) e no Xing.de (que é bem parecido com o LinkedIn, mas mais focado no mercado de trabalho da Alemanha).

Vale ressaltar que nestes dois sites é fundamental manter o seu perfil o mais completo e atualizado possível, incluindo detalhes da sua experiência, formação profissional e contatos. Se você tiver depoimentos de ex-gestores e de colegas publicados (preferencialmente em inglês), isso também pode contar bastante, já que eles costumam ser uma boa referência do seu trabalho para o recrutador.

Nestes dois sites, você poderá também ativar um aviso de vagas de acordo com o seu perfil – e assim receberá diariamente novas oportunidades gratuitamente por email.

2) Língua alemã

A maioria das vagas aqui em Munique exige um bom ou excelente domínio da língua alemã. Mas há também vagas para quem não fala alemão ou para aqueles que se sentem mais confortáveis para trabalhar apenas em inglês. Aliás, vocês sabiam que existem várias empresas por aqui em que o idioma oficial é o inglês?

3) Entrevistas

Até o momento, participei de três entrevistas de emprego aqui na Alemanha. E percebi que, pouco diferente do que costuma acontecer nas entrevistas realizadas no Brasil, os entrevistadores praticamente não perguntam nada sobre a sua vida pessoal. O que eles querem realmente avaliar é a sua experiência e se o seu nível de conhecimento é adequado para a função oferecida.

4) Processos seletivos

Reparei que os processos seletivos aqui na Alemanha são mais lentos do que no Brasil, o que tende a nos deixar um pouco mais ansiosos. Mas a boa notícia é que a maioria dos recrutadores costuma dar um feedback, mesmo que negativo, sobre a sua candidatura – o que, pela minha experiência, não é tão comum no Brasil.

5) Permissão para trabalhar

Sei que é óbvio dizer isso, mas é imprescindível que você tenha permissão para trabalhar legalmente na Alemanha ao se candidatar a uma vaga de emprego. Como não tenho cidadania europeia, tenho essa autorização declarada no meu visto de permanência.

No caso de conseguir um emprego na Alemanha enquanto ainda vive no Brasil, você precisará apresentar o seu contrato de trabalho ao Consulado para conseguir o seu visto de trabalho.

Em nosso outro blog (www.viajandoporai.com.br), meu marido publicou um artigo com dicas para quem deseja buscar um emprego na Alemanha. Ele é da área de TI e sugeriu alguns passos para quem é da área e também para quem não é. Leia o post aqui

Sobre Márcia Oliveira 80 Artigos

Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

2 Comentário

  1. Oi Sandra! Td bem? Estou pensando em mudar pra Alemanha no final do ano que vem com o visto de job search.
    Vc acha que tendo esse visto fica mais fácil uma empresa aí querer me contratar? Pelo que me disseram aqui no consulado os pre requisitos para esse visto são os mesmos para a permissão de trabalho. A única diferença é que para permissão de trabalho preciso de um contrato com uma empresa. Bom, a minha maior dúvida é se vale a pena eu ir com esse visto de job search ou melhor ir com visto de estudante e procurar emprego enquanto estudo alemão.

    • Oi Bianca!
      Desculpe, não entendo nada sobre a variedade de vistos existente, mas parece que o de job search é o mais adequado pro seu objetivo. Mas siga sempre o que o Consulado recomendar, porque ninguém saberá indicar melhor do que eles.
      Abraços e boa sorte!
      Márcia

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*