Inverno na Alemanha: como se vestir para não passar frio

Vestir-se para o inverno na Alemanha é bem diferente de se agasalhar para o inverno no Brasil. Por isso, reuni algumas dicas de casacos, calçados e acessórios que você deve ter sempre à mão para não passar frio no inverno europeu.

Eu trabalho como guia brasileira em Munique e, durante os passeios que realizo, presencio muitas situações em que o turista brasileiro subestima o frio que faz por aqui. Por isso, resolvi escrever algumas dicas sobre como se vestir no inverno na Alemanha para que você possa aproveitar a sua viagem no período mais frio com maior conforto e menos preocupações. Vamos lá!

Como é viajar para a Alemanha no inverno?

Será que mesmo a pena viajar para a Alemanha durante os meses mais frios do ano?

Quando começa o inverno na Alemanha?

Muita gente fica em dúvida sobre quando começa o inverno na Alemanha. Vamos lá: por se localizar no hemisfério norte, o inverno na Alemanha tem início exatamente junto ao verão no Brasil. Ou seja: por aqui, a estação mais fria do ano começa em torno do dia 20 de dezembro indo até o dia 20 de março.

Lembrando que os meses de janeiro e fevereiro são os que, normalmente, registram as mais baixas temperaturas. Além disso, são esses os meses em que temos maior quantidade de neve.

Mas não se prenda às datas do calendário: normalmente em outubro já faz bastante frio por aqui. E as roupas de inverno devem ser usadas até abril. Pois é, mesmo depois do início oficial da primavera, ainda usamos roupas e acessórios de inverno. E, pasmem: costumamos ter neve até o mês de abril. Só mesmo em maio é que o clima fica mais quente.

Acessórios para a cabeça

Inverno na Alemanha - Como se vestir
O gorro é um acessório indispensável no inverno da Alemanha

Um gorro que cubra as orelhas é indispensável no inverno na Alemanha. Pode ser um gorro de tricô, mas com a trama bem fechada. Fique atento para que o gorro esteja no tamanho certo – se estiver apertado, pode dar dor de cabeça!

Gorros tipo “aviador”, que cobrem melhor as orelhas, são bastante utilizados por adultos, mas principalmente por crianças. Alguns desses gorros são forrados de lã ou fleece por dentro, e, por isso, eles costumam ser mais quentinhos que os gorros normais.

Existem também protetores auriculares que cumprem bem a sua função. Se estiver fazendo muito frio, você poderá utilizá-lo em conjunto com o gorro. O único problema é que, com ele, você escutará um pouco menos.

Não se esqueça também de usar um casaco que tenha capuz! Além do gorro, o capuz do casaco ajuda muito a proteger da neve e do frio.

Protegendo o pescoço

Utilize um bom cachecol para proteger o pescoço! Eu prefiro aqueles de lã com algodão, que são bem grandões e que dão várias voltas no pescoço (eles se parecem com um cobertorzinho). Se o frio apertar, eles servem também para proteger parte do nariz e do rosto.

Além disso, dê preferência a casacos que tenham uma “gola alta”, que também ofereçam proteção à parte do pescoço.

Dica: a Zara tem uns cachecóis ótimos, adoro os de lá! Além de quentinhos são bem bonitos. Sim, porque às vezes vejo uns cachecóis bem bonitos nas lojas que não esquentam nada, porque são majoritariamente sintéticos…

Qual a melhor estação para visitar a Alemanha?

Conheça as vantagens de viajar para a Alemanha em cada estação!

Casaco para o inverno na Alemanha

Inverno na Alemanha - Como se vestir
Exemplo de casaco para usar no inverno alemão

Difícil dizer qual o melhor casaco para o inverno na Alemanha, porque existem muitas opções. Pela minha experiência, sugiro dar preferência para casacos de nylon, que impedem a entrada do vento.

Para quem vai enfrentar o inverno na Alemanha, o indico fortemente casacos que vão até a altura das coxas ou joelhos. Dessa forma, eles ajudam a proteger parte das pernas.

O que fazer em Munique?

Atrações e roteiros para qualquer época do ano na linda capital da Baviera!

O casaco que uso no auge do inverno na Alemanha é aquele que é formado por “várias almofadinhas”, bem “gordinho” mesmo (como o da foto acima). Seu enchimento é de penas, ele tem proteção para o pescoço, capuz com pelinhos e bolso forrado com fleece, o que faz as minhas mãos ficarem mais confortáveis e menos geladas. Com ele, visto também um casaquinho de linha, moletom ou lã. Só isso já é suficiente (mas preciso dizer que sou bem calorenta – hehehehe).

Frequentemente, os casacos comprados em “lojas normais” do Brasil não servem para o frio no inverno na Alemanha. Nas lojas de inverno brasileiras, existem sim bons casacos, mas os preços são altíssimos. A minha sugestão é que, se possível, você deixe para comprar um bom casaco aqui. Além de pagar bem menos, você conseguirá algo mais adequado ao inverno rigoroso.

Sobre a segunda pele

Uma consideração sobre a famosa “segunda pele”: sei que muita gente vem pra cá usando aquelas blusinhas térmicas de segunda pele. Eu tenho horror a esse tipo de roupa – basta entrar em um local aquecido para começar a torrar!

Acho que com um bom casaco (e talvez também com um casaquinho de lã ou moletom por cima), a segunda pele na parte de cima do corpo é totalmente dispensável. Já na parte de baixo, acho que uma segunda camada é indispensável.

Mas é só a minha humilde opinião – hehehehehe. Afinal, o frio é algo muito subjetivo: uns sentem mais, outros menos.

Para evitar mãos geladas no inverno na Alemanha

As mãos são o ponto fraco de 9 entre 10 pessoas durante o inverno. No meu caso, é o local onde mais sinto frio, mesmo estando com o corpo todo agasalhado.

Inverno na Alemanha - Como se vestir
Os saquinhos esquentadores de mão descartáveis que costumo utilizar no inverno

O que realmente esquenta as minhas mãos no inverno na Alemanha é uma invenção genial, que aqui se chama “Handwärmer” (“aquecedor de mão”).

Trata-se de uma almofadinha descartável que se mantém quente por até 6 horas (imagem acima). Basta retirá-la da embalagem plástica, sacudi-la e começar a ser feliz com o calorzinho que vem de lá de dentro. Essa almofadinha pode ser colocada nos bolsos do casaco ou dentro das luvas. É a melhor solução para espantar o frio nas mãos em combinação com as luvas.

A notícia ruim é que, infelizmente, não é tão fácil encontrar o esquentador de mãos nas lojas: eu comprei uma caixa com dezenas na Decathlon de Munique. No entanto, cada vez mais elas podem ser encontradas em farmácias, como a DM e a Müller. Você deve procurar por uma embalagem em que esteja escrito “Handwärmer” (“esquentador de mão”).

Munique no inverno é linda!

Confira fotos das ruas e atrações da capital da Baviera cobertas por neve.

Aquecendo as pernas

Esqueça as meia-calças finas, elas não adiantam de nada. Por baixo da calça, utilize uma segunda pele mais grossa, uma legging térmica, ou uma meia-calça grossa forrada com fleece por dentro. A Uniqlo tem vários tipos de segunda pele térmicas que seguram bem o calor do corpo. A Primark também vende uma meia-calça com fleece que é bem eficiente e baratinha.

Sugiro também utilizar nos pés uma meia 3/4, que ajudará a proteger as pernas até a altura dos joelhos.

Ah, e também não sou fã da calça jeans no inverno na Alemanha, por dois motivos:

  1. Quando vestimos muitas camadas de roupas, ficamos nos sentindo meio “presos”, com os movimentos um pouco restritos. Com a calça jeans, essa sensação piora, na minha opinião.
  2. A calça jeans gela no frio. Por isso, as aboli completamente nesta época do ano.

Para as mulheres, a calça legging é uma ótima opção. Normalmente ela estica e permite camadas abaixo dela. Além disso, ela dá mobilidade.

Nada de pés frios!

Inverno na Alemanha - Como se vestir
É fundamental manter os pés quentes durante o inverno para manter a temperatura do corpo.

Os pés também precisam ser muito bem agasalhados, porque eles ficam muito próximos ao chão. Assim, dê preferência a calçados com solas mais grossas, não se esquecendo de que sapatos devem ter travas (ranhuras na sola), caso você vá a um local que tenha a possibilidade de queda de neve.

As botas ou sapatos de inverno também devem ser forradas por dentro. As que são apenas de couro costumam gelar os pés. Ah, e as solas muito fininhas também deixam passar o frio, então aposte nas mais robustas para enfrentar bem o inverno na Alemanha!

Sabe aquela almofadinha mágica e quentinha para aquecer as mãos, que mencionei logo acima? Ela também existe em uma versão para os pés, que os deixa aquecidos por horas. Muito legal mesmo!

Você pode procurar por meias para ski ou meias térmicas. Elas são bem mais grossas que as meias normais de tênis e costumam aguentar bem o frio. Mas nada de deixar o pé apertado dentro do sapato! Se a circulação ficar prejudicada, você sentirá mais frio!

Uma outra dica valiosa é sempre ter à mão um segundo par de meias. Ocupa pouco espaço na bolsa e pode salvar o seu dia!

Castelo Neuschwanstein no inverno

Um lugar de conto de fadas, que abusa do direito de ser lindo na estação mais fria do ano!

Uma dica sobre marcas de botas de inverno:

  • Acho as botas da Timberland excelentes. Na minha opinião, são as que menos escorregam nos dias em que o gelo começa a derreter. A minha nem sai do pé no inverno na Alemanha – acho que já sai de casa sozinha.
  • As botas da marca Panama Jack também são ótimas e quentinhas. Tenho uma de cano alto que é bem confortável também.

Onde comprar roupas de frio para o inverno na Alemanha

É bem fácil encontrar acessórios variados e casacos bons e de todos os preços aqui na Alemanha, principalmente se você vier para cá no Outono e no Inverno.

Algumas lojas que recomendo são:

  • C&A: bem diferente da C&A brasileira, costuma ter casacos bons a ótimos preços.
  • Zara: tem casacos bem bonitos e quentinhos, além de cachecóis ótimos.
  • Galeria Kaufhof e Karstadt: são lojas de departamento com variedade de roupas de inverno e acessórios, onde você encontra tudo o que precisa para se agasalhar no inverno.
  • Primark: as roupas de lá não têm uma qualidade excelente, mas são baratas e podem ser uma boa solução para quem não quer gastar tanto.
  • Decathlon: ótimos preços e boa qualidade.
  • Uniqlo: é uma marca japonesa com ótima variedade de produtos para o inverno.

80 respostas

  1. Ola Marcia , estou querendo ir a Alemanha para ver as feiras de natal em algumas cidades. Gostaria de saber se em fim de novembro ja esta frio o bastante para precisar de roupa especial. Voce tem alguma dica sobre as feiras de natal, e qual vale mais a pena?Ana Maria

    1. Oi Ana, tudo bem? Eu viajaria para a Baviera, que tem as feiras de Natal mais tradicionais. Em Novembro já pode estar frio sim, principalmente para os nossos padrões brasileiros. Feiras de Natal que valem a pena em Munique, Nuremberg, Rothenburg (mas também há feiras lindas no resto da Alemanha). Em Munique existem talvez mais de 10 acontecendo simultaneamente. Se você usar Munique como base, poderá conhecer as outras cidades em um bate-volta. Aqui tem um vídeo que fiz no ano passado sobre as feiras de Natal de Munique: https://www.youtube.com/watch?v=bI_A08PCvgA
      Abraços!

      1. Olá Márcia, semana que vem estarei aí, gostaria de saber se você pode indicar um fotógrafo profissional para uma sessão de fotos

  2. Márcia..

    Tudo bem?

    Que dicas preciosas!!!!!

    Estou indo para a Alemanha agora no final de Abril/2017. Como é a questão do frio? Estou pensando em levar varios casacos e usá-los juntos até cessar o frio, isso funciona? Kkkk.. tenho casacos iguais ao que vc citou, esses “fofinhos”, mas ainda assim acredito q nao resista.. Me ajuda nessa parte, por favor, para eu fazer a mala, sem passar frio!
    Estou indo para estudar e me aperfeiçoar na minha área, estou super animado!!!

    1. Oi Julio, tudo bem?
      Olha, já estamos na primavera, então você não precisa se preocupar tanto com isso. Claro, traga casacos, mas não espere pegar temperaturas muito baixas quanto no inverno. Hoje, por exemplo, tirei o casaco durante algumas horas enquanto fazia um tour na rua, porque abriu o sol. Enfim, prepare-se, mas não precisa exagerar. 🙂
      Abraços!

  3. Oi Marcia. Bom dia. Eu e minha esposa vamos para Munique em dezembro/Janeiro visitar nossa filha que vai ficar aí algum tempo. Como deve ser uma data de muito frio, lhe pergunto, é melhor comprar a roupa de frio aí mesmo? o que voce recomenda para um casal com mais de 50 anos? Obrigado.

          1. Oi Marcia, bom dia. Voce tb faz passeios para alguma cidade da Itália? de preferencia as mais próximas de Munique. Obrigado.

  4. Boa noite Marcia. Sou uma pessoa que veste plus size e gostaria de saber se há lojas que vendem
    Casacos desse tamanho? Vou para a Alemanha no final de janeiro!

    1. Oi Patricia, td bem?? Vc foi para a Alemanha?? Tbm uso plus size irei para a região da Baviera. Se vc achou com facilidade me avisa, por favor. Agradecida. Bjo

  5. Olá Márcia.

    Vou para Frankfurt em fevereiro/2018. Nesta época o frio continua forte?

    Nossa botas de inverno brasileiro são suficientes?

    Obrigada!
    Danielle Santos

    1. Oi Danielle!
      Em fevereiro ainda faz bastante frio. É importante que a bota tenha travas na sola, que evitam que você escorregue na neve (caso tenha neve na época). E é importante também que ela seja forrada, pra que não sinta tanto frio no pé. Abraços!

  6. Olá Márcia, tudo bem?
    Farei Amsterdam e arredores, Alemanha, Praga e Suíça em janeiro/fevereiro próximos (40 dias). Com tempo de sobra decidi incluir a Alemanha no roteiro. Tenho tudo organizado exceto na Alemanha, razão pela qual estou à procura de um guia. Minha ideia para a Alemanha é Colônia, Berlim e Desdren, de onde vou para Praga, e de lá para a Suíça. A pergunta é se vc só faz Monique e arredores ou cobre outras regiões também?
    Bacana ter explicado direitinho a questäo das roupas. Obda.

    1. Oi Dianda, tudo bem?
      Que bom que as dicas serviram para você!
      Será com certeza uma viagem linda!
      Eu faço tours em Munique e arredores (incluindo o Castelo Neuschwanstein e Salzburgo, na Áustria). Tomara que você passe por aqui!
      Em Berlim, vc poderá entrar em contato com a guia Elissa: http://www.alemanizando.com.br/passeios-guiados-por-berlim
      E na Suíça tem as meninas do Guia Suíça: http://www.guiasuica.com
      E em Praga com a Raquel: http://pragaboemia.com/guia-para-sua-melhor-experiencia-de-viagem-em-praga/
      Um abraço!
      Márcia

  7. Boa noite Márcia;
    Estou indo para Berlim em Fevereiro de 2018.
    Estou muito preocupado como frio dai, mas ao mesmo tempo assustado com os preços da roupas apropriadas aqui no Brasil.
    Realmente o local com menor custo é na Decathon, vc me aconselha a comprar um casaco e uma calça mais ou menos aqui e chegando ai, comprar um bom casaco e uma boa calça. E com relação a bota, consigo achar por um bom preço ai tbm?

  8. Querida Marcia,

    Adorei suas dicas! Estarei com minha familia em Munique nos dias 30, 31 de dezembro. Inclusive passaremos reveillon. Você teria disponibilidade de nos guiar por Munique dia 31 e nos dar dica de Reveillon.

  9. Ótimas dicas de roupas, calçados de acessórios. Já vou descartar bota sem forro e sola fina. Vou comprar em uma das lojas indicadas. Obrigada!

  10. Oi Marcia, eu e meu marido estaremos em Frankfurt dia 21 , teremos o dia de 21 e 22 livres, e 23 de janeiro, vamos de trem para Munique e ficaremos até 25, o que vc sugere para conhecermos. Vc oferece tour guiados? Poderia me mandar sugestões e orçamento? E indicar alguém em Frankfurt?Se puder eu te agradeço. Lena.

  11. Oi Marcia, estarei indo para Frankfurt na virada de ano 2017. Alguma sugestão para comemorar o fim de ano em Frankurt ou em cidades próximas ?

  12. Olá, bom dia!
    Suas dicas são preciosas. Quando fui me deixei influenciar por pessoas que disseram que por eu ir no outono não precisaria levar muita roupa de frio. Que arrependimento! Ainda bem que encontrei a loja C&A aí e comprei um casaco. Quando eu voltar aí vou me lembrar dessas dicas.
    Abraço, bom inverno

  13. Márcia, boa tarde!
    Estamos planejando uma viagem para Munique em janeiro a pedido do nosso filho que quer ver um jogo do Bayer. Já fomos a Munique em 2009 e adoramos, contudo no inverno será bem diferente! Vc acha que aproveitaremos bem com o nosso menino de 10 anos?
    Acima fala que vc trabalha como guia em Munique, vc Tm sugestões de passeios? Sabe se é muito difícil conseguir o ingresso do jogo? Estamos esperando o meio do ano para ver a divulgação da tabela do Campeonato Alemão 2018/2019 e assim comprarmos a passagem 😉

    1. Olá Marcia, tudo bem?
      Tenho uma dúvida em relação aos casacos. Aqueles estilo sobretudo de lã grossa, típicos do Uruguai, aguentam o frio em Berlim no Natal? Tenho uma jaqueta dessas estilo uniqlo que poderia colocar por baixo. Não gostaria de investir num casaco específico para depois raramente ou quem sabe nunca mais usar.
      Abraços
      Marselle.

  14. Oi Márcia, estaremos chegando em Frankfurt no dia 30/04, depois partindo para Dusseldorf, Berlim…Munique e outras cidades, minha cruel dúvida é sobre o que levar de roupas em relacao a temperatura, me de umas dicas por favor!!

  15. Olá Márcia, amei seu blog, perfeito !! Estou pensando em ir para Munique em dezembro/2018. Gostaria de saber se tem loja da Uniqlo em Munique.

  16. Marcia, irei à Frankfurt e Colonia em março/2019. Vou deixar para comprar roupas de frio quando chegar, você acha que ainda encontro boas opções tendo em vista que será final do inverno?

  17. Excelentes dicas, além de serem simples e ao tempo muito Completas. Falou tudoooo. ???❤️ Vou p Munique em janeiro 2019 tentarei falar com vc assim que chegar ai.

  18. Olá Márcia, obrigada pelas dicas! Você sabe onde posso encontrar produtos Uniqlo em Munique? Vi no site que não há loja da marca lá.
    Grata

      1. Olá Márcia, adorei suas dicas!
        Vamos para a Alemanha em setembro, ficaremos de 02 a 14, daí faremos um cruzeiro pelo norte da Europa, depois ficaremos mais 3 dias na Alemanha, ou seja, só voltaremos ao Brasil dia 24.09. O que você sugere que eu leve em termos de botas e casacos?

        1. Normalmente não faz tanto frio quanto no inverno. Mas é difícil responder, porque cada um tem uma sensação de frio diferente. Eu traria um casaco leve e um casaco um pouco mais grosso. Bota eu usaria normal, sem forro. Abraços!

  19. Olá, Márcia! Tudo bem? Estarei na Alsácia no fim de dezembro e pensei em ir ao Europe parque com minhas 2 crianças (4 e 7 anos). Minhas dúvidas são: acha que vale a pena por conta do frio? Há risco de neve? Como vamos pegar 1 hora de estrada para irmos e não tenho experiência em dirigir em neve fico um pouco receosa. Estou adorando seu blog. Dicas sensacionais!!!

  20. Olá Márcia.Adorei as suas dicas. Simples, diretas e necessárias. Eu e meu marido vamos à Alemanha em novembro e eu estava pesquisando passeios e vi que vc faz um para Salzburg. Vamos à Berlim e depois para Munique, onde chegaremos lá pela metade de novembro. Queria saber se vc pode fazer este passeio bate-volta Munique/Salzburg conosco e quanto custa. Somos um casal aposentado na faixa dos 60 anos. Gostamos de natureza e de caminhadas. Obrigada.

  21. olá…tudo bem? viajo pra Alemanha no dia 30 de dezembro, gostaria de comprar casacos e acessorios por ai mesmo, tem brechos tambem com produtos bons, e os preços?… nessa epoca os preços nas lojas são bons pra comprar? desde já agradeço a atenção

  22. Muito boas as dicas e comentários
    Irei para Stuttgart (Asperg) buscar minha filha Que está neste semestre estudando aí no ensino médio
    Pretendo chegar um pouco antes do término de sua estadia e passear um pouco (serão dez dias de 08 a 18 de dezembro
    O que você recomenda?

  23. Hallo Márcia! Tudo bem?
    Eu e meu namorado iremos a Munique no final de fevereiro. Ainda estará muito frio? Risco de pegar neve?
    Estou receosa quanto ao frio!
    Obrigada pelas dicas! ♥

  24. Oi!! Primeiramente parabens pelo blog!! Gostaria de saber qual tipo de roupa levar para passar a virada em uma balada na Alemanha. Salto? Vestido? Nao faço a menor ideia tendo em vista o inverno rigoroso nesta época.

  25. Olá Marcia! Minha filha vai casar no final de março/2020, a cerimónia será as 12:00 em um parque em Kell am See. Que roupa ficaria adequada para mim e que casaco me deixaria bem abrigada? Sou uma pessoa q sente muito frio e já estou um pouco acostumada com o frio de Portugal

    1. Oi Dinah! Eu não sou a pessoa mais entendida de moda, desculpe. Mas, no seu caso, eu iria com uma roupa bonita e adequada à ocasião e um sobretudo ou casaco mais chique para os momentos em que estiver na parte externa da festa. Normalmente os salões de festa são aquecidos, então você poderá tirar o casaco quando estiver na parte interna da festa. Abraços e felicidades para a sua filha!

  26. Olá Márcia, tudo bem?
    Estarei no inicio de junho em Frankfurt, Trier e Colonia. Que tipo de clima devo encontrar.
    Obrigada. Abraços

  27. Oi Marcia td bem? Vamos passar o ano novo na Alemanha, na vdd ficaremos de 26 até 09 de janeiro, o que não pode faltar na nossa mala? Tênis é útil?
    Abraços.
    Sandra

  28. Olá Marcia tudo bem? Estou indo para Frankfurt em 1 de maio ficaremos 15 dias. Vou para formatura do meu filho, qual roupa de frio devo levar? Casaco de lá é suficiente ou devo levar jaquetas mais pesadas?

  29. Boa noite Marcia eu e esposa iremos em 1 de maio de 23, estamos em dúvida, se compramos os casacos ou blusas de frio aí na Alemanha, o que vc me diz de preços, vale à pena ?

      1. Bom dia Marcia !!! Outra duvida, o cartão de credito é aceito nos hoteis, estamos pensando em Euro para o dia à dia, e catão para hoteis.

  30. Boa noite Marcia ! Vou a Munique e estou querendo conhecer, a fábrica de motos da BMW . Tem custo para a visita, qual custo para vc nos acompanhar,

  31. Adorei as dicas para se vestir adequadamente para o inverno na Alemanha! Eu já viajei para a Alemanha durante o inverno e sei como é importante estar preparado para o frio intenso. Um casaco quente e resistente é essencial, e eu sempre recomendo um casaco de lã ou parka com capuz para proteger do vento e da neve. Além disso, um bom par de botas com sola antiderrapante ajuda a evitar escorregões em superfícies geladas. Também é importante investir em roupas de camada, como suéteres de lã e camisetas térmicas, que ajudam a manter o corpo aquecido. E não se esqueça dos acessórios, como luvas, cachecóis e gorros, que são indispensáveis para proteger as extremidades do corpo. Obrigado pelas ótimas dicas, agora estou pronto para enfrentar o inverno na Alemanha com confiança e conforto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *