Jardim Inglês de Munique

O Jardim Inglês de Munique (ou “Englischer Garten” em alemão) é, na verdade, muito mais que um jardim . É um parque imenso, sendo considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. São 78 km de trilhas e 3,7 km² de área verde. Ele fica grudadinho no centro histórico de Munique – ou seja, em um lugar super acessível. É por isso que costumamos combinar o passeio ao Jardim Inglês com o Tour pelo centro histórico de Munique.

Aliás, você sabe por que um parque na Alemanha se chama Jardim Inglês? Trata-se de um estilo de parque, que se difere do tradicional estilo barroco francês (simétrico e geométrico). O Jardim Inglês foi pensado para parecer um parque natural, embora tenha sido planejado pelo homem há mais de 200 anos. Dessa forma, ele se assemelha aos parques ingleses, como é o caso do famoso Hyde Park de Londres.

Surfe no Jardim Inglês de Munique

Munique não tem mar, mas tem surfista. Como isso é possível? Aqui o pessoal dá um jeito de surfar no rio! Aproveitando um canal com bastante correnteza e um degrau no fundo do rio que propicia a formação de uma onda.

Os surfistas do Eisbach já viraram atração turística na cidade. E este pedacinho do Jardim Inglês está sempre lotado de gente assistindo à performance dos surfistas.

Assista ao Surf no Jardim Inglês
Não sei se você vai acreditar, mas eles surfam neste ponto do Jardim Inglês de Munique ao longo de todo ano – no verão e no inverno. É isso mesmo! Os termômetros podem estar marcando temperaturas negativas, o chão pode estar coberto de neve, mas sempre há algum entusiasta pegando uma onda. Pois é….

Ah, e se você se animou a pegar onda em Munique, saiba que o surfe no Jardim Inglês é autorizado apenas aos surfistas realmente experientes. Apesar de ser legalizado desde 2010, qualquer acidente será por sua conta e risco. Enfim, melhor não estragar a viagem, não é mesmo?

Torre Chinesa no Jardim Inglês

A Torre Chinesa é um dos pontos mais famosos do Jardim Inglês de Munique. Este pagode chinês com 25 metros de altura foi erguido há muitos anos (entre 1789/90), e mesmo após alguns incêndios, foi reconstruído e é um dos pontos turísticos de Munique.

Na verdade, o que atrai os turistas para este local não é apenas a construção em estilo chinês, mas o Biergarten que fica aos pés da Torre. Ele tem capacidade para 7000 pessoas e ferve de locais e turistas nos dias de sol da primavera, verão e outono. O pessoal compra sua refeição nas barraquinhas (peixe na brasa, frango assado, salsichas…), pega um canecão de cerveja Hofbräu (HB) e passa longas horas por ali. É realmente uma delícia de lugar.

No inverno, a grande atração da Torre Chinesa é o Mercado de Natal. Ele é encantador, principalmente quando neva e fica tudo branquinho. Parece cenário de filme! Vale a pena uma visita ao Mercado de Natal da Torre Chinesa se você vem a Munique entre o final de novembro e os dias que antecedem o Natal.

Nudismo no Jardim Inglês

O Jardim Inglês de Munique também é mundialmente famoso pela “praia nudista”. Seus gramados ficam lotados durante o verão. E há uma área reservada para quem deseja praticar o nudismo, seja tomando sol ou se banhando nas águas do rio que corta o parque.

Por isso, não se espante se estiver passeando no Jardim Inglês e der de cara com um/uma peladão/peladona. Aqui na Alemanha a prática do nudismo é algo considerado natural/comum.
Jardim Inglês, Munique e arredores com guia brasileira
E se você deseja saber mais sobre esse parque incrível, não deixe de falar com a gente! Será um prazer ser sua guia neste passeio maravilhoso por Munique!
Sobre Márcia Oliveira 99 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*