O Mundo dos Cristais Swarovski, perto de Innsbruck, na Áustria

O Mundo dos Cristais Swarovski fica na pequena cidade de Wattens, próxima à Innsbruck, na região do Tirol, na Áustria. Trata-se um misto de museu de arte moderna com um parque que reúne obras de arte e instalações artísticas interativas. É uma atração imperdível para todas as idades, que nos leva a um mundo fantástico, onde o cristal é o tema central.

O Gigante, no Mundo dos Cristais Swarovski
O Gigante, no Mundo dos Cristais Swarovski
Diferente do que muitos pensam, a visita aos Mundos dos Cristais Swarovski não inclui a visita à fábrica da  joalheria, que mantém seus segredos e suas máquinas fechados a sete chaves!

Como tudo começou…

O Mundo dos Cristais foi inaugurado em 1995 em comemoração ao centenário da fábrica Swarovski, que se localiza em Wattens, grudadinha no parque/museu. Desde então mais de 14 milhões de visitantes já passaram pelo local. Hoje é uma das atrações mais visitadas de toda a Áustria.

Área externa do Mundo dos Cristais Swarovski
Área externa do Mundo dos Cristais Swarovski durante o Festival de Luzes, no inverno
Você conhece a história da marca Swarovski?
Resumindo tudo: Daniel Swarovski, originário da região da Boêmia, interessava-se desde cedo pelo negócio de fabricação de vidros do pai. Com apenas 21 anos, após muita pesquisa, ele inventou e patenteou uma máquina para corte de cristais que conseguia resultados quase perfeitos, com cortes precisos e muito mais satisfatórios do que os realizados à mão. O sonho dele era poder fornecer “um diamante para cada um”. Então, em 1895, ele fundou a Swarovski, na região de Wattens. Com o tempo, a marca se consolidou mundialmente, e hoje é conhecida por sua delicadeza, transparência, qualidade e brilho único.

Como é a visita ao Mundo dos Cristais Swarovski

A visita ao Mundos dos Cristais Swarovski inclui a parte interna do “Gigante” e uma área ao ar livre com esculturas e atrações que envolvem a natureza. O relevo dos alpes tiroleses ao fundo deixa a paisagem ainda mais bonita!

Dentro do “Gigante”

O “Domo de Cristal”, onde são realizados casamentos.

O “Gigante” é uma das esculturas mais famosas do Mundo dos Cristais Swarovski. Dentro dele, existem 16 salas (chamadas de “Câmaras das Maravilhas”), que reúnem uma coleção de obras de artistas, arquitetos e designers nacionais e internacionais. Como não poderia deixar de ser, o ponto em comum entre esses espaços é o cristal, apresentado sob as mais diferentes interpretações.

Cada câmara tem um título ou um tema. A minha preferida é, sem dúvida, o “Domo de Cristal”. Trata-se de uma sala imensa inteiramente coberta por 595 espelhos. Lá dentro, você tem a impressão de estar dentro de um cristal lapidado com um brilho espetacular. Incrível! Não é à toa que muita gente reserva a Cúpula de Cristal para celebrar casamentos.

Algumas atrações das Câmaras das Maravilhas
Algumas atrações das Câmaras das Maravilhas do Mundo dos Cristais Swarovski. Entre elas, o sapatinho da Cinderela.

Outra câmara que me chamou bastante atenção foi a “Passagem de Gelo”. Trata-se de um corredor multimídia, que “ganha vida” quando você caminha por ele. Ao pisar no chão, uma série de cristais de gelo com fissuras aparece sob seus pés.

A sala que tem o nome de “Heróis da Paz” é também interessantíssima! Lá você é convidado a para refletir sobre a contribuição que pode dar ao mundo no sentido de promover a harmonia e o entendimento. Você fica frente a frente com personalidades como Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Albert Einstein, Yoko Ono, que são projetados holograficamente em tamanho real. É de arrepiar!

A maior loja Swarovski do mundo
A maior loja Swarovski do mundo

A exposição termina na maior loja Swarovski do mundo (adianto que tem uma área de promoções no final, perto do caixa!). Mas antes, você passa por uma sala chamada “Eterno”, onde ficam peças fantásticas desenvolvidas em cristal Swarovski junto a estilistas e marcas famosas, como o reluzente sapatinho da Cinderela!

Área externa: o Jardim

O Jardim compreende uma área de 7.5 hectares em torno do “Gigante”. Sem dúvida, a atração mais bonita é a “Nuvem de Cristais”, que fica sobre uma piscina espelhada. A “Nuvem de Cristais” contém 800.000 cristais em um espaço de 1.400 m². Eles parecem vaga-lumes que mudam de cor e brilham criando um cenário de conto de fadas!

A incrível "Nuvem de Cristais"
A incrível “Nuvem de Cristais”, no jardim do Mundo dos Cristais Swarovski

Além de outras atrações, como um labirinto e várias obras de arte contemporânea, também fica no jardim uma torre transparente, que funciona como um imenso playground. As crianças amam gastar energia por ali – e os adultos voltam à infância nos pula-pulas, balanços e brinquedos interativos!

Um prédio inteiro dedicado à diversão - para crianças e adultos!
Um prédio inteiro dedicado à diversão – para crianças e adultos!

No Jardim encontra-se também um prédio do restaurante Daniels, que oferece em um ambiente moderno, com pratos da culinária internacional e regional – os pratos são uma delícia! O restaurante é todo em vidro. Enquanto você degusta uma das especialidades, tem a vista maravilhosa dos alpes que circundam a cidadezinha de Wattens!

O sofisticado Restaurante Daniels
O sofisticado Restaurante Daniels

Mundo dos Cristais Swarovski: bate-volta a partir de Munique

É possível visitar os Mundos dos Cristais Swarovski em um passeio de dia inteiro saindo de Munique, na Alemanha. E nossas guias brasileiras acompanharão você e seu grupo neste tour. A organização do passeio (compra de passagens de trem ou ônibus, reserva de ingressos e restaurante) fica por nossa conta – pra que você possa aproveitar ao máximo este local extraordinário e único em todo o mundo. Para mais informações sobre este passeio em português, fale com a gente!

E já que você estará em Munique...
Sobre Márcia Oliveira 94 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*