Qual o segredo das cervejas alemãs?

A cerveja faz parte da cultura alemã e é praticamente considerada um alimento pelo povo. Tudo aqui na Alemanha acaba (e começa) em cerveja. Sim, eu digo que “começa”, porque se toma cerveja até no café da manhã: a Weissbier (cerveja de trigo), por exemplo, normalmente é consumida aqui na Baviera  no início do dia acompanhando a Weisswurst (linguiça branca). Pois é, aqui você não precisa ficar preocupado com olhares atravessados e comentários de reprovação ao beber cerveja logo cedo!

Aliás, a cerveja tem vários festivais dedicados à ela: só aqui em Munique, acontecem a famosa Oktoberfest, a Frühlingsfest (que nada mais é que uma mini Oktoberfest na Primavera), a Starkbierfest – sem contar inúmeros outros eventos que ocorrem anualmente.

Enfim, a cerveja alemã é mundialmente conhecida e muito querida também pelos turistas e estrangeiros. Mas afinal o que a faz ser tão saborosa?

Dentre as centenas de marcas que podemos encontrar aqui na Alemanha, existe algo em comum entre elas: a obediência à Lei da Pureza alemã. Decretada há quase 500 anos na Baviera (e mais tarde adotada pelos demais estados), essa lei estipula que a bebida seja produzida apenas a partir de quatro ingredientes naturais: água, lúpulo, malte e levedura. Assim, as cervejarias alemãs são proibidas de utilizar quaisquer enzimas, sabores artificiais e conservantes. Portanto, esqueça ingredientes como milho, arroz, xaropes e corantes que encontramos em várias cervejas brasileiras!

A exceção à lei fica apenas permitida  às chamadas “cervejas especiais”, que utilizam, por exemplo, canela, laranja, cereja para dar um sabor diferenciado à bebida e também às cervejas artesanais. Além disso, as cervejas produzidas para o mercado externo não são obrigadas a seguir a lei.

Assista abaixo a um vídeo (em inglês) sobre os 500 anos da Lei da Pureza e deixe nos comentários sua opinião sobre esse patrimônio da cultura alemã!


Vai pra Alemanha?
Não deixe de incluir Munique no seu roteiro e de conhecer os nossos tours personalizados para brasileiros na cidade!

Teremos um imenso prazer de levar você pessoalmente para explorar o melhor da cidade e da região da Baviera!

Veja aqui o depoimento de brasileiros que já passearam conosco!

Sobre Márcia Oliveira 79 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

1 Trackback / Pingback

  1. Oktoberfest de Munique: alguns números – Guia brasileira em Munique – Tour em português em Munique – Munique para Brasileiros

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*