Qualidade de vida na Alemanha

O povo alemão é conhecido por ser muito trabalhador, e isso é uma grande verdade. Por outro lado, os alemães também apreciam muito os dias de descanso para viajar e curtir a família.

O Domingo, por exemplo, é um dia sagrado: não só por questões religiosas, mas também por um motivo cultural – é o dia de descanso (Ruhetag), do silêncio, de acordar tarde. O comércio está quase todo fechado, incluindo as farmácias e supermercados. Ao mesmo tempo, os parques e Biergarten e áreas de lazer estão cheios! Não existe aquela cultura de que tudo tem que funcionar 24 horas. As pessoas se planejam para fazer suas compras com antecedência e vivem bem assim.

Aqui na Alemanha vale o lema “work hard, play hard”: trabalha-se muito, mas também valoriza-se o lazer. A maioria dos contratos de trabalho prevê 30 dias úteis de férias ao longo do ano, o que significa que sábados, domingos e feriados não contam. Esses dias de férias são normalmente “parcelados” e isso é encarado de maneira totalmente normal pelas empresas. Assim, se há um feriado na quinta-feira, você poderá, por exemplo, tirar um dia de férias na sexta para emendar com o sábado e domingo. Aliás, emendar feriados é algo muito comum, mas sem aqueles “enforcamentos” a que estamos acostumados no Brasil.

Adobe Spark (3)

Outra coisa boa é que o funcionário não precisa esperar um ano a partir da data de sua admissão para tirar férias. Você pode entrar em uma empresa, e, por exemplo, já tirar férias no mês seguinte (dependendo é lógico de um acordo com seus superiores e do que prevê o seu contrato com a empresa).

Enfim, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é algo muito valorizado por aqui. É óbvio que sempre existem exceções, mas, de maneira geral, pode-se ter uma boa qualidade de vida morando e trabalhando na Alemanha.

Vai pra Alemanha?
Não deixe de incluir Munique no seu roteiro e de conhecer os nossos tours personalizados para brasileiros na cidade!

Teremos um imenso prazer de levar você pessoalmente para explorar o melhor da cidade e da região da Baviera!

Veja aqui o depoimento de brasileiros que já passearam conosco!

Sobre Márcia Oliveira 78 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

1 Trackback / Pingback

  1. O que os brasileiros pensam de Munique (antes e depois de visitá-la) – Guia brasileira em Munique – Tour em português em Munique – Munique para Brasileiros

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*