Hábitos da Alemanha: regras de etiqueta para andar nas ruas

É bem possível que você tenha estranhado o título deste post. Mas existem alguns hábitos na Alemanha – ou melhor, códigos de conduta partilhados pela população – que valem até mesmo para andar nas ruas. Nem todos são leis, mas mesmo assim são colocados em prática no dia a dia e levados bem a sério. É bom que os turistas conheçam essas “regrinhas de etiqueta” para evitar broncas (e até mesmo acidentes) durante seus passeios pelo país.

Hábitos da Alemanha

Nunca caminhe nas ciclovias

A maioria das ruas aqui de Munique (e de várias outras cidades alemãs) possui uma ciclovia junto à calçada, e nenhum pedestre deve ousar caminhar por ali. Caso isso aconteça, a bronca é certa por parte de um ciclista que venha a se sentir desrespeitado por ter seu espaço invadido (e ele está certo!).

O pior de tudo não é nem a bronca, mas o risco de sofrer (e causar) um acidente, já que as bicicletas costumam trafegar a uma velocidade bastante razoável, capaz de machucar feio um pedestre distraído!

Por isso, preste muita atenção e nunca ande pela ciclovia! Muitos turistas brasileiros que fazem passeios comigo aqui em Munique desconhecem essa separação entre calçada e ciclovia. Por isso, constantemente os alerto a respeito e ressalto o quão perigoso isso pode ser.

A calçada tem mão e contramão

Outra regra de ouro para andar pelas ruas da Alemanha é imaginar que as calçadas têm duas vias imaginárias: mão e contramão. Ou seja: nada de sair com toda a família/amigos pra passear e “fechar a passagem” para quem estiver vindo com pressa atrás de vocês ou caminhando na outra direção.

Os alemães ficam furiosos com quem fecha a rua (mesmo com turistas) e é bem provável que falem palavras pouco amáveis para quem fizer isso!

Atravessar ruas sem semáforo

Em algumas ruas com faixa de pedestres e sem sinal/semáforo, é comum que, apenas ao pressentir que o pedestre deseja atravessar, os motoristas já reduzam a velocidade e parem antes da faixa para lhe dar passagem.

Isso, na verdade, não é apenas uma atitude gentil da parte dos motoristas, mas uma lei de trânsito que costuma ser cumprida por aqui.

Assim, enquanto pedestre, coopere e não demore muito a atravessar! 

Respeite o semáforo

Mesmo que esteja chovendo, nevando ou fazendo um sol de rachar, os alemães aguardam os semáforos/sinais de trânsito fechar para poderem atravessar a rua. Mesmo que não tenha nenhum carro passando, eles esperam o sinal ficar vermelho para os carros.

Ah, é importante dizer que na Alemanha só se atravessa a rua na faixa de pedestres, ok?

O mesmo vale para os ciclistas, que, normalmente, têm um espaço demarcado e exclusivo para atravessar a pista quando o sinal fecha para os carros.

Na Alemanha, atravessar a rua fora do sinal pode lhe render uma multa, caso haja algum policial por perto. Além disso, essa atitude é considerada como um baita mau exemplo para as crianças que estiverem por perto – e isso faz todo o sentido, não é mesmo?

Assista a este vídeo abaixo que mostra, na prática, a conduta dos pedestres alemães no momento em que o sinal está fechado para eles!

Sobre Márcia Oliveira 116 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

4 Comentário

  1. País civilizado é outra coisa.Eu mesmo passei um mico ao atravessar a rua com sinal vermelho.Um alemão desconhecido me segurou pelo ombro e apontou o sinal vermelho

  2. olá me chamo manoel sou uns dos brasileiros que adimiro muito os alemães, pela cultura, pelo futebol e demais outros fatos históricos do pais tenho um grande sonho de conhecer as belas cidades de lá, mas falando deste conteudo apresentado vejo que o povo alemão são bem regrados e respeitosos com relação ao espaço de cada um, em fim é o pais da quarta potência do mundo, em quanto nós brasileiros somos só apenas a oitava sabemos que precisamos crescer muito ainda pra chegar-mos ainda no nivel dos alemães, é logico que temos muitas qualidades também, mas quero dar um pitaco que comparavel ao nosso pais os alemães nos guada bons espelhos desde a idade média ao dias de hoje.

    • Verdade, Manoel! Temos inúmeras características maravilhosas, mas os alemães são exatamente ótimos exemplos de disciplina. Sempre temos a aprender com novas culturas, por isso é tão bom e importante viajar! Um abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*