Transporte público de Munique: como se locomover na cidade

81753388 - munchen, germany - may 9, 2017 : people on the marienplatz subway station on the u6 subway line in munich, germany. about 350 million passengers ride the u-bahn every year.

Eu tenho um caso de amor com o transporte público de Munique. Quando vim morar na Alemanha, uma das coisas que mais me impressionou foi a total eficiência do transporte público da cidade.

Aqui, antes mesmo de sair de casa (e até  mesmo com dias de antecedência), você consegue saber através de um app quais as melhores alternativas para chegar ao seu destino, se o meio de transporte que irá utilizar está com problemas (se há obras na via, por exemplo), a hora em que irá chegar, o tempo estimado de viagem… É fantástico, tanto para quem mora na cidade, quanto para os turistas!

Dica para os turistas: o City Tour Card Munique
Se você é turista e vem para Munique sozinho ou em grupo, você poderá adquirir com antecedência o City Tour Card de Munique. Escolha neste link a melhor opção para você e/ou seu grupo de acordo com os dias que passará na cidade. Na opção “Cartão Individual de 24 Horas: Todas as Zonas” ou na opção “Cartão de 24 Horas para Grupos: Todas as Zonas” (válido para 2 a 5 pessoas) estão cobertos não somente o transporte na área metropolitana de Munique, como também a viagem de/para o aeroporto. Além da facilidade de não ter que se preocupar em comprar a passagem certa, com este cartão, você terá acesso a 80 atrações em Munique com descontos especiais

Veja a seguir em detalhes como funciona o transporte público de Munique e aprenda a se locomover na cidade sem complicações!

Acesso sem catracas

O mais surpreendente no transporte público de Munique é o fato de não haver catracas/roletas nas estações e pontos de ônibus. Tudo funciona na base da confiança: a empresa que opera os transportes parte do princípio de que todos pagaram pelas suas passagens – e de fato, a grande maioria dos passageiros cumpre sua parte! Raramente há fiscalização. E no caso de o passageiro não apresentar um bilhete válido quando solicitado, a multa é de 60 Euros.

 E a questão da segurança?

Segurança não é exatamente um problema aqui em Munique. Pra vocês terem ideia, aqui as pessoas ainda se escandalizam quando há um arrombamento /furto de casa! Infelizmente, para nós brasileiros, esse tipo de violência já se banalizou há tempos. Só mesmo crimes bárbaros nos escandalizam nos dias de hoje…

Enfim, mas o foco neste momento não é exatamente a segurança na cidade – e sim a segurança no transporte. Sobre isso, tenho uma boa notícia: relaxe! Não há problemas em pegar um trem ou um metrô, nem mesmo de madrugada… Não há motivo para ter medo de ser assaltado no ônibus… Definitivamente, não existe este tipo de risco isso aqui!

Os meios de transporte público de Munique

A malha de transporte público de Munique cobre toda a cidade e arredores e consiste na integração de:

  • Ônibus (Bus)
  • Trem suburbano (S-Bahn)
  • Metrô (U-bahn) 
  • Bonde (também conhecido como Tram)

Há também os trens regionais, rápidos e de longa distância, que ligam Munique a outras cidades e países (eles saem da estação Hauptbahnhof). E também ônibus que cumprem esta mesma finalidade (que partem da estação Hackerbrücke).

Inclusive, para ir do centro da cidade para o aeroporto, é possível utilizar o trem ou um ônibus especial. Nós explicamos tudo bem detalhado aqui

As zonas e tíquetes de transporte público em Munique

 

Ao olhar este mapa acima, percebemos que Munique é dividida em 7 zonas: M, 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Por que conhecer as zonas é importante? Porque você deverá ter um tíquete adequado para o seu deslocamento. Por exemplo: se você está em uma estação da zona M e quer ir para uma estação da zona 3, sua passagem deverá contemplar todas as zonas por onde você passará. Supondo que seu tíquete abranja apenas a zona M, ele então não será válido para esta viagem.

Para o turista, isso pode soar um pouco complicado… Mas existem passes diários individuais e para grupos que facilitam bastante a vida de quem é de fora. O valor e a abrangência desses tíquetes podem ser conferidos aqui

Mapa do transporte público de Munique

Este mapinha é um salva-vidas, uma mão na roda pro turista. Parece um emaranhado de linhas à primeira vista, né? Mas, depois de analisar melhor, você verá que, na realidade, basta considerar a estação de sua partida e chegada e ir seguindo as linhas dos mapas, que indicam as linhas e meios de transporte. Ah, e neste mapa cada zona também está ilustrada com uma cor diferente para auxiliar na escolha da abrangência do tíquete a ser comprado.

É normal ter mais de uma opção de transporte para um mesmo trajeto. Daí a eficiência do sistema de transporte na cidade.

Antes de pegar o trem, metrô, ônibus ou bonde, sempre fique atento não apenas à linha, como também ao sentido. O sentido daquela linha será sempre o seu ponto final, como vocês podem conferir no mapinha acima.

Comprando tíquetes

Os tíquetes de transporte devem ser comprados nas máquinas que existem na entrada das estações e nos pontos de ônibus e bondes.

Máquina para compra de tíquetes de transporte público de Munique

A língua da máquina poderá ser alterada (para inglês ou espanhol, por exemplo), o que já facilita bastante a vida do turista brasileiro. 

O pagamento dos tíquetes pode ser feito com dinheiro (notas e moedas) ou cartão (crédito ou débito).  E as máquinas dão troco, embora nem todas aceitem notas de 100 Euros.

Muito importante: não se esqueça de validar sua passagem, caso ela não tenha a data de validade impressa (isso pode acontecer em alguns casos). Se a passagem não estiver validada e, eventualmente, o fiscal pedir para ver seu tíquete, você terá que pagar a mesma multa de quem nem sequer se preocupou em comprar o tíquete. E nem adianta argumentar que você é turista e que não sabia das regras locais. Isso certamente não será aceito como justificativa.

Crianças abaixo de 6 anos de idade viajam gratuitamente!

Vale a pena alugar um carro para passear por Munique?

Caos você esteja hospedado em uma área central ou até em uma região mais afastada que tenha transporte público nas proximidades, não há qualquer necessidade em alugar um carro para conhecer Munique!

O transporte público de Munique atende muito bem não só aos locais, como também aos turistas, levando-os aos principais pontos turísticos da cidade com eficiência, segurança e pontualidade.

Nos nossos tours por Munique e arredores, costumamos utilizar o transporte público para os deslocamentos. E achamos que está é, sem dúvida, a melhor opção para os nossos turistas!

E se você está vindo para Munique e ainda não conhece os nossos tours com guias brasileiras, dê uma conferida nos nossos principais roteiros – e não deixe de falar conosco para solicitar uma cotação!

Sobre Márcia Oliveira 121 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

28 Comentário

  1. Ola Marcia,
    Vc poderia nos ajudar, pois nao falamos alemao e pouco o ingles…vou para munique em junho com meu namorido. Estamos na duvida de qual tipo de ticket de metro, trem escolher. Vamos entregar o carro alugado no aeroporto de munique no dia 26 as 17 hs e pegar o trem para o hotel em hohenzollernplatz. Depois usaremos o metro dentro da zona branca 2 dias . E no ultimo dia (29/6/19) iremos direto para o aeroporto. Ou seja precisamos de 4 dias de passagem de trem ou metro. Mas como o aeroporto fica na zona rosa temos que comprar o passe que pega as 4 areas. Qual ticket vc sugere? Vamos ter que comprar um de 3 dias para nos dois e um para o aeroporto no ultimo dia? Ou compramos um ticket do aeroporto para o hotel e dois de uso diario e mais um do hotel para o aeroporto?Vc pode mandar os nomes por favor dos tickets?vc sabe qual o valor desses tickets?
    Obrigada
    Christine

  2. Olá Márcia chegarei em agosto em Munique e ficarei apenas dois dias, chego no aeroporto e fico hospedado Kronstadter Str. 10, Bogenhausen, 81677 Munique, Alemanha (Ibis Styles), qual melhor transporte publico que uso? Não conheco Munique anda.. E Uber funciona no aeroporto ou melhor taxi? E com o inglês da pra se virar ai? abraços

    • Olá Raphael! Acredito que a melhor opção para você se deslocar entre o hotel e pontos turísticos seja o trem (S-bahn). Uber não é tão popular, mas você pode usar o mesmo app do Brasil. Com inglês você deve conseguir se sair bem sim. Abraços!

  3. Ei Márcia, obrigada pelas dicas.
    Uma dúvida, como posso validar a minha passagem, caso ela não tenha a data de validade impressa?

  4. boa noite, Márcia!

    ficarei hospedado em Eching e, ao fazer a simulação no site oficial do metrô de Munique, eu estranhei o fato de que, apesar de ter colocado na simulação o dia 26/08/2019, o planejamento de jornada só me deu opção de jornadas a partir de amanhã. Você sabe dizer se tem limitação de horário no S-BAHN? no caso, eu teria que pegar um U-BAHN e 1 S-BAHN.

  5. Ola Marcia, tudo bom?
    No dia 22 de Setembro chegamos em Munique e ficaremos por 3 dias. Tem algum ticket para 3 dias ? ou tenho que comprar uma para cada dia?

  6. Olá. Eu vou ficar hospedada no Hotel NYX Munich (sei que ele é um pouco afastado do centro). Ele fica dentro dessa Zona Branca? Estou em duvida em qual ticket comprar. Perto do Hotel tem uma parada de ônibus…o ticket é vendido na parada, dentro do bus ou só é vendido nas estações.

    Obrigada!!!

  7. Olá, Gostei Muito das Dicas!! Estamos com a Viagem marcada para Janeiro. Ficaremos em Munique 6 noites. Pretendemos ficar em um Airbnb. Tem alguma dica de Bairro para ficarmos? Levando em consideração que faremos os passeios na Cidade e 1 ou 2 dias sairemos para os arredores…
    Obg, espero que possa responder minha msg!!!

  8. Olá Márcia, td bem?
    Estando em um grupo de três pessoas, você considera mais interessante o deslocamento de transporte público ou de UBER?
    O UBER já está popular por aí?

  9. Ola, Marcia, tudo bem?
    o transporte público funciona até qual horário em Munique?
    é tranquilo chegar na cidade umas 22 horas e pegar um onibus ou trem para o hotel?
    obrigada!

  10. Oiiii
    Boa Tarde,

    Chego em Munique pelo aeroporto internacional, pretendo visitar o campo de concentração Dachau e também o famoso castelo da Cinderela. Meu endereço será Fraunhoferstraße 29, qual seria a melhor opção de transporte? Vale a pena comprar o ticket de 3 dias?

    • Oi Caroline!
      Tanto faz. Você pode pegar o S8 (mas terá que caminhar por um trecho ou pegar um transporte adicional). O tíquete de 3 dias vale a pena em termos de custo, dependendo do que deseja visitar na cidade (verifique onde ficam as zonas das atrações que deseja visitar). Abraços e ótima viagem!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*