Onde comer em Munique: dicas de restaurantes e cafés 100% aprovadas

Dúvidas sobre onde comer em Munique? A seguir, preparamos uma lista com alguns restaurantes de  que são boas dicas tanto para quem quer provar a comida típica da Baviera quanto para quem não curte tanto a culinária local.

As dicas de onde comer em Munique se referem a locais com preço acessível e que eu já experimentei pessoalmente, tanto que incluí uma avaliação ou comentário em cada um dos restaurantes sugeridos.

Onde comer em Munique: dicas de restaurantes e cervejarias

onde comer em munique

  • Haxnbauer
    A especialidade do restaurante é suculento joelho de porco “pururucado”, considerado por muitos como “o melhor da cidade”.
    Site (com reserva online e cardápio)
  • Hofbräuhaus
    Comida alemã em um ambiente alegre. O atendimento deixa a desejar, mas é um must see para os turistas – e também um dos pontos de interesse visitados no nosso tour pelo centro histórico de Muniue.
    Site (com cardápio)
  • Augustiner Keller
    Excelente comida e atendimento. Fica bem perto da estação central de trens (Hauptbahnhof).
    Site (com reserva online e cardápio)
  • Zum Augustiner
    Um lugar bastante tradicional, com comida típica e atendimento razoável.
    Site (com reserva online)
  • Ratskeller
    Fica no subsolo do prédio da Nova Prefeitura de Munique, na Marienplatz. Comida gostosa, preço justo e ótimo atendimento (tem cardápio em português).
    Site (com reserva online)
  • Maredo
    O restaurante ideal pra quem quer matar a saudade de uma boa carne vermelha.
    Site (com endereço dos restaurantes)
  • Eataly
    Tem alguns restaurantes italianos (e um quiosque da Nutella que serve crepes maravilhosos).
    Site
  • Vapiano
    Oferece diversos tipos de massa para quem deseja uma refeição mais rápida.
    Site
  • Hans Im Glück
    Hamburgueria com sanduíches para todos os gostos!
    Site
  • Nordsee
    É um fast food especializado em frutos do mar. Vende desde sanduíches e saladas até pratos feitos.
    Site
  • L’Osteria
    Na minha opinião, a melhor pizza de Munique. As pizzas são gigantescas, mas você pode pedir meia pizza se houver mais alguém para dividir com você (mesmo que ambos peçam diferentes sabores).
    Site
  • Bratwurstherzl
    As comidas são servidas em pratos em formato de coração (uma graça!). Carnes e salsichas deliciosas e ambiente bastante acolhedor. Fica no Viktualienmarkt, o mercado gourmet de Munique.
    Site (com cardápio)
  • Dinea
    Fica no último andar da Galeria Kaufhof, na Marienplatz. É um restaurante a quilo bem variado, com saladas, massas, pratos quentes variados… e sobremesas belíssimas e deliciosas!
  • Brenner Operngrill
    Restaurante mediterrâneo com extensa variedade de carnes e frutos do mar na brasa. Ambiente sofisticado na rua mais chique de Munique, ao lado do Teatro Nacional. 
    Site (com cardápio e reserva online)
  • Pasta e Basta
    Restaurante de massas bem gostoso, com ótima relação custo/benefício.
    Site
  • Ver o Peso
    Bar com culinária brasileira em Munique, incluindo aperitivos como o aipim frito e picanha fatiada.
    Site
  • Dean & David
    Restaurante que tem várias filiais espalhadas pela cidade. Serve saladas e sanduíches bem gostosos
    Site
Você é brasileiro e quer conhecer o melhor de Munique?
Conheça os nossos tours em português exclusivos para brasileiros! Você poderá conhecer as principais atrações de Munique em um passeio descontraído com uma guia brasileira que é apaixonada pela cidade. Fale conosco para mais informações e teremos o maior prazer em responder à sua mensagem!

Onde comer em Munique: dicas de cafeterias

onde comer em munique

A gente não quer restringir as dicas onde comer em Munique a restaurantes e cervejarias. Por isso, listamos também algumas cafeterias, que são sempre uma boa opção nos dias frios na cidade – ou simplesmente para fazer uma pausa e curtir um cafezinho no resto do ano.

  • Rischart
    Está em vários pontos da cidade. Na Marienplatz, há uma padaria e em cima dela um café. No café você poderá fazer o seu lanche com a vista para a praça mais linda da Alemanha! Uma boa dica é também o café-da-manhã, que tem várias opções e costuma ser bem farto.
    Site
  • Café Am Glockenspiel
    Fica na Marienplatz, no último andar de um prédio bem em frente à Antiga Prefeitura.
    Site
  • Chocolaterie Beluga
    Uma ótima parada para o inverno, onde você poderá escolher cubinhos de chocolate de vários sabores para mergulhar no leite quente. Fica em frente ao Viktualienmarkt, pertinho da Marienplatz.
    Site
  • Café Lotti
    Não fica no centro da cidade, mas vale a visita. A panqueca com Nutella e frutas é deliciosa e o ambiente muito bem decorado. Fica cheio, sempre bom reservar antes.
    Site
Se você tiver mais dicas de onde comer em Munique, deixe sua sugestão na caixa de comentários! 🙂

Gorjeta na Alemanha: quanto e quando dar nos restaurantes?

Uma das perguntas mais frequentes é se é praxe e quanto dar de gorjeta na Alemanha. Pois bem, aqui se usa sim a prática da gorjeta quando você é bem atendido em um restaurante, em um hotel ou em um táxi, por exemplo. Mas de forma alguma a gorjeta é obrigatória!

Em restaurantes, por exemplo, caso tenha ficado satisfeito com o atendimento, o normal é dar uma gorjeta de 10%. Se a conta for acima de 100 Euros, o garçom ficará contente com uma gratificação de 5% do valor da conta.

Importante dizer que a gorjeta nunca virá na conta do restaurante! Muita gente confunde os 19% de impostos que normalmente vêm discriminados na nota com a gorjeta. Mas não tem nada a ver. Ao receber a conta, calcule os 10% em cima daquele valor e sinalize ao garçom que deseja pagar a gorjeta (“das Trinkgeld”, em alemão).

Outra coisa: a gorjeta é um sinal de que você ficou feliz com o serviço. Ao não deixar um agrado para quem o serviu, isso significa para o profissional que o serviço deixou a desejar.

Sobre Márcia Oliveira 117 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

2 Comentário

  1. Ola Boa Noite!
    Eu, meu marido e meu filho iremos para Munique em Outubro. Meu filho tem 7 anos e é alérgico a trigo, soja e leite. Gostaria de perguntar se por acaso você saberia se vão esses ingredientes nas linguiças e nas batatas cozidas que acompanham os famosos joelhos de porco?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*