Não irá faltar o que fazer em Munique quando você estiver por aqui! A cidade é fantástica, segura e alegre durante o ano todo (não só na época da Oktoberfest, viu?). Além de contar com atrações belíssimas, é também um ponto estratégico para passeios bate-volta na região da Baviera e da Áustria.
O que fazer em Munique: Top 10 atrações e atividades

Antes de ter ler os roteiros temáticos descritos abaixo, vou dizer quais são as 10 principais atrações e atividades que você não pode deixar de fazer em Munique:
- Caminhar pelo Centro histórico
Munique tem mais de 860 anos. Muita coisa já aconteceu por aqui. Por isso, invista em um tour guiado para conhecer o centro histórico de Munique, que ajuda através de suas praças, ruas e construções a contar a história da cidade.
Conheça o nosso city tour em português a pé pelo centro histórico >> Tour Caminhando por Munique
- Ir a uma cervejaria de Munique
Mesmo que não goste de cerveja, vale muito a pena ir a uma cervejaria de Munique! Lá você conhecerá um ambiente tipicamente bávaro e também poderá experimentar a gastronomia local. Dica: a minha cervejaria preferida na cidade é a Augustiner Keller.
Que tal fazer o tour cervejarias de Munique com degustação? Um guia brasileiro especializado acompanhará você nesta viagem pela história da cerveja alemã!
- Ver a cidade do alto
Apreciar Munique por uma nova perspectiva é algo imperdível na cidade.
Existem várias torres de observação e você poderá saber um pouco mais sobre elas: 4 lugares para apreciar Munique do alto.
- Fazer bate-voltas
Munique é um excelente ponto de partida para fazer passeios bate-volta nas cidades próximas. Eu sugiro que você faça pelo menos 3 passeios quando estiver hospedado na cidade: Tour ao Castelo Neuschwanstein (o Castelo da Cinderela da Alemanha), Tour a Salzburgo (na Áustria), Tour ao Zugspitze (o ponto mais alto da Alemanha, nos Alpes, na fronteira com a Áustria).
Veja todos os detalhes sobre os principais passeios bate-volta de Munique
- Visitar o estádio do FC Bayern München
Quem curte futebol, não pode deixar de ir a um dos estádios mais modernos do mundo: o Allianz Arena. A “casa do Bayern de Munique”pode ser conhecida em dias de jogos e também em tours guiados, que levam você a conhecer os bastidores (vestiários, arquibancadas, sala de imprensa…).
Saiba tudo sobre a visita ao Estádio do Bayern de Munique
- Conhecer o Complexo BMW
Munique é a “casa da BMW”. Você pode visitar o complexo, que fica bem próximo ao Parque Olímpico de Munique – sugiro focar a sua visita no Mundo BMW, um showroom futurístico que exibe os principais lançamentos da marca.
Saiba tudo sobre as instalações da BMW em Munique
- Aprofundar-se na história da II Guerra Mundial e do III Reich
Munique foi praticamente toda destruída durante a II Guerra Mundial e foi a cidade onde o Partido Nacional Socialista foi fundada por Adolph Hitler.
Se você se interessa por este período histórico, não deixe de fazer o Tour Munique no III Reich em português.
- Ver o surf no Jardim Inglês
O Jardim Inglês, um dos maiores parques urbanos no mundo, fica bem perto do centro histórico de Munique. O Eisbach é um riacho que corta o parque. Lá existe uma onda artificial, onde os adeptos surfam ao longo de todo o ano – mesmo com neve e temperaturas negativas! O local desperta tanta curiosidade, que já se transformou em uma atração turística da cidade!
Assista aqui ao Surf no Jardim Inglês de Munique
- Fazer compras
Além de vários shoppings, Munique tem ruas de comércio fantásticas dentro ou próximas ao centro histórico. Lá você encontra lojas de todos os tipos, para todos os gostos e bolsos.
Post com guia completo sobre Compras em Munique para todos os gostos e bolsos
- Conhecer os principais Palácios e museus da cidade
Sugiro que você conheça esses dois Palácios quando estiver em Munique: Palácio Residenz (antiga residência oficial dos duques da Baviera) e Palácio Nymphenburg (palácio de verão e de caça dos nobres da Baviera).
Além deles, não deixe de ir ao Deutsches Museum (“Museu Alemão”), considerado um dos principais museus de ciência e tecnologia do mundo – as crianças e adultos amam!
Leia também: “Munique com crianças – o que fazer“
Roteiros em Munique
A seguir, você encontrará a sugestão de 5 roteiros temáticos sobre o que fazer em Munique. São eles:
- Roteiro Munique Real (Palácios Nymphenburg e Residenz e Hofbräuhaus)
- Roteiro Munique Histórica (Centro histórico e História do III Reich)
- Roteiro Parques de Munique (Jardim Inglês e Parque Olímpico)
- Roteiro Munique Moderna (Allianz Arena e Complexo da BMW)
- Roteiro Munique Gastronômica (Viktualienmarkt, Biergärten e Cervejarias)
- Roteiro Museus de Munique (museus para todos os gostos e idades)
Roteiro Munique Real
Explore a história dos principais palácios de Munique e conheça a cervejaria mais famosa do mundo, no centro histórico de Munique!
Palácio Residenz

É o maior palácio urbano de toda a Alemanha. Por quase de 600 anos ele serviu de residência e sede do governo dos regentes da família Wittelsbach. Hoje em dia é um enorme museu, que eu particularmente considero imperdível. Você poderá visitá-lo em um passeio autoguiado.
O que ver:
- A Câmara dos Tesouros com mais de 1.250 obras de arte, entre joias, móveis com pedras preciosas, objetos do cotidiano e símbolos religiosos. Amo a parte das coroas!
- Os Aposentos Reais, 112 salas que exibem móveis, pinturas e estilos arquitetônicos de vários séculos diferentes. Não deixe de visitar o Antiquário, é lindíssimo!
- O Teatro Cuvilliés, uma joia da arquitetura construída no século XVIII dentro do complexo do castelo. Ele é considerado por muitos o teatro rococó mais bonito do mundo.
– Você poderá conhecer o Palácio Residenz logo após fazer um tour guiado em português pelo Centro Histórico de Munique.
– Se desejar, poderá utilizar um guia de áudio em alemão, inglês, espanhol, francês, italiano ou russo (já incluso no valor do ingresso). Mas recomendo que só o utilize nos pontos em que tiver maior interesse. Caso contrário, a visita poderá ficar muito longa e cansativa.
– Reserve pelo menos duas horas para conhecer o palácio.
Palácio Nymphenburg

Era a residência de verão dos príncipes eleitores e reis da Baviera, dedicado à deusa Flora e suas ninfas. Aliás, você sabia que o Rei Ludwig II (aquele que construiu o famoso Castelo Neuschwanstein) nasceu lá?
O que ver:
Uma atração imperdível são os maravilhosos jardins do Palácio Nymphemburg, com seus canais, pontes e fontes. Eles vão render lindas fotos!
– Você poderá passear em uma gôndola veneziana pelo canal do palácio nos meses mais quentes do ano. Aliás, se quiser surpreender alguém de maneira bem especial e romântica, poderá contratar um passeio privativo no próprio local.
– No inverno, você poderá patinar no gelo sobre o canal congelado. Uma experiência única em uma paisagem incrível! Assista aqui ao vídeo dos canais congelados.
– Reserve pelo menos meio dia para visitar o interior do palácio e parte do jardim.
Cervejaria Hofbräuhaus (HB)

Fundada em 1589 por Guilherme V, a Hofbräuhaus produzia inicialmente cerveja exclusivamente para a corte (entendeu por que o logo da cerveja tem uma coroa?). Hoje, ela é um ponto de encontro de moradores e de turistas do mundo todo.
O que ver:
- O Schwemme, um salão no térreo, com teto e piso decorados e capacidade para até mil pessoas. Lá há uma bandinha animada (e movida a cerveja) tocando músicas típicas alemãs!
- O Salão de Festas, que tem uma abóbada em formato de barril.
- O Biergarten cercado de castanheiras, que é bastante disputado no verão.
– Passe pelos armários de ferro onde clientes assíduos guardam canecas que são verdadeiras relíquias. Nem os garçons podem tocá-las, sabia?
– Tenha paciência com os garçons, que não costumam ser tão bem humorados…
Roteiro Munique Histórica
São séculos e séculos de história! Não deixe de percorrer os principais pontos do centro histórico de Munique e aprenda os principais acontecimentos que marcaram a cidade desde a sua fundação até os dias atuais!
Centro Histórico de Munique

O que ver:
- Frauenkirche, a famosa catedral, cujas torres são o símbolo da cidade.
- Marienplatz, a praça mais conhecida da cidade, considerada uma das mais belas de toda a Europa.
- Viktualienmarket, o mercado gourmet de Munique.
- Cervejaria Hofbräuhaus (HB), a mais famosa cervejaria do mundo.
- Odeonsplatz, uma praça de enorme importância histórica, onde Hitler fez vários discursos.
- Palácio Residenz com Jardim da Corte
- Teatro Nacional da Baviera
– 90% do centro histórico de Munique foi destruído após 66 bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Praticamente tudo o que você verá neste trajeto é resultado de um minucioso trabalho de reconstrução. Mas a impressão é de que é tudo original!
– A melhor maneira de percorrer o centro histórico é a pé, já que a maior parte de suas ruas é de pedestres.
– Tire um tempo e aprecie os músicos de rua tocando clássicos no Jardim da Corte.
– Pare em uma das lojas da confeitaria Rischart para se deliciar com suas tortas belíssimas e deliciosas! O Apfelstrudel de lá é nota 10!
– Você poderá combinar este passeio a um dos seguintes tours, de acordo com seu interesse: Tour ao Jardim Inglês, Tour ao Parque Olímpico ou Tour ao Campo de Concentração Dachau.
Königsplatz

Considerada a “Atenas do Isar” (Isar é o rio que corta Munique), é uma das praças mais bonitas e imponentes da cidade. Ela foi construída a mando do Rei Ludwig I, que queria transformar Munique na “Atenas alemã”.
O que ver:
- Propileu, um portão monumental, com estilo semelhante ao Portão de Brandemburgo, de Berlim.
- Museu Nacional de Antiguidades, que conta com objetos da Grécia antiga, como vasos e ornamentos.
- Gliptoteca, um museu que abriga a coleção de esculturas do rei Ludwig I da Baviera.
- Centro de Documentação do Nazismo, construído no antigo centro do poder nazista. Ele mostra através de fotos e vídeos paradas militares e a destruição de Munique após os bombardeios dos Aliados.
Roteiro Parques de Munique
Munique é uma cidade verde! Você esbarra com parques por todos os lados! Por isso, vale a pena conhecer seus principais parques, muito bem cuidados e frequentados ao longo de todo o ano!
Parque Olímpico de Munique

É um ponto de referência da moderna Munique. Mais de 40 anos após as Olimpíadas de 1972, ainda sedia eventos esportivos e culturais ao longo de todo o ano. O Parque Olímpico um verdadeiro legado para a cidade. Além de atrair turistas do mundo todo, recebe diariamente milhares de moradores de Munique, que adoram passear por aqui.
O que ver:
- Estádio Olímpico de Munique. A sua construção para as Olimpíadas de 1972 em Munique levou os engenheiros e arquitetos aos limites dos cálculos matemáticos, devido a sua estrutura em formato de tenda. É uma obra espetacular e considerada moderna até os dias atuais!
- Torre Olímpica, com 290 metros, que pode ser acessada através de um rápido e moderno elevador. De lá de cima é possível ter uma visão de toda a cidade, inclusive dos Alpes, nos dias claros.
- Sea Life, um aquário gigantesco com mais de 4.000 animais, entre eles tartarugas, corais, tubarões, peixes exóticos e cavalos marinhos.
– O relevo do Parque Olímpico foi criado com escombros da época da Segunda Guerra Mundial. Uma ideia incrível de reaproveitamento, que torna a visita ao parque ainda mais interessante.
– Veja as mãos e pés de famosos artistas internacionais em placas de concreto na Calçada da Fama do Parque Olímpico. Lá estão as marcas de Jon Bon Jovi, Sting, Aerosmith e Metallica, entre outros.
– Na Vila Olímpica há uma placa lembra do ataque terrorista que aconteceu em 5 de setembro de 1972, durante os Jogos Olímpicos de Munique. Nesta ocasião, 11 atletas israelenses foram mortos.
– Na Olympiaberg, uma pequena montanha localizada no Parque Olímpico, você poderá ter uma visão panorâmica da cidade e assistir ao pôr-do-sol.
Jardim Inglês (Englischer Garten)

O Jardim Inglês de Munique tem uma área de 373 hectares e 78 km de pistas para caminhadas. Por isso, é um dos maiores parques urbanos do mundo!
O que ver:
- o Eisbach o rio com correnteza onde há uma “onda” muito disputada pelos seus frequentadores. Acredite: lá o pessoal surfa o ano inteiro, até mesmo nos dias de neve na cidade!
- O Monopteros, um templo circular que permite uma visão privilegiada do centro histórico Munique e de parte do Jardim Inglês.
- A Torre Chinesa, um pagode de 25 metros de altura, abaixo do qual fica um dos maiores jardins de cerveja da cidade (Biergarten), com cerca de 7 .000 lugares.
– No final do ano, acontece no Jardim Inglês um dos mercados de Natal mais famosos da cidade. Logo abaixo da Torre Chinesa, ficam várias barracas vendendo desde artesanato até delícias gastronômicas, como vinho quente com especiarias, ponche e várias outras guloseimas natalinas.
Roteiro Munique Moderna
Munique é uma das cidades mais inovadoras da Alemanha! Além da arquitetura secular que você encontra nas ruas do centro histórico, aprecie obras magníficas que exalam modernidade e tecnologia!
Allianz Arena

Um dos principais marcos modernos de Munique é o estádio do FC Bayern München. Sua fachada é composta por milhares de bolsas de ar em formato de losango que acendem à noite.
O que ver/fazer:
- Tour pelo estádio, durante o qual você poderá conhecer suas dependências, incluindo vestiários, tribunas de honra e sala de imprensa.
- Museu do FC Bayern, onde é contada a história do time através de documentos, troféus, uniformes e muita interatividade!
– Aproveite a visita para visitar a Megastore do FC Bayern, uma loja que vende de tudo com a marca do time mais querido de Munique: desde canetas e abridores de garrafa até os cobiçados uniformes oficiais, que podem ser personalizados na hora com o seu nome.
Complexo BMW

O que ver e fazer:
- Mundo BMW (BMW Welt), o showroom, centro de experiências e de entrega da montadora.
- Museu BMW, com toda a história da BMW documentada em uma exposição incrível de carros, que arranca suspiros dos aficcionados.
- Torre BMW, a sede da montadora em um edifício no formato de quatro cilindros.
– Você poderá também fazer um tour pela fábrica da BMW. Entre em contato e nós agendaremos esse passeio para você (de acordo com a disponibilidade)!
Roteiro Munique Gastronômica
Já aviso uma coisa: nem pense em fazer dieta em Munique! Além das cervejas locais, você precisa provar também a típica culinária bávara – incluindo as deliciosas salsichas!

O que fazer e degustar:
- Prove as cervejas locais
Existem 6 grandes cervejarias em Munique: a Paulaner, a Hacker-Pschorr, a Löwenbräu, a Hofbräuhaus e a Augustiner. Esta última é a preferida entre os locais e é fabricada desde 1328 – não deixe de experimentá-la! - Aprecie a culinária bávara
Coma um joelho de porco bem suculento, o Schnitzel (bife empanado), um Brezn (pão típico com formato que lembra um coração) o Käsespätzle (massinha com molho de queijo e cebolas fritas), as salsichas variadas, a salada de batata, o chucrute… De sobremesa ou lanche, prove um delicioso um Apfelstrudel (com sorvete e chantilly, de preferência), um Krapfen (espécie de sonho/donut com cobertura e recheio variado), os sorvetes locais (que são deliciosos). O que não falta é coisa gostosa para provar por aqui! - Visite o mercado municipal Viktualienmarkt
O Viktualienmarkt fica coladinho à Marienplatz. Lá você encontrará dezenas de barraquinhas que vendem queijos, temperos, frutas e legumes, peixes, vinho, azeitonas! Uma delícia de passeio. - Biergarten de Munique
Se estiver por aqui no verão, não deixe de ir a um dos Biergärten de Munique (“jardins de cerveja”): sugiro o Biergarten da Torre Chinesa, que fica no Jardim Inglês – ele tem lugar para 7000 pessoas sentadas e tem um clima muito gostoso à sombra das árvores e com marchinhas alemãs entoadas por uma bandinha típica!
Roteiro Museus de Munique
A diversidade cultural é um dos pontos fortes em Munique! Os museus da capital bávara têm acervos incríveis e exposições para todos os gostos e idades!

- Museu Alemão (“Deutsches Museum“), que ocupa cerca de 45 mil m² e documenta avanços na ciência e tecnologia através de 17.000 peças. Há seções dedicadas à mineração, aeronáutica, química, engenharia, entre outras áreas do conhecimento.
- Museu do Brinquedo (“Spielzeugmuseum“), que fica na torre da Antiga Prefeitura de Munique.
- Centro de Documentação do Nazismo (“NS Dokuzentrum“), que se localiza na Königsplatz, no local onde anteriormente existia a sede do partido nazista.
- Antiga Pinacoteca (“Alte Pinakothek”), que mostra a coleção de obras da família Wittelsbach.
- Nova Pinacoteca (“Neue Pinakothek”), que mostra mais de 600 pinturas e esculturas de artistas europeus, como Manet, Monet, Degas e Van Gogh.
- Pinacoteca Moderna (“Pinakothek der Moderne”), que exibe obras de artistas como Klee, Picasso, Dalí, Munch, entre outros.
- Museu da Cidade de Munique (“Münchner Stadtmuseum“), que explora de uma forma espetacular e didática a história da cidade.
Perguntas frequentes
Para conhecer bem a cidade, você deve ficar pelo menos 5 dias em Munique: 2 dias para conhecer as atrações dentro da cidade e 3 dias para fazer bate-voltas.
A melhor região para se hospedar em Munique é no centro histórico. Mas existem outros locais próximos ao transporte público que dão acesso às principais atrações da cidade. Veja aqui dicas de onde ficar em Munique – todos os hotéis aprovados por turistas brasileiros.
O centro histórico, as cervejarias, os palácios e museus são imperdíveis. Clique aqui para conhecer as TOP 10 atrações de Munique.
Existem várias atrações para crianças na cidade. Nós preparamos um post inteiro dedicado a elas: Munique com crianças
Leia também:
- O que fazer em Berlim, post do blog Mapa na Mão com roteiro de 2 dias na capital alemã
- O que fazer em Franfurt, post do blog Mochilão Barato, com dicas para passear de forma econômica na cidade
12 respostas
Amei!!!!! Tudo muito detalhado, ricamente informado.
Obrigada pelo feedback!! ?
Obrigada pela atenção Márcia de ter me enviado às dicas e pena não está disponível para um tour no dia que estrei em Munique.
Uma pena mesmo… 🙁
Márcia, gostei das informações. Farei uma viagem a Munique no próximo ano e precisarei do seu trabalho
Será um prazer! Abraços!
Muito bom!
Obrigada, Filipa!
Parabéns! Muito bem detalhado, com algumas dicas e curiosidades que não vi em outros sites.
Parabéns pela estrutura e objetividade do seu blog! Estou montando um roteiro pela Europa e você me ajudou bastante! Parabéns mesmo!
Oi João! Muito obrigada pelo feedback! Fico feliz que tenha ajudado no planejamento de sua viagem! Abraços!
Oi Márcia! Adoro suas dicas e leio sempre suas sugestões e orientações. Gostaria de saber sobre valor de 1 tour, eu, esposo e 2 crianças de 5 e 8 anos, que fizesse o estádio Bayern. O que vc sugere ? Associar mais alguma alteração nesse dia com guia ? Chegaremos em 5 de abril e ficaremos até 9/4 quando partiremos para Praga.