Como irritar um alemão

como-irritar-um-alemao
A maioria dos alemães que conheço é educada, gentil e cordial, contrariando muito a opinião/preconceito de muitos brasileiros. Além disso, são pessoas extremamente rígidas no que diz respeito a leis e a regras sociais – e fazem questão de se manifestar (e até mesmo de corrigir você) se elas forem contrariadas.

Aqui na Alemanha não existe o “jeitinho brasileiro” nem a flexibilidade em cima do que já está decidido. É o que está escrito (ou que a sociedade aceita como correto) e ponto final – sem espaço pra negociações nem “mimimis”.

Preparei este post com alguns exemplos do que realmente irrita um alemão. Se você vem à Alemanha, evite ao máximo essas atitudes e afaste-se de stress ou aborrecimento durante a sua viagem!

⇒ Fechar a calçada

Nem pense em sair pela rua conversando com outras pessoas e andar paralelamente a elas, sem deixar uma passagem livre. Além disso, você deve imaginar que as calçadas devem ter duas mãos (a que vai e a que vem). Não agir dessa maneira pode soar como falta de respeito.

⇒ Andar no lado esquerdo da escada rolante

Nem pense em permanecer do lado esquerdo da escada rolante! Você poderá levar um “encontrão”, porque, por convenção, este é o lado reservado para os que têm pressa, exclusivamente.

⇒ Fazer barulho aos domingos

Ouvir música alta, cortar grama, passar aspirador na casa… Domingo é um dia sagrado na Alemanha! Por isso, preze pelo silêncio e não faça nada que eventualmente possa incomodar o descanso seus vizinhos!

⇒ Enrolar no caixa dos supermercados

Os caixas dos supermercados da Alemanha são treinados pelo “The Flash”: eles registram as compras muito rapidamente, por isso, praticamente não há filas (o que é excelente!). Assim, o recomendável é você colocar suas compras de volta no carrinho ou na cestinha e só embalar tudo depois que os produtos já estiverem pagos – e o caixa liberado para o próximo cliente!

⇒ Entrar no transporte público antes de outras pessoas saírem

O metrô parou na estação. Mas nem pense em entrar logo em seguida! Aqui, as pessoas aguardam os passageiros desembarcarem para entrarem no vagão. O mesmo vale para ônibus, trens, bondes… Não respeitar essa ordem pode render alguns xingamentos!

⇒ Caminhar pela ciclovia

Muitos brasileiros que chegam aqui a Munique, por exemplo, não estão acostumados com as ciclovias grudadas nas calçadas, e, por pura distração, caminham sobre elas. Isso além de ser perigoso (os alemães trafegam em velocidade com suas bicicletas e podem atropelar um pedestre desavisado), irrita muito os locais.  Por isso, preste sempre muita atenção por onde anda!

⇒ Dirigir devagar

Os alemães não têm muita paciência com quem dirige seu veículo em slow motion. Por isso, tente sempre manter a velocidade adequada a cada trecho para evitar buzinas e declarações pouco educadas.

Vai pra Alemanha?
Não deixe de incluir Munique no seu roteiro e de conhecer os nossos tours personalizados para brasileiros na cidade!

Teremos um imenso prazer de levar você pessoalmente para explorar o melhor da cidade e da região da Baviera!

Veja aqui o depoimento de brasileiros que já passearam conosco!

Sobre Márcia Oliveira 80 Artigos

Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*