A carteira de motorista brasileira é válida na Alemanha durante um período de 6 meses contados a partir da sua chegada. Após este período, se permanecer no país e quiser dirigir um automóvel, você deverá frequentar uma autoescola e solicitar a transferência da sua carteira para a Alemanha.
Estou passando por esse processo no momento e tenho duas coisas a declarar:
- obter a permissão para dirigir na Alemanha custa caro;
- existe toda uma burocracia chata (ok, isso é uma redundância) e é preciso ter uma boa dose de paciência e dedicação.
No início, achava um tanto quanto ridículo voltar à autoescola mesmo tendo muitos anos de carteira. Até brincava, dizendo que os alemães achavam que desaprendemos a dirigir depois de 6 meses aqui! Mas agora percebi que há um sentido por trás disso tudo: dirigir na Alemanha é sim bem diferente de dirigir no Brasil.
Ainda não iniciei as aulas práticas nas ruas nem no simulador. Mas ao estudar para a prova teórica, vi que há diferenças significativas não só na sinalização, mas também na maneira de agir no trânsito (as preferenciais seguem uma outra lógica e você não pode apenas confiar nos espelhos, por exemplo).
Como tudo por aqui, o sistema de trânsito é complexo e cheio de regras. E você precisa conhecê-las muito bem para ser um bom motorista.
Para quem tiver interesse, adianto que o processo de transferência da carteira do Brasil para a Alemanha consiste nos seguintes passos:
- Tradução juramentada da carteira brasileira na ADAC.
- Matrícula numa autoescola de sua preferência. Neste momento você receberá o acesso a um site/aplicativo para treinar para a prova teórica. Você também poderá frequentar as aulas presenciais na autoescola, mas isso não é obrigatório.
- Curso de Primeiros Socorros (são 7 horas e meia de aula em um único dia) – ufa!
- Exame de vista (pode ser feito em qualquer ótica)
- Levar documentos ao “Detran” daqui para investigação do seu passado ao volante: carteira de motorista brasileira original, foto de passaporte, certificado do curso de primeiros socorros, comprovante de pagamento de taxas, comprovante de matrícula na autoescola e de registro na cidade de residência (Anmeldung).
- Prova teórica (você escolhe a língua em que prefere fazer a prova)
- Aulas práticas e no simulador (são opcionais para quem tem carteira válida no Brasil, mas importantes para pegar dicas do que os examinadores exigem na prova teórica)
- Prova prática (somente em Alemão)
Importante dizer que para tirar a primeira habilitação na Alemanha, as regras e etapas são outras. Além disso, prepare o bolso: a primeira habilitação custa ainda mais caro do que a transferência!
Enfim, espero passar logo por esse (longo) processo para, muito em breve, ter em mãos a minha carteira de motorista alemã!
Teremos um imenso prazer de levar você pessoalmente para explorar o melhor da cidade e da região da Baviera!
Veja aqui o depoimento de brasileiros que já passearam conosco!
Uma resposta
Será um prazer conhecer a Alemanha!