Mitos e verdades sobre a Alemanha

Depois de vários anos morando na Alemanha e uma longa vivência junto à cultura alemã, resolvi esclarecer alguns mitos e verdades sobre a Alemanha. Afinal, nem tudo o que a gente ouve falar sobre os alemães é verdade! Mas sim, existem algumas coisas que podem soar estranhas para nós, brasileiros, e que, de fato, acontecem aqui na Alemanha.

O que é mito e o que é verdade na Alemanha?

  • A pontualidade é mesmo uma característica marcante dos alemães – ou isso não passa de um mito?
  • Os alemães andam mesmo de meias e sandálias?
  • É verdade que você pode dirigir em uma estrada alemã sem limite de velocidade?

As respostas para essas e outras perguntas sobre a Alemanha você encontra a seguir! 🙂

Os alemães são mesmo extremamente pontuais?

Sim, é verdade! Os alemães são muito pontuais e exigem a pontualidade de outras pessoas, seja no ambiente de trabalho ou até mesmo no convívio social. Se você marca um compromisso com um alemão, é muito provável que ele esteja lá naquele horário exato. Chegar atrasado é algo que normalmente não é tolerado.

Por exemplo: se uma festa de aniversário é marcada para iniciar às 20h, os convidados realmente costumam chegar neste horário (eu me lembro que no Brasil isso nunca acontecia!). No transporte público, é normal que os trens partam em “horários quebrados”, como, por exemplo, 9:52 ou 22:55. E você pode ter certeza de que muito provavelmente a saída será mesmo nestes horários esquisitos – a menos que ocorra algum acidente ou outro tipo de imprevisto.

Pontualidade na Alemanha

Todos os alemães têm cabelos e olhos claros?

Não, isso não procede. Existem sim muitas pessoas louras, com olhos azuis e verdes, mas também existem muitos alemães com características diferentes: cabelos escuros e crespos, olhos puxados e castanhos, pele morena ou negra… Principalmente nas grandes cidades, onde um percentual significativo da população tem origem estrangeira (como é o caso de Munique, Berlim e Hamburgo), você percebe facilmente essa diversidade na população local.

Mitos e verdades sobre a Alemanha - olhos azuis

Os alemães usam sandálias com meias?

Sim! No verão você pode ver alguns alemães vestindo sandálias e meias! Dizem que alguns alemães têm vergonha de mostrar os pés, por isso usam as meias com sandálias. Outros não querem sujar os pés com a poeira da rua e, por iso, não abrem mãos das meias com o sapato aberto.

Para nós, no Brasil, isso pode parecer esteticamente muito estranho, mas aqui na Alemanha a aparência não é tão levada em consideração quanto no Brasil. Se a pessoa está se sentindo bem e confortável daquela maneira, isso é o que vale – a opinião do outro não é tão relevante neste sentido! Além disso, o julgamento alheio neste aspecto é quase inexistente, o que eu acho um ponto bastante positivo na cultura alemã.

Mas é preciso dizer que nem todos os alemães saem por aí de sandálias e meias! Geralmente esse é um hábito de pessoas mais velhas. De maneira geral, as pessoas usam sandálias Havaianas (sim, aquelas do Brasil-sil-sil!) ou sandálias no estilo Birckenstock durante os meses quentes – e sem meias, como nós, no Brasil! Ah, e tem também aquelas pessoas que andam descalças nos dias mais quentes do ano!

Sandálias com meias

É verdade que os alemães não gostam de falar sobre a Segunda Guerra Mundial?

Não, isso não é verdade. Pode ser que os mais idosos, que viveram a época da guerra, não se sintam confortáveis em tocar no assunto por algum tipo de vergonha ou trauma. O governo, inclusive, faz questão de criar memoriais e até mesmo de relembrar fatos históricos que marcaram negativamente a história alemã como forma de conscientizar a população – principalmente os mais jovens. Afinal, temos que aprender com os erros do passado para não permitir que eles voltem a acontecer no presente ou no futuro!

Os campos de concentração, por exemplo, são mantidos para que os turistas, e, principalmente a nova geração local, conheça, na prática, as atrocidades cometidas por um regime ditatorial, que culminou na morte de milhões de pessoas – e na destruição praticamente total da Alemanha. Sem falar nos museus e memoriais que existem por toda a Alemanha.

Mitos e verdades sobre a Alemanha - Segunda Guerra Mundial

Não existe mesmo limite de velocidade nas estradas alemãs?

Isso é parcialmente verdade! A maior parte dos trechos das estradas tem limite de velocidade sim, além de radares que aplicam multas até mesmo aos estrangeiros. Há, porém, outros trechos em que não há limite de velocidade. Você pode dirigir a 200 km/h nestes trechos? Até pode, mas isso não é recomendável. A velocidade máxima recomendada nas estradas é de 130 km/h.

Limite de velocidade nas estradas da Alemanha

Os alemães são luteranos?

Sim, existem muitos luteranos no país que sediou a Reforma Protestante, mas, atualmente a maior parte da população cristã alemã é católica. Entre os cristãos alemães, 23 milhões são católicos e 21 milhões são protestantes. Além disso, existem 5 milhões de muçulmanos e apenas 200 mil judeus. Outra informação relevante sobre este tema é que 37% da população alemã não segue nenhuma religião.

Religião Alemanha

Os produtos alemães têm mesmo uma ótima qualidade?

Sim! Os produtos fabricados na Alemanha são conhecidos pela excelente qualidade e durabilidade – o que eu mesma posso assegurar que seja verdade! Quando vejo o selo “made in Germany” em algum produto, tenho maior segurança para comprá-lo, porque as chances de ele corresponder à minha expectativa e de ser bastante durável são altas.

produtos alemães

Quer saber mais sobre os mitos e verdades sobre a Alemanha?

Eu trabalho como guia brasileira em Munique e arredores, na região da Baviera, na Alemanha, e, durante meus tours guiados para brasileiros sempre abordo o aspecto e as diferenças culturais.

E é claro que os mitos e verdades sobre a Alemanha não podem ficar de fora! Para saber mais sobre o meu trabalho e os nossos tours em português, não deixe de conferir e solicitar mais detalhes sobre os nossos passeios!

Quais outros mitos e verdades você deseja ver por aqui?

Com a sua contribuição, podemos deixar este post ainda mais completo: escreva nos comentários abaixo outros mitos e verdades sobre a Alemanha que você gostaria que abordássemos por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *