Por quatro séculos, o Residenz de Munique (ou “A Residência de Munique”) funcionou como sede do governo da Baviera e residência oficial da dinastia Wittelsbach. O palácio surgiu a partir de um pequeno castelo, e, de 1385 a 1918, foi sendo ampliado, tornando-se um enorme complexo que inclui dez pátios e muito diferentes estilos arquitetônicos.

Aberto para visitação desde 1920, o palácio Residenz é o maior palácio urbano da Alemanha, um dos museus mais importantes da Europa e uma das principais atrações de Munique. 

Difícil pensar que o Residenz de Munique foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, perdendo parte do seu acervo e tendo suas preciosidades expostas à chuva, ao sol e à neve até o final do conflito. Ao mesmo tempo, é impressionante imaginar quanto esforço foi necessário para reconstruí-lo em poucos anos.

Aposentos reais

Alguns dos cômodos mais impressionantes do Residenz de Munique são a Galeria Ancestral e o Antiquário. Mas há muito o que ser visto e apreciado na seção dos aposentos reais.

Residenz de Munique
Só pra vocês terem uma ideia do tamanho do Antiquário, ele tem 66 metros de comprimento e foi construído entre 1568 e 1571 para abrigar a coleção de estátuas do Duque Albrecht V. Posteriormente, o Antiquário foi transformado em um majestoso salão de festas e espetacular sala de banquetes. É o meu cômodo preferido, sem dúvida!
Residenz de Munique
A Galeria Ancestral é também um cômodo impressionante. Ela reúne mais de 100 retratos de membros da família Wittelsbach.

Preciosidades do Residenz de Munique

Na Câmara do Tesouro, destaca-se uma coleção riquíssima de 1250 itens, apresentada em dez salas do palácio. Lá estão expostos objetos de valor inestimável, como lindos cristais decorativos, trabalhos em marfim, coroas e joias com enormes pedras preciosas, além de objetos religiosos exclusivos, mostrando um trabalho espetacular de joalheria realizado ao longo de nove séculos.

Residenz de Munique

Teatro Cuvilliés: obra-prima do estilo rococó

No interior do Residenz de Munique encontra-se também o Teatro Cuvilliés, construído entre 1751 e 1755 para uso exclusivo dos membros da corte.

Residenz de Munique

Apesar de o teatro ter sido destruído durante um bombardeio da Segunda Guerra Mundial (em 1944), os elementos do seu interior, em estilo rococó, foram previamente desmontados e armazenados em um local seguro. Graças a essa iniciativa, em 1958 o teatro foi reinaugurado tal qual sua versão original.

O Jardim do Palácio

O Hofgarten (Jardim da Corte) é uma das partes que você tem que incluir na sua visita ao Residenz de Munique. A construção circular no seu centro, com 8 arcos, abriga músicos de rua e atrai muitas pessoas para o jardim, principalmente nos meses quentes, quando ele fica encantadoramente florido.

Residenz de Munique

Seus corredores diagonais e caminhos abrigam vários bancos que se tornam um ponto de encontro de locais e turistas. As quatro fontes também embelezam ainda mais este lindo jardim geométrico, localizado na frente do palácio.

Mesmo que não queira visitar o interior do Residenz, vale a pena conhecer o Hofgarten. A entrada é gratuita e ele está entre as atrações que visitamos no nosso tour em português pelo centro histórico de Munique.

Os leões da sorte do Residenz

Uma antiga superstição diz que, se passar a mão nos focinhos dourados dos leões do Palácio Residenz, você terá sorte! E, de fato, a maior parte das pessoas leva essa crença a sério e esfrega os seus focinhos.

 Como chegar e visitar o Residenz de Munique

O Residenz de Munique fica dentro do centro histórico de Munique, perto de atrações como a Marienplatz e a Odeonsplatz.

Você pode fazer o passeio por conta própria – não é necessário ter um guia para conhecer este palácio. Basta comprar o ingresso na entrada do palácio, na Max Joseph Platz. Veja aqui o valor do ingresso (menores de 18 anos entram gratuitamente) e dias e horários de funcionamento, que costumam variar de acordo com a época do ano.

Um guia de áudio (em alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e espanhol) pode ser obtido gratuitamente na entrada do Palácio Residenz. Infelizmente não há o guia de áudio em português, como no Castelo Neuschwanstein.

Importante: a visita ao Residenz exige caminhadas e há locais acessíveis apenas através de escadas, o que o torna um museu sem acessibilidade para quem apresenta dificuldades de locomoção.

Outros palácios e castelos em Munique e arredores

Em Munique, além de conhecer o Palácio Residenz, vale também reservar um tempo para visitar o Palácio Nymphenburg, antiga residência de veraneio dos governantes da Baviera, que fica a alguns minutos do centro da capital bávara. Nós levamos você até lá em um tour com guia brasileira, saindo do seu hotel no centro de Munique.

O Palácio Nympehnburg, em Munique, também vale uma visita

Nos arredores de Munique, você precisa conhecer o Castelo Neuschwanstein, que fica em uma localização privilegiada nos alpes alemães e, supostamente, inspirou Walt Disney a idealizar os castelos da Cinderela e da Bela Adormecida! Além dele, vale a pena também visitar os outros dois castelos de contos de fadas do Rei Luís II da Baviera: o Palácio Linderhof e o Castelo Herrenchiemsee.

Munique e Castelos da Baviera com guia brasileira
Entre em contato conosco e veja como é possível vivenciar toda a magia dos castelos da Baviera na companhia de uma guia brasileira. Você não precisa se preocupar com nada – nós organizamos todo o passeio de forma que ele seja inesquecível para você e seu grupo! Saiba mais sobre nossos tours em português!
O maravilhoso Castelo Neuschwanstein nos alpes bávaros!

11 respostas

  1. Bom dia Marcia.
    Gostaria de saber como visitar o Castelo Neuschwanstein.
    Estarei em Munique de 21 a 26 de dezembro, próximo.
    Gostaria de saber tambem se a ponte que fica próxima ao castelo fica acessivel no inverno?

  2. Marcia, boa tarde. Parabéns pelo blog. Gostaria de saber se vale a pena conhecer o Residenz e o Palácio de Nymphemburg? Estou pensando se vale a pena ir aos dois ou um só já é suficiente?

  3. Mas se eu tier que optar, qual deles vale mais a pena?
    Infelizmente minha viagem estava para maio, mas devido a situação do coronavirus estou cancelando tudo e espero ir no ano que vem.

  4. Olá Márcia, suas dicas são preciosssimas!!! Desembarcaremos em Munique na próxima terça feira e ficarei 8 dias desfrutando da cidade e arredores, acompanhando a previsão do tempo não dá pra ficar muito animada, muito frio e chuva, mas bora lá!!!! Não consegui comprar o ingresso do Castelo de Neuchwastein pelo site oficial, sem sucesso com pagamento com erro, então vou tentar comprar la msm, mas acredito que só o local já será uma experiência única. Grande beijo

  5. Márcia obrigada pelo carinho, disposição e competência demonstradas em nos acompanhar nos passeios que fizemos com você em Munique. Certamente você estará sempre presente nas nossas melhores lembranças. Obrigada por tudo. Vindo ao Brasil nos dê um olá! Ficaremos felizes.

  6. Olá, tudo bem?

    Quanto tempo você acha razoável dedicar para visitar o Residenz?
    Ficarei apenas 2 dias completos em Munique e estou procurando a melhor forma de ir na maioria das atrações principais da cidade.

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *