Um legado das Olimpíadas de 1972 para Munique

Os Jogos Olímpicos de 1972 deixaram para Munique um legado que até os dias de hoje é desfrutado ao longo de todo o ano pela população: o Parque Olímpico ou “Olympiapark” em alemão.

IMG_5272

O Parque Olímpico foi construído em uma área onde previamente funcionou o primeiro aeroporto de Munique. Mais tarde, o local foi utilizado também para armazenar os escombros da cidade, praticamente arrasada nos 66 bombardeios que a atingiram na Segunda Guerra Mundial. 

Em 1966, quando Munique foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional para sediar as Olimpíadas de 1972, a cidade tinha o desafio de se transformar ao longo de 6 anos para receber os jogos e as delegações de todo o mundo. E foi o que aconteceu: aquele espaço subutilizado se tornou um parque com estádios voltados para os mais diferentes esportes, vila olímpica, e uma torre de 290 metros de altura.

IMG_5315

É impressionante notar como até os dias de hoje (mesmo depois de mais de 40 anos) toda essa estrutura parece ainda muito moderna, sendo também amplamente utilizada pela população no dia a dia. Diz-se até que na história dos jogos olímpicos modernos, Munique é a cidade que melhor soube aproveitar o potencial de seu parque olímpico ao longo de tantas décadas, tornando-o posteriormente algo tão rentável e sustentável a ponto de superar as expectativas iniciais.

Os estádios abrigam eventos culturais, esportivos, shows; a vila olímpica é um condomínio onde residem mais de 6 mil pessoas; a torre é uma plataforma panorâmica com vista para toda a cidade. Sem falar nas alamedas arborizadas do parque, que são utilizadas pelos moradores da cidade para o lazer em todas as estações do ano.

De tão bonito e agradável que é, o Parque Olímpico é uma das principais atrações turísticas da cidade, sendo inclusive um dos tours que oferecemos aos brasileiros que visitam Munique

IMG_9265

Atualmente, lá também se localizam o prédio da sede da BMW, onde ficam também os espetaculares showroom “Mundo BMW” e o “Museu BMW”, que também fazem parte de nosso tour. Para mais informações, entre em contato conosco!

Sobre Márcia Oliveira 78 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

1 Trackback / Pingback

  1. Dois vídeos espetaculares sobre Munique – Guia brasileira em Munique – Tour em português em Munique – Munique para Brasileiros

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*