Oktoberfest Munique 2020: tire suas dúvidas sobre a maior festa da cerveja do mundo!

oktoberfest-munique

Se você gosta de cerveja  tem que vir à Oktoberfest de Munique pelo menos uma vez na vida! Se não gosta, também tem que participar! Digo isso por experiência própria: enquanto meu marido e amigos tomam uma caneca enorme de cerveja nos pavilhões das cervejarias, eu tomo água com gás na maior felicidade! Sim, não curto nenhum tipo de cerveja… Mas, mesmo assim, garanto a você que me divirto muito na Oktoberfest! 🙂

Eu moro em Munique desde 2015, e, anualmente, vou várias vezes à Oktoberfest! Ao longo dos anos, reuni as melhores dicas neste post para quem busca se informar sobre a festa.

Oktoberfest Munique 2020: respostas às perguntas mais frequentes

A seguir, responderei às perguntas mais frequentes sobre a Oktoberfest de Munique, de acordo com a minha experiência ao longo desses anos em que moro na capital da Baviera!

 Onde se hospedar durante a Oktoberfest?

Você encontra várias opções de hospedagem neste post: onde ficar em Munique durante a Oktoberfest.
Outras sugestões neste link: Onde ficar em Munique
A dica é reservar sua hospedagem com a máxima antecedência para garantir os melhores preços e também a disponibilidade dos hotéis. A cidade fica lotada durante a Oktoberfest, e, caso você deixe para pesquisar sobre a hospedagem muito em cima da festa, pode ficar bem difícil conseguir algo acessível e próximo à festa.

Quando acontece a Oktoberfest Munique 2020?

Anote: a Oktoberfest Munique 2020 acontecerá entre os dias 19 de setembro e 4 de outubro de 2020.
Dia 3 de outubro é feriado nacional na Alemanha, mas, mesmo assim, a festa acontece com muita animação!

Quanto custa a entrada para a Oktoberfest?

A entrada para a Oktoberfest de Munique é 100% gratuita. Você paga apenas pelo que consumir nas tendas ou atrações.

Posso ir à Oktoberfest mesmo sem reservar uma mesa?

Claro, pode sim! Para ter maiores chances de conseguir uma mesa sem ter feito a reserva, fuja dos horários de pico (geralmente à noite e nos finais de semana) e opte por ir no horário do almoço.

O que fazer em Munique durante a Oktoberfest?

Munique é uma das cidades mais lindas da Alemanha: veja aqui o que fazer em Munique, com as TOP 10 atrações e atividades que recomendo dentro e fora da cidade.
Você também poderá conhecer cidades de contos de fadas nos arredores, fazendo bate-voltas incríveis.
Além disso, eu sou guia brasileira em Munique e ofereços tours guiados em português ao longo de todo o ano (inclusive durante a Oktoberfest). Entre em contato para solicitar mais informações sobre os roteiros!

Quantos dias reservar para a Oktoberfest?

Eu reservaria pelo menos um dia inteiro, porque a festa é bem grande. Além das tendas das cervejarias, tem também um parque de diversões incrível.
Mas, se você for ficar vários dias em Munique, eu deixaria para ir pelo menos uma vez por dia, em horários diferentes, para sentir como é a festa em momentos mais tranquilos e agitados.

Quais as principais tendas?

Existem 17 grandes tendas e 21 tendas menores.
Entre as grandes destaco: Augustiner Festzelt, Armbrustschützenzelt, Fischer-Vroni e Hacker-Festzelt (esta última é a mais bonita, na minha opinião.
Entre as tendas menores estão: Café Kaiserschmarrn e Ammer-Hühner und Entenbraterei.

Quanto custa a cerveja na Oktoberfest de Munique?

Em 2019, uma caneca de 1 litro de cerveja (“Masskrug”) custou entre 10,80 e 11,80 Euros.
O aumento de preço de um ano para outro é de cerca de 3%.

É obrigatório ir com os trajes típicos à Oktoberfest?

Não é obrigatório utilizar a roupa típica da Alemanha, mas a maioria das pessoas que está lá estará vestida tradicionalmente.
Para entrar no clima, você pode comprar os trajes em lojas especializadas e quiosques no centro histórico de Munique – existem trajes de todos os tipos e preços. Veja mais no post sobre Compras em Munique.
Se não quiser investir em um traje completo, poderá utilizar acessórios: chapéus, arcos floridos… Eles são vendidos até mesmo nas lojas de 1 Euro (Euroshop).

Onde acontece a Oktoberfest?

A Oktoberfest acontece anualmente no Theresienwiese, um campo enorme que fica bem próximo à estação central (e não muito distante do centro histórico e da Marienplatz de Munique) e que tem cerca de 405 mil metros quadrados.
Nele são montados os pavilhões das cervejarias, outras tendas menores e também um enorme parque de diversões.

Como chegar à Oktoberfest?

A melhor forma de chegar à festa é utilizando o transporte público de Munique:
– De metrô (U-bahn): Você pode descer na estação Theresienwiese, mas ela costuma ficar muito cheia durante a festa. Para evitar muito movimento, opte pelas estações de metrô Poccistrasse, Goetheplatz ou Schwanthalerhöhe, que ficam a alguns minutos a pé da festa.
– De trem urbano (S-bahn): desça na estação Hackerbrücke e vá caminhando até o Theresienwiese.
– De bonde (Tram): linhas 18 ou 19 até a parada Holzapfelstraße ou Hermann-Lingg-Straße; linhdas 16 e 17 até a estação Hackerbrücke.
– De ônibus: linha 53 até a parada Schwanthalerhöhe; linha 58 até Georg-Hirth-Platz, Beethovenplatz ou Goetheplatz; linha 62 até Hans-Fischer-Straße, Poccistraße ou Herzog-Ernst-Platz; 134 até Theresienhöhe ou Schwanthalerhöhe
– De carro: não faça isso, meu amigo! Utilize o transporte público e evite dor de cabeça de ter que ficar horas atrás de uma vaga para o seu carro.

Qual o horário de funcionamento da festa?

No primeiro sábado de festa, as tendas abrem a partir do meio-dia, após o prefeito de Munique abrir o primeiro barril de cerveja, na tenda Schottenhamel.
O serviço sempre acontece até as 22h30min, quando as bandas tocam as últimas músicas.
Durante a semana, a maior parte das tendas das cervejarias abre entre as 10h da manhã e as 23h30min.
Tendas menores, cafés e estabelecimentos que vendem vinho e espumante normalmente funcionam entre 10h e 23h.
Nos finais de semana e feriados (dia 3 de outubro, por exemplo), as grandes tendas abrem a partir das 9h.

Crianças podem ir à Oktoberfest?

Sim! Nos dias de semana, principalmente, é muito comum ver famílias inteiras se divertindo – afinal a Oktoberfest também é um gigantesco parque de diversões!
As terças-feiras são sempre os Dias da Família.
É bom lembrar que crianças abaixo de 6 anos não podem ficar nas tendas após às 20 horas, mesmo na companhia dos pais.
Além disso, crianças e jovens entre 6 e 19 anos só podem permanecer na Oktoberfest após às 20 horas na companhia dos responsáveis. 

Qual o melhor dia para ir à Oktoberfest?

Eu prefiro sempre os dias com menos movimento, que são, normalmente, entre segunda e quinta-feira, fora de feriados (no caso, o dia 3 de outubro).
Você pode acompanhar o movimento na Oktoberfest em tempo real, através dos gráficos que são sempre atualizados no app oficial da Oktoberfest (download para Android/ download para iOS).

Existe lotação máxima no evento?

Algumas tendas podem sim atingir a lotação máxima em determinados horários (à noite, nos feriados e finais de semana) e podem fechar até que novos lugares sejam liberados. Mas a entrada no Theresienwiese não é normalmente limitada, uma vez que se trata de uma área gigantesca.
Quando o tempo está frio, chuvoso e com vento, as tendas fechadas ficam mais cheias. Já nos dias de sol, é normal ver um maior número de pessoas sentadas ao ar livre, nas mesas externas.

O que levar para a Oktoberfest?

Leve somente o básico! Por questão de segurança, existe uma revista feita por seguranças em todas as entradas da Oktoberfest e eles limitam o tamanho das bolsas e mochilas e também a entrada de alguns conteúdos. Quem está sem bolsa entra mais rapidamente!
Tamanho máximo permitido das bolsas: 20 X 15 X 10 cm (ou com capacidade máxima de 3 litros).
Caso a bolsa foi maior que o tamanho máximo permitido, ela deverá ser armazenada em um locker (pago).

Já se animou para vir à Oktoberfest de Munique?

Para otimizar seu tempo na cidade durante o período da Oktoberfest de Munique, que tal fazer um de nossos tours em português?

Além de apresentar todos os principais pontos turísticos, levaremos você a vários lugares cheios de história e de beleza indescritível.  

Fale conosco para saber mais sobre nossos tours privativos por Munique, Baviera e também a Salzburgo, na Áustria.

Leia mais sobre a Oktoberfest no blog No Mundo da Paula: Oktoberfest em Munique: Guia Completo

Sobre Márcia Oliveira 121 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Qual o segredo das cervejas alemãs? – Vou pra Alemanha
  2. Oktoberfest de Munique: alguns números surpreendentes – Guia brasileira em Munique – Tour em português em Munique – Munique para Brasileiros

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*