O que fazer em Salzburgo: roteiro de 1 dia com TOP 10 atrações

O que fazer em Salzburgo em apenas 1 dia: confira uma sugestão de roteiro a pé na cidade antiga e saiba tudo sobre a encantadora cidade natal de Amadeus Mozart!

Salzburgo é muito mais do que a cidade natal do Mozart ou o cenário do filme A Noviça Rebelde. É um lugar apaixonante que reúne lindas construções barrocas, cercadas pelos Alpes e por uma natureza exuberante. A boa notícia é que você poderá explorar grande parte dos seus pontos turísticos a pé. Veja a seguir dicas de o que fazer em Salzburgo, organizadas em um roteiro de um dia pela cidade! E se você resolver esticar sua estada por lá, nós também damos dicas extras de passeios nos arredores de Salzburgo que realmente valem a pena!

Dica para economizar em Salzburgo

Vale muito a pena utilizar o Salzburg Card para acessar gratuitamente as principais atrações da cidade e utilizar o transporte público de Salzburgo! O cartão é individual (também disponível no formato digital) e está disponível em 3 diferentes versões (com validade de 24, 48 e 72h).

O que fazer em Salzburgo: o essencial em 1 dia

Taí uma listinha com dicas de o que fazer em Salzburgo no seu primeiro (ou único dia na cidade). Visitando as 10 atrações a seguir, você já terá uma ótima noção da cidade e de sua história.


Roteiro a pé pelas principais atrações no centro histórico de Salzburgo

1) Palácio Mirabell
2) Café Sacher
3) Rio Salzach
4) Getreidegasse
5) Casa Natal de Mozart
6) Catedral de Salzburgo
7) Praça do Mozart e Praça da Residência
8) Fortaleza Hohensalzburg
9) Cemitério de São Pedro
10) O restaurante mais antigo da Europa Central

Se tiver apenas poucas horas na cidade ou não quiser caminhar tanto, você poderá embarcar em um ônibus turístico, que passará por 12 pontos de interesse e contará a história da cidade em um guia de áudio em 13 idiomas (incluindo o português).

Palácio Mirabell

Jardim do Palácio Mirabell em Salzburgo
O Jardim do Palácio Mirabell não pode faltar na sua lista de o que fazer em Salzburgo.

O Palácio Mirabell é um lugar imperdível. O prédio do palácio é onde atualmente funciona a prefeitura de Salzburgo, sendo, portanto, inacessível aos turistas. Mas isso não é problema algum, já que a principal atração do local é mesmo o seu jardim, que é aberto ao público (a entrada é gratuita).

Salzburg é uma cidade extremamente musical! Dentro do Palácio Mirabell, no belíssimo Salão de Mármore (onde Mozart já se apresentou), você terá a oportunidade de assistir a um lindo concerto com orquestra e solistas!

Se você estiver em Salzburgo na época da primavera ou do verão, você verá o jardim do Palácio Mirabell em seu máximo esplendor, todo colorido e florido. Lá você terá panoramas lindos da cidade antiga e certamente fará lindas fotos.

Jardim de Rosas no Palácio Mirabell
Quem é fã do filme “A Noviça Rebelde”, precisa saber que foi no jardim do Palácio Mirabell que Maria (Julie Andrews) e as crianças (filhos do capitão von Trapp) gravaram aquela cena clássica, em que cantam e dançam a música “Dó-Ré-Mi”! Aliás, sabia que existe um tour musical em Salzburgo que passa pelas principais locações do filme na cidade?

Do Palácio Mirabell, você vê ao fundo a Fortaleza Hohensalzburg e as torres das muitas igrejas cidade antiga. De lá, basta cruzar uma das pontes sobre o rio Salzach para chegar à cidade antiga, onde fica a maior parte das atrações do centro histórico de Salzburg.

Alguns destaques do Palácio Mirabell de Salzburgo:

  • A Fonte do Pégaso, que ficou famosa pelo filme “A Noviça Rebelde”
  • A Grande Fonte, cercada por 4 estátuas que simbolizam o fogo, o ar, a terra e a água.
  • O Jardim dos Anões, que fica em um patamar acima do jardim do palácio, onde se encontram 17 estátuas de anões em mármore.
  • O Jardim das Rosas, que fica cercado por grades e conta com centenas de roseiras que florescem nos meses de verão.
  • A escada onde as crianças pulam durante a música “Dó-Ré-Mi” no filme “A Noviça Rebelde”, ladeada por unicórnios.
  • O Salão de Mármore, famoso salão de concertos, onde também são realizados casamentos durante o verão.

Dica gastronômica: se quiser provar a autêntica torta Sacher, a mais famosa da Áustria, faça uma paradinha no charmosíssimo Café Sacher (que fica no hotel de mesmo nome) e deguste uma fatia com uma porção chantilly! O hotel fica bem próximo ao Palácio Mirabell.
A Torta Sacher, feita de chocolate amargo e damasco, é uma das famosas delícias austríacas.

Makartsteg, a “Ponte dos Cadeados”

A famosa Ponte dos Cadeados de Salzburgo liga a cidade nova à cidade antiga.

Saindo do Palácio Mirabell, atravesse o rio Salzach caminhando pela Makartsteg, também conhecida por ser a “Ponte dos Cadeados”. Os casais apaixonados deixam cadeados nas grades da ponte simbolizando o desejo de amor eterno. Do outro lado do rio está a cidade antiga de Salzburgo.

Dica aos apaixonados: caso queira deixar um cadeado na ponte para declarar o seu amor, saiba que várias lojas de souvenirs da Getreidegasse vendem cadeados decorados. Algumas lojas, inclusive, gravam os nomes do casal na hora. Não se esqueça de seguir a tradição de jogar a chave no rio!

Passeio de barco no Rio Salzach

O Rio Salzach, a Fortaleza Hohensalzburg e as torres da cidade antiga.

Uma das formas mais legais de apreciar o panorama de Salzburgo é através de um passeio de barco pelo rio Salzach, um afluente do rio Inn. O passeio dura menos de uma hora e é uma ótima pedida nos dias mais quentes! O bacana é que, no final do passeio, o barco “dança” no rio no ritmo de uma valsa!

Getreidegasse e a Casa Natal de Mozart

A rua de comércio do centro histórico de Salzburgo, chamada Getreidegasse concentra restaurantes, cafés, lojas de roupas e souvenirs, além das boutiques das grandes grifes internacionais. Ela está sempre cheia e impressiona pela idade secular dos seus prédios (o ano em que foram construídos está normalmente pintado na fachada, próximo ao telhado).

O que também chama a atenção na Getreidegasse são as plaquinhas de ferro forjado que enfeitam a entrada das lojas, relembrando uma antiga tradição da cidade. Além disso, a encantadora Igreja de São Brás, quase encravada na rocha que delimita a região do centro histórico de Salzburgo, deixa a rua ainda mais charmosa!

Prédio onde Mozart nasceu e morou até os 17 anos na Getreidegasse

Nesta rua fica também o famoso prédio de cor amarela onde Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756, a Casa Natal de Mozart, que hoje é um museu que conta em detalhes sobre a vida e a obra do mais famoso compositor austríaco. Lá dentro, você visita cômodos, como o quarto onde o compositor nasceu e a sala de estar da família, vê móveis tradicionais do século XVIII e conhece detalhes sobre as turnês musicais de Mozart pela Europa. E no final da visita tem também uma lojinha que vende de tudo: desde caixinhas de música e canetas a DVD’s e estátuas de Mozart.

Sabia que a casa natal de Mozart, em Salzburgo, é um dos museus mais visitados de toda a Áustria?
Cascas de ovos pintadas na loja Christmas in Salzburg

Seguindo a rua, um pouco mais à frente, você se deparará com uma loja bastante inusitada, que vende ovos pintados à mão para enfeitar árvores de Natal (e também árvores de Páscoa, que são tradicionais em países germânicos). A loja se chama “Christmas in Salzburg” e tem milhares de ovos decorados por toda a parte. As cascas de ovos são pintados com diferentes motivos – desde flores coloridas e animais até paisagens de Salzburgo e o rosto de Mozart. Mesmo que não queira comprar nada, vale a pena entrar e dar uma olhada!

Não deixe de provar esta delícia! No centro histórico, você poderá comprar as famosas “Mozartkugeln” (“bolas de Mozart”), que são bombons de pistache, marzipan e nougat. As “Mozartkugeln” são oferecidas por toda a parte, e você não poderá sair de Salzburg (ou da Áustria) sem prová-las! Aliás, fica aí uma ótima dica de souvenir para os amigos e a família.

A Catedral de Salzburgo e arredores

A fachada de mármore imponente da Catedral de Salzburgo.

A Catedral de Salzburgo já foi consumida pelo fogo, destruída por bombardeios da Segunda Guerra Mundial e, por duas vezes, reconstruída. Hoje, o prédio da Catedral é lindo, imponente e impressionante! Vale realmente a pena pagar a entrada e visitar o seu interior para conhecer sua cúpula, seus órgãos e a pia batismal em bronze onde Mozart foi batizado um dia após o seu nascimento.

Todo os dias, ao meio-dia, você poderá assistir a um espetacular concerto de órgão na Catedral de Salzburgo, com duração de apenas meia-hora. Ótima opção para quem não tem muito tempo na cidade!

Bem próximo à Catedral, visite também as seguintes praças:

  • A Praça de Mozart, onde se encontra uma estátua do compositor sob um pedestal de mármore branca.
  • A Praça da Residência, de onde partem os passeios de carruagem e onde fica uma das fontes barrocas mais bonitas de toda a Europa.
  • A Praça da Catedral, que proporciona uma vista incrível da fachada e dos três portões da Catedral de Salzburgo.
  • A Praça do Capítulo, de onde você tem uma visão espetacular da Fortaleza Hohensalzburg e uma escultura contemporânea, com um homem de pé sobre uma bola dourada.

A Fortaleza de Hohensalzburg, o Cemitério de São Pedro e o restaurante St Peter Stiftskeller

Panorama espetacular do centro histórico, visto da Fortaleza Hohensalzburg.

A Fortaleza de Hohensalzburg é o principal cartão-postal de Salzburg. Vale muito a pena conhecer essa construção medieval, que é considerada uma das maiores e mais bem preservadas fortaleza da Europa! Lá de cima, você tem uma visão privilegiada do centro histórico de Salzburgo e um panorama de tirar o fôlego dos Alpes!

Se você tiver o Salzburg Card, poderá subir gratuitamente à Fortaleza Hohensalzburg, sem entrar em fila. Mas, se preferir, pode, é claro, comprar apenas o tíquete para subir de bondinho à Fortaleza.
O cemitério de São Pedro é um dos mais antigos do mundo ainda em atividade

Ao descer da fortaleza, logo ao lado da a saída do funicular, você poderá também visitar o Cemitério de São Pedro, que foi reproduzido nos estúdios de Hollywood e utilizado pela família Von Trapp (no filme “A Noviça Rebelde”) para se esconder dos nazistas antes fugir da Áustria a pé, pelos Alpes. Ele está em funcionamento desde o século VIII, sendo considerado um dos cemitérios mais lindos do mundo!

A entrada de um dos restaurantes mais antigos do mundo, com tradição de mais de 1200 anos

Ao sair do cemitério, você estará na região de um mosteiro, onde se localiza a Igreja de São Pedro (a mais antiga da cidade) e o restaurante mais antigo da Europa Central (St. Peter Stiftskulinarium), fundado em 803 – e em funcionamento até hoje). Mesmo que não deseje fazer uma refeição por lá, vale a pena entrar para dar uma olhadinha e ver que parte dele foi escavada na rocha! O lugar é muito lindo!

Dica extra: o jantar musical do Mozart em Salzburgo

Se você for pernoitar na cidade, recomendo que reserve o seu lugar com antecedência no “Mozart Dinner Concert”: um jantar musical em um salão tradicional no mosteiro de São Pedro, local onde possivelmente a cidade foi fundada.

Hotéis em Salzburgo

Se você for pernoitar em Salzburgo, não deixe de conferir esta seleção de hotéis com as melhores opções e regiões para se hospedar na cidade!

O jantar do Mozart acontece em um auditório barroco, à luz de velas. O menu é delicioso e consiste em pratos baseados em receitas históricas: pão com manteiga, além de sopa (entrada), frango com batatas (prato principal) e sorvete (sobremesa). É claro que esta é uma descrição muito simplista dos pratos. Além de muito saborosos, a apresentação deles é linda!

Vale muito a pena reservar alguns Euros do orçamento da viagem para ir a este jantar Musical do Mozart! Eu já fui e recomendo.

A orquestra e o ambiente também não deixam a desejar. Os músicos vestem trajes típicos de época e volta e meia interagem com os espectadores. A programação musical acontece em três partes – e cada uma das partes é dedicada a uma famosa ópera de Mozart: “A Flauta Mágica”, “Don Giovanni” e “As Bodas de Fígaro”.

Dicas bônus: o que fazer em Salzburgo se você tiver mais de um dia na cidade

É possível conhecer o essencial de Salzburgo em apenas um dia, mas, caso se decida por se hospedar por vários dias na cidade, certamente terá muitas atividades para fazer na cidade e nos arredores! Você encontra a seguir mais algumas sugestões de o que fazer em Salzburgo logo a seguir.

Montanha Untersberg e Palácio Hellbrunn

Se você pernoitar em Salzburgo, poderá visitar no segundo dia atrações que ficam um pouco mais distantes do centro histórico, como é o caso da montanha Untersberg e do Palácio Hellbrunn. Para chegar a estes lugares, você pode usar a rede de transporte público da cidade.

Com o Salzburg Card, a passagem de ônibus e subida/descida de teleférico na montanha Untersberg são gratuitas – e assim você economiza mais algumas dezenas de euros! Além disso, entrada para o Palácio Hellbrunn é 100% grátis para quem tem o Salzburg Card!
Vista da montanha Untersberg em um dia de verão

A montanha Untersberg fica na região de Grödig. Na sua base, você pega um bondinho bem amplo, com capacidade para várias pessoas – e sobe até cerca de 1800 metros, em menos de 10 minutos. Lá de cima, é possível ter uma visão privilegiada de Salzburgo e arredores e ainda beber um chope ou fazer uma refeição em um dos dois restaurantes (eu almocei um delicioso Schnitzel com fritas curtindo o visual e o dia de sol). Você também poderá fazer caminhadas até o Geiereck (1805 metros) ou ir a pé até a montanha Salzburg Hochtron (1856 metros). Eu visitei o Geiereck e a vista de lá é simplesmente sensacional!

O “Jogo de Águas” do Palácio Hellbrunn é diversão garantida!

Já o Palácio Hellbrunn é onde fica o gazebo onde Maria canta “Something Good” no filme “A Noviça Rebelde”. Se você não é fã ou não assistiu ao filme, pode se limitar à parte das fontes, que é muito bonita, divertida e molhada, ideal para um dia quente de verão. A visita é guiada e, por várias vezes, você é surpreendido pelos jogos de água, que pode sair de vários lados, quando você menos espera. O ideal é visitar a parte das fontes no verão e ir com calçados e roupas que possam ser molhados.

O Palácio Hellbrunn foi construído por Markus Sittikus, Arcebispo de Salzburgo e Príncipe, com o objetivo de divertir seus convidados. Ele instalou várias fontes disfarçadas que molhavam sua visitas enquanto elas apreciavam as diversas obras de arte do seu jardim. Depois de se molhar a primeira vez, você vai entrar no clima e se divertir pra valer!

Outros passeios para fazer nos arredores de Salzburgo

Salzburgo pode ser o ponto de partida para vários passeios bate-volta:

  1. Passeio a Hallstatt, consiuderado um dos vilarejos alpinos mais bonitos do mundo!
  2. Passeio ao Ninho da Águia, que fica na Alemanha, bem próximo à fronteira com a Áustria (o Ninho da Águia foi um antigo refúgio de Hitler nos Alpes alemães, onde eram realizadas reuniões de cúpula do partido, com a participação de autoridades e em total privacidade).
  3. Passeio às minas de sal na Baviera

Ah, e claro: se você estiver hospedado em Munique, na Alemanha, saiba que é perfeitamente viável fazer um tour de um dia em Salzburgo! A cidade de Mozart fica bem perto da fronteira com a Baviera e é um dos bate-voltas mais procurados por quem visita a capital bávara!

Tirando dúvidas sobre Salzburg

O que fazer em Salzburgo?

Se você tiver pouco tempo na cidade, sugiro se concentrar no centro histórico e conhecer as principais atrações, como o jardim do Palácio Mirabell e a Fortaleza Hohensalzburg.Caso contrário, conheça o principal, mas também se perca pelas ruas do centro histórico, coma uma fatia da autêntica Torta Sacher e visite a casa onde nasceu Amadeus Mozart, o cidadão mais ilustre da cidade. Há também várias possibilidades de atrações nos arredores de Salzburgo, como o vilarejo austríaco de Hallstatt e o Ninho da Águia, na Alemanha.

Como chegar a Salzburgo?

Salzburgo tem uma estação de trens bem grande onde chegam trens de várias regiões da Europa. A estação fica próxima ao centro histórico (cerca de 15 minutos e pé). Além disso, há um aeroporto na cidade e vários estacionamentos para quem chega de carro.

Vale a pena comprar o Salzburg Card?

Sim, se você colocar na ponta do lápis, vale super a pena comprar o Salzburg Card, que dá gratuidade nas principais atrações de Salzburgo (como a Fortaleza Hohensalzburg e a Casa Natal de Mozart) e também permite o deslocamento gratuito dentro da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.