Dicas para aprender alemão sem traumas!

Não sou professora de alemão, mas estudo o idioma desde criança e faço frequentemente traduções do alemão para o português. Por isso, já estou bastante familiarizada com suas exceções, declinações e esquisitices. Assim, reuni algumas dicas para encorajar quem acha que "a vida é muito curta para aprender Alemão" a seguir ou manter seu objetivo!

Aprender alemão exige sim força de vontade, paciência e treinamento. É difícil e bem diferente do Português, mas não é impossível como muitos dizem por aí. Com empenho, um bom curso/professor e o método adequado aos seus objetivos, você poderá sim atingir um bom nível de domínio do idioma.

Minhas principais dicas para quem quer aprender alemão


1) Não se assuste com as palavras grandes

Muito se fala das palavras grandes e “impronunciáveis” da língua alemã. Mas pode acreditar: elas não são nenhum bicho de sete cabeças. Esses “palavrões” são, na realidade, a junção de várias palavras em uma só – e com o tempo você vai ver que nem é tão complicado pronunciá-las!

Por exemplo: “die Bushaltestelle” (“a parada de ônibus) é a junção de três palavras: “der Bus” (“ônibus”); “halte” (vem do verbo “parar”); die Stelle (“local”).

2) Aprenda a palavra em alemão junto com seu artigo

No português temos dois artigos: o feminino (“a”) e o masculino (“o”), correto? No Alemão, no entanto, existem três artigos: o feminino (“die”), o masculino (“der”) e o neutro (“das”). Além disso, não existe uma lógica para o emprego desses artigos (embora existam algumas regrinhas que ajudem a identificar o artigo de algumas palavras).

Assim, enquanto aprende alemão, é extremamente importante que você sempre memorize o artigo correspondente a cada substantivo. Isso será fundamental também para poder formar frases gramaticalmente corretas quando você começar a aprender as declinações. Mas isso é um assunto para se ver mais adiante, quando você já souber o básico da língua.

  • Exemplo 1: der Tisch (significa “a mesa”). Apesar de “mesa” ser um substantivo feminino no português, esta palavra é um substantivo masculino em alemão (porque seu artigo é o “der”).
  • Exemplo 2: das Mädchen (significa “a menina”). Apesar de “menina” ser um substantivo feminino no português, esta palavra é um substantivo neutro em alemão (porque seu artigo é o “das”).
  • Exemplo 3: die Sonne (significa “o sol”). Apesar de “sol” ser um substantivo masculino no português, esta palavra é um sustantivo feminino no alemão (porque seu artigo é o “die”).

3) O importante é se comunicar!

Isso é 100% verdade: não se preocupe em formar frases completamente corretas no que diz respeito a plural, artigos, declinações. Se o seu objetivo é se fazer entender, formule frases que façam sentido, mesmo que não estejam gramaticalmente perfeitas.

Imagine a seguinte situação: se um alemão chega em uma praia carioca e diz “Eu querer comprar duas água de cocô”, o vendedor poderá rir do seu jeito de falar, mas a verdade é que o gringo será entendido, correto? E esse entendimento acontece mesmo que ele não esteja falando e compondo frases como uma pessoa fluente ou nativa o faria.

Por isso, deixe a vergonha e a autocensura de lado! Eu sei que é difícil, mas depois que a gente coloca essa regra em prática, a fluência vai vindo aos poucos!

4) Exponha-se

Ouça músicas, rádios em alemão, leia jornais, assista a canais de TV e fale em alemão sempre que possível. Muita gente tem medo de errar ou vergonha de não se fazer entender. Mas não tem jeito: só mesmo colocando a língua em prática, é que você poderá melhorá-la.

Perfis no Instagram com ótimas dicas de alemão

Esses perfis de professores de alemão são ótimas fontes de dicas para quem deseja aprender alemão. Vale a pena acompanhá-los, porque todos os dias tem alguma novidade por lá. E o bacana do Instagram é que sempre dá para interagir e tirar dúvidas!

Tem alguma outra dica sobre aprender alemão?

Compartilhe nos comentários se você tem alguma dica de curso, site ou aplicativo para aprender alemão!

5 respostas

  1. Olá Márcia, gostei muito do seu blog, tem muita informação útil. Meu marido pensa em morar na Alemanha, começamos a estudar alemão tem alguns meses, mas ainda não sabemos muito do idioma. Aqui ele é professor e eu sou funcionária pública, mas como estamos bastante desanimados com o futuro dos nossos filhos aqui no Brasil, então começamos a estudar. Ele está fazendo a cidadania alemã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *