Bandeira da Alemanha: significado e outros símbolos nacionais

Bandeira da Alemanha
Bandeira da Alemanha

A Bandeira da Alemanha é um dos símbolos mais fortes e mais presentes no dia a dia do país!

Aliás, sabia que a bandeira é tão importante para os alemães, que ela é o único símbolo nacional que tem suas características descritas na constituição federal?

Além da bandeira, existem outros símbolos que ajudam a criar uma identidade nacional e que personificam tradições, valores e a própria história do país, como é o caso da figura da águia federal e do hino nacional da Alemanha (belíssimo, por sinal!).



A Bandeira da Alemanha

A bandeira nacional é preta, vermelha e dourada.

Artigo 22 da Lei Fundamental da Alemanha, parágrafo 2.

Pois é, ela está descrita exatamente assim na Lei Fundamental da Alemanha (de maneira simples e bem direta, como os alemães gostam de ser), sendo um grande símbolo de unidade, liberdade e democracia.

Bandeiras alemãs durante um jogo de futebol

A bandeira tricolor da Alemanha pode receber, adicionalmente, o brasão de armas federal: um campo dourado no centro, com a figura de uma águia preta com asas abertas, além de garras, língua e bico vermelhos. Neste caso, a bandeira só poderá ser utilizada por determinadas autoridades e instituições da República Federal da Alemanha.

Bandeira da Alemanha com águia
A bandeira com o brasão de armas federal

História e origem da bandeira da Alemanha

A bandeira da Alemanha como conhecemos hoje foi utilizada pela primeira vez em 1832, durante o Festival de Hambach, que foi um dos primeiros protestos de que se tem notícia a favor da unidade, democracia e liberdade da Alemanha, na época ainda fragmentada.

Sabia que mesmo depois da divisão da Alemanha em dois países (vigente entre 1945 e 1990), tanto a República Democrática Alemanha (Alemanha Oriental) quanto a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) utilizaram a bandeira preta, vermelha e dourada?

Após dez anos de divisão do país, a República Democrática da Alemanha adicionou à bandeira um martelo, o compasso e espigas de grãos também seguindo as três cores da bandeira - simbolizando uma aliança entre os operários, os intelectuais e os agricultores.

Bandeira da Alemanha Oriental
Bandeira da Alemanha Oriental

A Bandeira da "Unidade Alemã"

A maior bandeira da Alemanha é a "Bandeira da Unidade". Ela fica em frente ao prédio do Parlamento alemão, na capital, Berlim, e tem área equivalente a um apartamento de 60 metros quadrados!

Além disso, ela não é uma bandeira qualquer: é um monumento à unidade alemã. Por este motivo, ela nunca é colocada a meio mastro no caso de luto, como as demais bandeiras que podem ser vistas nos prédios oficiais do governo pela Alemanha.

Bandeira da Unidade em Berlim
O mastro da "Bandeira da Unidade" tem 28,5 metros de altura, pesa 6,7 toneladas e tem escrito em sua base o seguinte texto: "Unidade Alemã - 3 de outubro de 1990".

Por que preto, vermelho e dourado?

Por que a bandeira da Alemanha utiliza as listras horizontais em preto, vermelho e dourado? De onde surgiram e qual o significado dessas cores?

Acredita-se que as três cores tenham surgido a partir do uniforme de soldados alemães voluntários que lutaram contra Napoleão em 1813. Esses soldados eram jovens que vieram de todos os cantos da Alemanha e que precisavam de uma roupa única para criar uma identidade ao grupo. Decidiu-se então tingir seus diferentes trajes de preto (era a cor mais fácil de pegar em qualquer tecido), com detalhes vermelhos e botões dourados de latão.

Nesta época, cada cor do uniforme tinha seu significado:

o preto representava as condições ruins em que as pessoas viviam
o vermelho simbolizava o sangue derramado na guerra
o dourado era o símbolo da liberdade que as pessoas tanto desejavam
Vermelho, preto e dourado: as cores da Bandeira da Alemanha
Vermelho, preto e dourado: as cores nacionais da Alemanha
Se a bandeira da Alemanha é preta, vermelha e dourada, porque então ela é comumente representada pelas cores preta, vermelha e amarela?

A resposta é simples: porque a cor dourada não pode ser impressa tão facilmente. Além disso, seria muito caro realizar uma impressão especial dourada, que também não seria tão durável, uma vez que muitas bandeiras ficam expostas às intempéries. Assim, na prática, utiliza-se frequentemente a cor amarelo ouro para representar a faixa dourada.



O brasão federal da Alemanha

O brasão da Alemanha mostra uma águia negra sobre um fundo dourado, com a cabeça voltada para a direita e asas abertas. Seu bico, língua e garras são representadas na cor vermelha. Ela é conhecida como "a águia federal".

A águia federal da Alemanha
A águia federal na bandeira da Alemanha
Você sabia que há muitos séculos a águia é utilizada como símbolo de divindade, soberania e poder - inclusive pelos germanos e romanos? Na mitologia grega, por exemplo, a águia é o símbolo de Zeus, o deus mais poderoso. No cristianismo, representa o poder de Deus.
Águia, símbolo da Alemanha
Desde a reunificação em 1990, a águia passou a ser novamente o símbolo de toda a Alemanha.

Durante o período do governo nazista na Alemanha, o Partido Nacional Socialista combinou a tradicional águia à suástica e a uma coroa de folhas de carvalho. Neste caso, a águia olhava sobre o ombro esquerdo - e ficou conhecida como "a águia do partido". A partir de 1935, Hitler ordenou que este conjunto de símbolos se tornasse o brasão de armas do III Reich, sendo que, neste caso, a águia deveria olhar sobre o ombro direito. Desta forma, ele expressava a união do estado com o partido nazista.

O hino nacional da Alemanha

Além da bandeira da Alemanha e do brasão da Águia, o hino nacional alemão é também é uma expressão de identidade nacional.

Desde 1991, de acordo com decisão do então Presidente (Richard von Weizsäcker) e do então Primeiro Ministro (Helmut Kohl), o hino nacional da Alemanha é a terceira estrofe da "Canção dos Alemães" ou "Canção da Alemanha!".

A letra do hino nacional da Alemanha foi escrita por August Heinrich Hoffmann von Fallersleben, em 1841. Ele era um professor republicano que militava a favor da unificação alemã em um país até então fragmentado. A melodia escolhida por Hoffmann foi a do hino "Deus salve o Imperador Francisco", composto pelo austríaco Franz Joseph Haydn, em 1797, em homenagem a Francisco II, imperador da Áustria.

A letra original do atual hino da Alemanha é a seguinte:

Einigkeit und Recht und Freiheit
Für das deutsche Vaterland!
Danach lasst uns alle streben
Brüderlich mit Herz und Hand!
Einigkeit und Recht und Freiheit
Sind des Glückes Unterpfand –
Blüh im Glanze dieses Glückes,
Blühe, deutsches Vaterland!

Hino da República Federal da Alemanha

A tradução do hino da Alemanha para o português é a seguinte:

Unidade, direito e liberdade
Pela pátria alemã!
Vamos todos perseguir esse propósito
Fraternalmente com coração e mão!
Unidade, direito e liberdade
São o penhor da felicidade;
|: Floresça na glória desta benção,
Floreia, pátria alemã !: |

Hino da República Federal da Alemanha
Durante o período do III Reich, a primeira estrofe do hino nacional da Alemanha era cantada em cerimônias junto ao hino do partido nazista. Por remeter a uma suposta "superioridade germânica", tão pregada pelos nacional socialistas, ela foi banida, apesar de sua reprodução não ser considerada crime na Alemanha ("apenas" falta de respeito).
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!