Dirigir na Alemanha: 10 dicas práticas para sua viagem de carro

Brasileiro pode dirigir na Alemanha? Como são as estradas? Tem pedágios? É verdade que não existe limite de velocidade nas Autobahns? Todas as infos que você precisa saber para dirigir na Alemanha você encontra logo a seguir!

Muitas pessoas me perguntam como é dirigir na Alemanha. Se é muito diferente do Brasil, se vale a pena alugar um carro durante a viagem, como são as placas e a sinalização de trânsito, quanto custa o combustível, se dá pra dirigir sem saber alemão… Por isso, reuni algumas dicas para turistas quem vêm para a Alemanha e pretendem alugar um carro para viajar pelo país.

Abaixo você encontra 10 dicas úteis para dirigir na Alemanha evitando ao máximo multas, acidentes e perrengues em geral! Afinal, ninguém quer se aborrecer durante as férias, não é mesmo?

1) Dirigir na Alemanha com a carteira brasileira de motorista

Como turista, você pode dirigir na Alemanha com a CNH brasileira original. A maioria das locadoras de veículos aceita apenas a CNH brasileira como comprovante de habilitação, mas algumas poucas exigem a tradução juramentada da carteira para o alemão.

Neste caso, por segurança, sugiro que, com alguma antecedência de sua viagem, você solicite à autoridade de trânsito da sua cidade a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que nada mais é do que a tradução oficial da sua CNH.

De qualquer forma, quando alugar o seu carro via internet, ainda no Brasil, pergunte à locadora se a Permissão Internacional para Dirigir (PID) é realmente exigida para não gastar dinheiro desnecessariamente com a sua emissão.

Permissão internacional para dirigir emitida pelos departamentos de trânsito no Brasil


2) Muita atenção aos pedestres

Os pedestres na Alemanha confiam que os motoristas irão sempre parar na faixa de pedestres quando eles quiserem atravessar a rua.

Aqui na Alemanha, existem muitas pessoas idosas que caminham pelas ruas sozinhas com as dificuldades naturais da idade: devagar, com andadores, sem escutar nem enxergar bem. Por isso, muita atenção a elas! Sem falar nas crianças, que costumam andar sozinhas na rua desde muito cedo – e naturalmente têm pouca consciência do perigo, além de um comportamento bastante imprevisível.
Esteja muito atento às crianças, principalmente na proximidade de escolas, perto de parques e em ruas com pouco movimento.

3) Cuidado redobrado com os ciclistas

Assim como os pedestres, os ciclistas na Alemanha confiam plenamente nos motoristas. Principalmente dentro das grandes cidades, existem muitas ciclovias que interceptam as ruas.

A dica de outro é: sempre faça uma breve parada, cheque os espelhos e dê uma olhada por cima do ombro quando for dobrar em uma rua aqui na Alemanha. A chance de atropelar um ciclista é alta – ele, muito provavelmente, não irá parar quando você estiver por perto, porque acredita que você, enquanto motorista, dará preferência a ele no trânsito.
Caso veja um ciclista pedalando pela rua, preste muita atenção também aos seus movimentos evasivos, que podem culminar em um acidente, se você não estiver em uma velocidade adequada e pronto para frear.


4) Palavras úteis em alemão para dirigir na Alemanha

Para dirigir na Alemanha com mais segurança, vale a pena aprender algumas palavrinhas do vocabulário básico de trânsito em alemão:

die Einfahrt: entrada para carros
die Ausfahrt: saída para carros
die Tankstelle: posto de gasolina
das Benzin: gasolina
das Auto/der Wagen/das Fahrzeug: o carro/o automóvel/o veículo
die Strasse: a rua
der Führeschein: carteira de motorista
der Parkplatz: estacionamento

5) Diferentes placas de trânsito

Aqui na Alemanha temos várias placas de trânsito e algumas regras diferentes. Mas acredito que prestando muita atenção aos limites de velocidade, aos pedestres e aos ciclistas, você não terá problemas para dirigir como turista na Alemanha!

Abaixo algumas placas importantes para você memorizar:

6) Dirigir na Autobahn sem limite de velocidade

Muitos turistas que viajam para a Alemanha acreditam que todas as estradas na Alemanha não têm limite de velocidade. Mas saiba que não é bem assim!

A maior parte das estradas dentro da Alemanha tem limite de velocidade, que é mostrado através de placas e sinais luminosos, assim como no Brasil. E, como brasileiro, saiba que você pode sim ser multado e receber a multa em casa, no Brasil, através da locadora, se esse limite prescrito for ultrapassado.

Apenas quando houver uma placa ou sinal luminoso como o da imagem abaixo é que termina o limite de velocidade – e também a partir deste sinal tem fim da proibição de ultrapassagem naquele trecho, caso ela exista. Neste caso, você pode sim acelerar mais fundo sem o perigo de ser multado.

No entanto, saiba que a velocidade máxima recomendada nestes trechos sem limite de velocidade é de 130 km/h – embora você veja, na faixa da esquerda, carros que viajam (ou será que voam?) próximos aos 200 km/h.

Aliás, além das placas que mostram a velocidade máxima autorizada, existem também trechos em estradas com velocidade mínima prescrita:

7) Limite de velocidade dentro das cidades

Saiba que dentro das cidades você não poderá acelerar muito. Na maior parte dos trechos urbanos, o limite é de 50 km/h. Sim, é muito pouco, mas é isso mesmo! Além disso, saiba que dentro das cidades existem também ruas em que o limite é de 30 km/h.

Assim, fique de olho vivo nas placas para não exceder a velocidade máxima permitida dentro da cidade!

8) Abastecer o carro na Alemanha

Na Alemanha não existem frentistas nos postos de gasolina. Você mesmo deverá colocar a mão na massa e encher o tanque da seguinte forma:

Em primeiro lugar, escolha uma bomba com o combustível adequado ao seu veículo (pergunte à locadora de veículos com qual combustível você deverá abastecer).
Depois de encher o tanque, veja o número que se encontra em cima da sua bomba.
Agora vá até a lojinha de conveniência e informe ao atendente, no caixa, o número da bomba onde abasteceu o seu veículo para realizar o pagamento.
Ao alugar um carro, você deve se informar junto à locadora ou na própria documentação do veículo com qual combustível deverá abastecê-lo!

Tipos de combustíveis na Alemanha

Na Alemanha os combustíveis que você normalmente encontra nos postos de gasolina são os seguintes:

Super ou E5: gasolina que contém cerca de 5% de etanol.
Super E10: gasolina que contém cerca de 10% de etanol.
Diesel: esse é fácil, é o mesmo nome que usamos no Brasil! 🙂
Erdgas/CNG: gás natural

Preço do combustível na Alemanha

Os valores aproximados do combustível (válidos em julho de 2020) nos diferentes estados da Alemanha consta na tabela abaixo.

A média de valores de combustível em toda a Alemanha se encontra na última linha da tabela

9) Pedágio na Alemanha

Quer uma ótima notícia sobre o tema dirigir na Alemanha? Não existem pedágios nas rodovias alemães! 🙂

10) Dirigir na Alemanha no inverno

Quem pretende dirigir na Alemanha durante o inverno deve levar em conta que pode ocorrer queda de neve, geada, gelo na pista… Aliás, não só no inverno, mas também já no final do outono e ainda no início da primavera.

Nos meses frios, os veículos na Alemanha trocam os pneus pelos pneus de inverno. Isso é obrigatório por aqui. Esses pneus são mais macios que os pneus de verão, por isso têm maior aderência ao asfalto mais escorregadio do inverno. Além disso, possuem ranhuras maiores e têm uma melhor drenagem para evitar a aquaplanagem.
O importante é saber que, em caso de queda de neve, de visão dificultada e de rodovia escorregadia, você deve circular, no máximo, a 50 km/h para evitar acidentes!

A troca dos pneus normalmente obedece às seguintes regras: da Páscoa até outubro os veículos circulam com pneus de verão. No resto do ano, são utilizados os pneus de inverno. Outro parâmetro que pode ser utilizado para troca dos pneus é a temperatura: a troca de pneus de verão pelos de inverno deve ocorrer quando começamos a ter vários dias com temperaturas abaixo de 7 graus Celsius positivos. Enfim, toda essa explicação sobre a troca de pneus é apenas por curiosidade. Quando você alugar um carro para dirigir na Alemanha, ele já virá com o pneu correto, então não precisa se preocupar com isso!



Muitas pessoas ficam em dúvida sobre quando usar correntes nos pneus. Aqui na Alemanha você não deverá usar as correntes de neve regularmente durante o inverno. Apenas em ruas totalmente cobertas por neve, assim como descidas e subidas. Você verá uma placa como a mostrada abaixo mostrando a obrigatoriedade do uso da corrente. Ah! E vale lembrar que, em geral, bastam as correntes nos pneus de trás para ajudar a evitar atolamento e derrapagem.

Se você não se sente confortável para sair por aí dirigindo com neve, não tem problema! Afinal no Brasil não temos rodovias congeladas e branquinhas no inverno como aqui. Na Alemanha, temos trens maravilhosos e também ônibus que fazem regularmente conexão entre as mais variadas cidades dentro e fora da Alemanha!

Vem pra Alemanha?

Eu trabalho como guia brasileira em Munique e arredores - e terei muito prazer em receber você e seu grupo para explorar essa linda região da Baviera com nossos tours em português!

Perguntas frequentes sobre dirigir na Alemanha

Posso dirigir na Alemanha com a CNH brasileira?

Sim. Se você é um turista acima de 18 anos e deseja dirigir na Alemanha, sua carteira de motorista (CNH brasileira) é válida. No entanto, para você retirar o automóvel, algumas locadoras de veículos exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é a tradução oficial da sua habilitação brasileira, realizada pelos departamentos de trânsito locais.

Qual o valor do combustível na Alemanha?

O valor do combustível na Alemanha varia de estado pra estado. Neste post temos uma lista com os valores por litro da gasolina e diesel, caso você pretenda alugar um carro para dirigir na Alemanha. Além disso, damos dicas sobre qual combustível utilizar no seu automóvel e também sobre como abastecer sozinho o seu carro em um posto da Alemanha.

Como são as placas de trânsito na Alemanha?

Muitas placas de trânsito na Alemanha são iguais às que vemos no Brasil. No entanto, há algumas bem diferentes, que você poderá memorizar para evitar passar perrengues. Aqui neste post temos uma lista delas.

Como funciona o pedágio na Alemanha?

As estradas da Alemanha não têm pedágios. A manutenção e a construção das excelentes estradas do país é paga somente com os impostos de seus cidadãos.

Respostas de 11

  1. Olá!
    Por quanto tempo podemos dirigir com a PID?
    Depois temos que tirar a carteira de novo ou existe algum tramite para tirar a carteira de motorista aí só com a PID?

    1. Se você estiver morando aqui, a sua carteira brasileira deixa de ser aceita depois de 6 meses. Aí você tem que fazer as provas novamente (e, em alguns casos, todo o processo para retirar carteira do zero). Abraços!

  2. Gostei das dicas dadas por aqui. Estava procurando e por isso me sinto assim mais segura para dar um passeio por lá . Grata.

  3. BOM DIA, PRECISA DA VINHETA (UMWELTPLAKETTE) PARA DIRIGIR NA ALEMANHA? E CASO ALUGUE O CARRO NA FRANÇA QUE JÁ VEM DA LOCADORA COM UMA VINHETA DA FRANÇA, PRECISARIA FAZER UMA DA ALEMANHA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *