Hofbräuhaus de Munique: a cervejaria mais famosa do mundo

Se você ama cerveja e as tradições da cultura bávara, tem um lugar que você não pode deixar de visitar na Alemanha: a cervejaria Hofbräuhaus de Munique!

Fachada da Hofbräuhaus de Munique
A linda fachada da Hofbräuhaus
Você sabia que figuras ilustres como o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, a imperatriz austríaca Sissi (que era de origem bávara) e o revolucionário russo Lenin frequentavam e amavam a atmosfera e a cerveja da Hofbräuhaus de Munique?

Mais de 400 anos de tradição

A cervejaria Hofbräuhaus tem uma trajetória de mais de quatro séculos. Ela foi fundada em 1589 pelo Duque Guilherme V, um grande apreciador de cerveja. Imaginem só: ele costumava compartilhar os seus barris de cerveja até mesmo com os seus cerca de 600 empregados. Já pensou em ganhar cerveja grátis durante as suas refeições no trabalho?

Como a cerveja consumida pela corte era importada de outras regiões, o custo do transporte e acondicionamento era normalmente alto. Em uma época em que os cofres do rei estavam abalados pela extravagância e má administração, ele tratou de garantir a sua preciosa cerveja de cada dia fundando a sua própria cervejaria: a Hofbräuhaus – ou simplesmente HB.

O logo da cerveja Hofbräuhaus consiste nas letras HB e em uma coroa. A coroa indica sua origem, enquanto cervejaria fundada pela corte. E se você está em dúvida sobre como se pronuncia o nome da cervejaria, fale como se lê a seguir: “Rrofbróirraus”.

A cervejaria mais famosa do mundo

A Hofbräuhaus é a cervejaria mais famosa do mundo. Além de servir sua famosa cerveja em canecas de 500 ml e de até 1 litro (!), lá é possível provar um menu tipicamente bávaro, incluindo o Brezen (o pretzel salgado), joelho de porco, Obazda (uma espécie de pastinha feita da mistura de queijos e manteiga), o Schnitzel (bife empanado) e a famosa Weisswurst de Munique (salsicha branca feita com carne de vitela, carne de porco e salsinha), entre vários outros pratos – consulte o cardápio da Hofbräuhaus de Munique.

Prato na Hofbräuhaus de Munique
Salada de batata e salsichas vienenses

Apenas um ponto importante a considerar (e que sempre deixo bem claro aos nossos turistas) é que os garçons da Hofbräuhaus de Munique são conhecidos por não serem muito amáveis e pacientes com os clientes… Heheheheh! Por isso, foque-se na alegria e no aconchego do ambiente e tenha paciência, caso não dê tanta sorte com o atendimento!

Ambiente alegre e muita cerveja

O prédio da Hofbräuhaus de Munique, em estilo neo-renascentista, tem vários andares e diferentes ambientes. Logo na entrada, você se depara com o salão principal, onde se localizam mesas enormes, compartilhadas por clientes de diferentes idades, culturas e nacionalidades.

Salão principal da Hofbräuhaus de Munique
O salão principal da Hofbräuhaus de Munique

Há também as mesas cativas (sinalizadas com placas de ferro) e os armários que guardam as canecas dos clientes frequentes (armazenadas como se fossem um tesouro), sobre os quais falamos em detalhes no nosso Tour Caminhando por Munique.

Mesa cativa na Hofbräuhaus de Munique
Placa indicando uma mesa cativa
Conheça o melhor de Munique com a gente!
Nós levamos você e seu grupo em um passeio privativo pelo centro histórico de Munique! Além de visitar a Hofbräuhaus, caminharemos juntos por locais que guardam muita história e que certamente tornarão a sua passagem pela capital bávara ainda mais interessante. É só entrar em contato, que lhe enviaremos todos os detalhes desse passeio em português com guia brasileira.

Neste salão fica há também um palco onde costuma se apresentar uma bandinha típica (que faz algumas pausas e se hidrata constantemente com cerveja, é claro!). As alegres marchinhas bávaras e os hits da Oktoberfest são a trilha sonora das refeições – e é impossível ficar imune à energia contagiante do lugar! De vez em quando, é possível ver alguns clientes de pé, sobre os bancos, cantando, dançando e brindando com locais vestindo tradicionais trajes bávaros. É muita alegria em um lugar só!

Banda da Hofbräuhaus de Munique
Bandinha no salão principal da Hofbräuhaus
De tempos em tempos, a bandinha da Hofbräuhaus toca a música “Ein Prosit der Gemütlichkeit“, um verdadeiro hino à cultura cervejeira, que automaticamente lembra aos clientes que é hora de brindar com seus vizinhos de mesa (conhecidos ou não) – e de tomar mais um gole de cerveja!

Se você deseja um ambiente mais silencioso para apreciar sua cerveja, passe por todo o salão principal e suba as escadas até o segundo andar. Lá em cima há uma varanda (aberta somente no verão) e também um outro salão mais apropriado para conversar, sem muito barulho. Subindo mais um andar a partir daí, você chega a um grande Salão de Festas, com um belíssimo teto arredondado (que lembra o formato de um barril), mas que nem sempre está aberto.

Salão de festas da Hofbräuhaus
Salão de festas com teto em formato de barril
Foi no Salão de Festas da Hofbräuhaus de Munique que Adolph Hitler, em 1920, reuniu um público de mais de 2 mil pessoas para apresentar o Programa dos 25 Pontos do Partido Nacional-Socialista Alemão. Tratava-se de um resumo de sua proposta partidária, no qual constavam itens relacionados à sua crença antissemitista e ao nacionalismo exacerbado, entre outros assuntos. Se você se interessa por história e vem para Munique, não deixe de fazer o nosso Tour do Nazismo/III Reich!

Nos meses de calor, o local mais disputado da Hofbräuhaus de Munique é o Biergarten (“Jardim de Cerveja”), um grande pátio ao ar livre, onde são dispostas mesas ao redor de uma fonte e à sombra de castanheiras. Bem gostoso ficar ali!

Biergarten da Hofbräuhaus
Biergarten da Hofbräuhaus fica lotado assim nos dias quentes
Taí mais uma curiosidade cervejeira: nos Biergärten (ou “jardins de cerveja”), os porta-copos de borracha costumam ser usados também para tampar a caneca, evitando que caiam folhas na sua bebida, além de protegê-la contra os insetos típicos do verão, como as vespas.
Porta-copos da Hofbräuhaus de Munique
Porta-copos com a logo da cervejaria

Como chegar e reservar lugares na Hofbräuhaus de Munique

A cervejaria Hofbräuhaus fica no centro histórico de Munique, bem próxima a atrações como a Marienplatz e o Viktualienmarkt. Ela fica aberta diariamente, entre às 9h e a meia-noite. O endereço é Platzl 9 – 80331, em Munique.

 

Você pode conseguir lugares na Hofbräuhaus de Munique mesmo sem reserva. Mas, caso deseje garantir um espaço na cervejaria no dia e horário desejados, a reserva de lugares deve ser feita com antecedência, principalmente na alta temporada, nos finais de semana e no período da Oktoberfest. Reserve sua mesa pelo telefone +49 89 290 136 100. Infelizmente, não é possível reservar lugares no salão principal nem no Biergarten.

A fábrica da cerveja Hofbräuhaus não se localiza, como muitos pensam, dentro da cervejaria, no centro histórico de Munique. Ela fica no bairro Riem, um pouco afastado da região central.
Sobre Márcia Oliveira 105 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

2 Comentário

  1. Essa cervejaria é um “mundo”.
    Lá há muita alegria e é interessante tb para
    quem não bene cerveja.
    É gostoso sentir a alegria de todos que tèm como
    fundo musical a música executada por uma
    banda regional, em que os músicos usam trajes
    característicos alemães.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*