Mercados de Natal de Munique 2019

Os Mercados de Natal de Munique fazem a festa dos turistas e moradores no final do ano. Eles estão em vários pontos da cidade e transformam as últimas semanas do ano em um período mágico e único. Vale muito a pena visitar Munique nesta época para vivenciar esse clima gostoso e alegre do Natal!

Dica para aproveitar ao máximo sua passagem por Munique!
Visite Munique nos meses de Novembro e Dezembro e aproveite para fazer tours guiados em português com guias brasileiras que moram e são apaixonadas pela cidade! Conheça nossos passeios e não deixe de entrar em contato com a gente!

Mercados de Natal de Munique: tudo o que você precisa saber

Fazendo uma comparação com as épocas mais quentes do ano, podemos dizer que os mercados de Natal são os Biergärten (“jardins de cerveja”) do inverno. Ou seja: um ponto de encontro e de confraternização das famílias e amigos.

A época do Natal é mágica na cidade

De forma geral, os mercados de Natal são feirinhas gastronômicas com a temática do Natal, nas quais bebe-se o Glühwein (vinho quente com especiarias), o Punsch (ponche), comem-se salsichas, batatas, crepes, palitinhos de fruta com chocolate, castanhas, nozes caramelizadas, biscoitos de Natal, Stollen (um bolo típico do final de ano, parecido com o panetone)…

Nos mercados de Natal de Munique há delícias para todos os gostos! Nem pensar em fazer dieta neste período, porque as tentações são inúmeras – e não tem como deixar de aproveitá-las!

Há também barracas que vendem enfeites de Natal, velas, roupas de inverno… Aliás, aqui em Munique tem um mercado de presépios imperdível, que fica entre a Marienplatz e a Karlsplatz. Os presépios expostos por lá são verdadeiras obras de arte!

mercados de enfeites e presépios nos mercados de natal de munique

Normalmente, os mercados de Natal de Munique começam em data próxima ao início do Advento (4 domingos antes do Natal). Eles costumam funcionar até a véspera de Natal, mas, na minha opinião, poderiam ficar abertos, pelo menos, até o início de janeiro! 🙂

O mercado de Natal mais antigo da cidade

No entanto, o clima de Natal já começa um pouco antes: no início de Novembro, as lojas já começam a preparar suas vitrines e a expor artigos natalinos. Além disso, antes mesmo da abertura dos mercados de Natal, a cidade já exibe a iluminação de final de ano, dando um charme especial aos dias mais curtos do outono.

A vitrine da Galeria Kaufhof da Marienplatz de Munique é sempre um show: as crianças ficam hipnotizadas com dezenas de bichinhos de pelúcia em movimento, em um cenário colorido e alegre que remete ao inverno e ao Natal. Assista ao vídeo abaixo!

Os melhores Mercados de Natal de Munique

Há vários Mercados de Natal espalhados por Munique, mas eu vou dar as dicas dos meus preferidos e mais tradicionais, ok?

Mercado de Natal na Marienplatz (com mercado de presépios)

Sem dúvida, o mais tradicional mercado de Natal de Munique! Ele acontece desde o século XIV e recebe cerca de 3 milhões de visitantes todos os anos! São mais de 160 barracas que ficam abertas diariamente a partir das 10h, na praça que é o coração do centro histórico.

As barracas ficam aos pés do grande pinheiro de Natal, anualmente colocado em frente ao prédio da Nova Prefeitura de Munique e iluminado com cerca de 2.500 luzes.

Aldeia de Natal no Palácio Residenz

A Aldeia de Natal do Palácio Residenz acontece no pátio que fica praticamente em frente à Odeonsplatz, no centro histórico. É um local muito apreciado pelas crianças, mas que também reúne muitos adultos.

Mercado de Natal na Torre Chinesa, no Jardim Inglês de Munique

No final do ano, o famoso Biergarten da Torre Chinesa, no Jardim Inglês, dá lugar a um dos mais lindos e românticos mercados de Natal de Munique!

Mercado de Natal da Idade Média, na Wittelsbacher Platz

É um mercado de Natal bem diferente! Ele é todo ambientado na Idade Média e nos faz voltar no tempo e conhecer os hábitos, as ventimentas e utensílios utilizados há cerca de 500 anos.

Eiszauber, na Karlsplatz (pista de patinação no gelo)

Um dos mais populares pontos de encontro do final do ano é a Karlsplatz/Stachus. Sua famosa fonte circular é desligada e transformada em uma enorme pista de patinação no gelo, com 750 metros quadrados. Você não precisa saber patinar nem trazer o seu patins – pode alugá-lo lá mesmo.

Ao redor da arena de patinação no gelo, ficam barraquinhas vendendo bebidas como Glühwein e o famoso pão com salsicha. À noite, o local fica incrível com uma iluminação bem colorida!

Sobre Márcia Oliveira 116 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

2 Comentário

  1. ola! sera q vc pode me ajudar? gostaria de passar o natal em Munique. tem alguma indicacao para a ceia de Natal? estamos chegando dia 22/12 e sairemos dia 25 pela manha. sou eu, minha filha, meu genro e minha neta de 6 anos. Nao quero nada muito caro mas gostaria de uma ceia gostosa e acolhedora. bjs e obg

    • Oi Fatima! Tudo bem? Sugiro que vc consulte os restaurantes Ratskeller (www.ratskeller.com) ou Restaurant 181 (/www.restaurant181.com). Uma alternativa também é verificar junto ao restaurante do seu hotel. Abraços e boa sorte!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*