Biergarten em Munique: o tradicional jardim da cerveja da Alemanha

A tradição bávara do Biergarten é secular e se mantém firme até os dias de hoje. Na primavera, quando os primeiros raios de sol aparecem, é pra lá que os muniquenses costumam correr. Sentados em mesas compartilhadas, é em algum Biergarten em Munique que eles passam boa parte dos dias quentes colocando o papo em dia com os amigos, aproveitando o clima agradável, que, sabem eles muito bem, tem prazo pra acabar.

Os alemães amam juntar palavras (é por isso que existem muitos “palavrões” em alemão). “Biergarten” é a junção das palavras “Bier” (cerveja) e “Garten” (jardim) e sua tradução, portanto, é “Jardim de Cerveja”. O plural em alemão se escreve “Biergärten” (com trema no “a”). Não, não se trata de uma plantação de cevada ou algo parecido, mas de um local ao ar livre onde os alemães costumam se reunir para saborear sua bebida preferida!

Como funciona um Biergarten

Ir a um Biergarten em Munique pode ser um programa para o horário de almoço, final do expediente e para os finais de semana! As famílias costumam se reunir e se encontrar nesses “jardins”, que se localizam em praças, parques e até mesmo dentro de restaurantes.

Aliás, você sabia que Munique é a capital mundial dos Biergärten? É na cidade que fica o maior Biergarten da Baviera, com 8.000 lugares. Ele é chamado de Biergarten Real do Hirschgarten!

A entrada em qualquer Biergarten é gratuita. Você paga somente pelo que consumir (se quiser consumir, é claro).

Normalmente, você mesmo se serve em um Biergarten. Vai até uma “barraquinha”, pega a própria a comida, a bebida e se senta à mesa. Ah, e não espere ter uma mesa inteira para você: é comum se sentar com desconhecidos, compartilhar a mesa. Faz parte da tradição do Biergarten.

Biergarten em Munique: este é o do Jardim Inglês, com 7.000 lugares
Biergarten em Munique: este é o do Jardim Inglês, com 7.000 lugares
Dicas para você que vem a Munique!
  Conheça a história dos Biergärten – e muitos outros fatos históricos e curiosidades sobre a capital da Baviera em nosso tour guiado em português pelo centro histórico de Munique!

Que tal fazer um tour guiado à fábrica da cerveja Erdinger com direito à degustação? Aqui você encontra todas as informações sobre este passeio!

O que beber e comer em um Biergarten em Munique

Bem, o que beber em um Biergarten já está mais do que claro, não é? Vale apenas destacar que as cervejas são servidas naquelas canecas de 1 litro chamadas “Mass” e, normalmente, também são oferecidas em canecas de meio litro.

Um brinde no Biergarten de Munique!

Na maioria dos Biergärten, você paga pela caneca (vasilhame) e pelo líquido. E quando terminar de beber, deverá devolver a caneca, recebendo de volta o dinheiro depositado por ela. Dica: não pega bem levar a caneca pra casa, mesmo que você tenha pagado um caução por ela, ok?

A cerveja é consumida quente na Alemanha?

Muitos dos meus turistas chegam aqui com a ideia de que os alemães gostam de beber cerveja quente. “Quente” não é exatamente a palavra correta. Eles costumam consumir a cerveja razoavelmente resfriada (mas não estupidamente gelada), porque acreditam que a temperatura muito baixa anestesia o paladar e não permite sentir o verdadeiro sabor da cerveja.

Leia mais aqui sobre as melhores cervejas de Munique e região.

Para brindar em um Biergarten em um estilo bem bávaro, olhe nos olhos dos seus companheiros de mesa e fale “Prost” ou “Zum Wohl” (que são equivalente ao nosso “Saúde!”). Pronto, agora já pode dar o primeiro gole!

Segundo a tradição, você pode levar a sua comida de casa e apenas comprar a sua cerveja no local. Os alemães amam “marmitas” e por aqui as pessoas que as carregam não são consideradas “farofeiras”, como no Brasil. Aliás, tá certíssimo, né? Por que ter vergonha de trazer comida de casa?

Mas, é claro, você pode também comprar a sua comida no Biergarten. Se não tiver com tanta fome, pode pedir um Breze (pão tradicional em formato semelhante a de um coração), Obazda (pastinha que é uma mistura de queijos, manteiga e temperos) ou, se a fome apertar, até um joelho de porco!

Brezel e Obazda: comidas que você pode apreciar em um Biergarten de Munique

O mais antigo Biergarten em Munique é o do restaurante Augustiner Keller. Lá existem mais de 100 castanheiras, que garantem uma sombra extremamente agradável aos clientes. Fica em um local acolhedor e encantador, e, por isso, é o meu Biergarten preferido na cidade.

Biergarten em Munique: onde encontrar?

Como dissemos anteriormente, os Biergärten são tão presentes no dia a dia de Munique que, anualmente, é divulgado um mapa com a localização e informações de acesso aos jardins de cerveja da cidade. Disponibilizamos este mapa logo abaixo. As estações (de trem suburbano, metrô, bonde ou ônibus) estão representadas pelas canequinhas de cerveja (consulte informações sobre como usar o transporte público de Munique)

Biergarten em Munique: o mapa da mina

Os Biergärten que tem facilidades para crianças e famílias exibem o ícone do carrinho de bebê (sim, as crianças podem frequentá-lo sem problema algum). E os mais tradicionais são representados junto à bandeira da Baviera (azul e branca). Na dúvida entre quais visitar, opte pelos mais famosos, como o do Viktualienmarkt, Jardim Inglês (Torre Chinesa) e do Augustiner Keller.

E para ter acesso a uma lista completa e atualizada dos mais de 100 Biergärten de Munique, é só clicar aqui.

Sobre Márcia Oliveira 99 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

6 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*