Regras para entrada de brasileiros na Alemanha e informações aos turistas

Ótimas notícias: as fronteiras com o Brasil foram reabertas e os turistas brasileiros já podem viajar novamente para a Alemanha!

Com muita alegria, recebemos a notícia de que os brasileiros (incluindo os turistas) passaram a poder entrar na Alemanha novamente desde 22 de agosto de 2021. Além disso, desde o dia 3 de abril, a maior parte das restrições foi abolida no país.

Mas, como ainda estamos vivendo uma pandemia, ainda há algumas poucas restrições vigentes (principalmente para quem não foi vacinado ou foi vacinado com a Coronavac).

Neste post, nós resumimos as principais informações que você precisará saber para viajar à Alemanha durante a pandemia, entre elas:

  • Regras de entrada para brasileiros vacinados, recuperados ou não vacinados
  • Como comprovar a vacinação para entrar na Alemanha
  • Regras para utilização de máscara
  • Situação epidemiológica atual na Alemanha e estatísticas de vacinação
Ah, e se você vier passear em Munique depois desse longo período de espera pela liberação das fronteiras da Alemanha para brasileiros, não deixe de fazer um de nossos tours em português na capital da Baviera e arredores! Clique aqui para mais informações.

Entrada de turistas brasileiros na Alemanha

Em resumo, as regras para entrada de brasileiros na Alemanha vigentes no momento são as seguintes, de acordo com as fontes oficiais da representação da Alemanha no Brasil: Regras atuais para viagens do Brasil à Alemanha

Neste link você encontrará informações sobre vacinas aceitas, exceções às regras de entrada e se é necessário fazer teste para viajar à Alemanha.

Em caso de dúvidas, por favor entre em contato diretamente com a embaixada ou com a companhia aérea (não tenho como responder a dúvidas de todos, mesmo porque não sou fonte oficial de informação).

Se você é brasileiro e chegará na Alemanha vindo por outro país, consulte as regras de entrada nos seguintes sites:

  • Reopen EU (clique em “Plano de Viagem” e escolha o país de partida e o país de chegada)
  • Skyscanner

Como comprovar a vacinação ao entrar na Alemanha

É possível que seja necessário apresentar o seu comprovante de vacinação completa (ou de recuperação) ao embarcar para a Alemanha em um aeroporto brasileiro e também quando cruzar a fronteira.

Assim, minha sugestão é que tenha sempre seu comprovante de vacinação do ConecteSus em inglês e seu passaporte original junto com você durante todo o tempo que permanecer na Alemanha.

As restrições e exigências atuais (válidas para Munique)

De acordo com site oficial de turismo da cidade de Munique, estas são as poucas restrições ainda vigentes atualmente na capital bávara (link em inglês): Regras atuais em Munique

Vale lembrar que as regras de acesso a estabelecimentos, atrações e eventos podem variar de estado para estado e também de acordo com a situação epidemiológica de cada cidade alemã.

+ Saiba mais sobre as regras para fazer turismo na Alemanha no site oficial de turismo do país.

Regras para utilização de máscara na Alemanha

A máscara FFP2 ainda é exigida no transporte público na Alemanha (incluindo metrôs, ônibus, bondes, trens e aviões), em asilos, hospitais e locais onde se encontram pessoas com a saúde mais vulnerável.

Há também alguns pontos turísticos que pedem ou exigem a utilização deste tipo de máscara (normalmente a máscara FFP2).

Onde fazer PCR e teste de antígeno em Munique

Deixo a seguir os endereços de centro de testes localizados no centro de Munique: www.testen-muenchen.de

Além disso, você pode comprar com facilidade os auto testes em supermercados e farmácias na Alemanha.

Situação epimediológica atual da Alemanha