Marienplatz de Munique: a famosa praça da capital bávara

Se você vem a Munique e se existe um único lugar que eu digo aos meus turistas que eles não podem deixar de conhecer, esse lugar é a Marienplatz de Munique!

Marienplatz de Munique

Há séculos a Marienplatz de Munique é o coração do centro histórico. Acredita-se que exatamente ali ao lado, onde hoje se localiza a Igreja de São Pedro, monges beneditinos teriam se instalado e fundado a cidade em 1158.

Hoje em dia, a Marienplatz é uma praça livre de trânsito de veículos, onde é possível se sentar em restaurantes e cafés para degustar uma cerveja local, tomar um café, assistir à performance dos artistas de rua ou simplesmente apreciar o vai e vem dos turistas em um dos cartões postais mais bonitos da Alemanha.

Que tal se hospedar próximo à Marienplatz de Munique?
Consultamos os nossos turistas e reunimos várias dicas de hotéis na cidade, incluindo hotéis no centro histórico, próximos à magnífica Marienplatz de Munique. Além das dicas de hotéis, sugerimos também as melhores regiões da cidade para se hospedar.

Marienplatz de Munique: uma praça e duas prefeituras

A Marienplatz abriga os prédios de duas prefeituras: a Nova Prefeitura e a Antiga Prefeitura.

O prédio da Nova Prefeitura é o grande destaque da Marienplatz de Munique. Construído em estilo neogótico já no início do século XX é nele onde, de fato, a prefeitura funciona atualmente.

Marienplatz de Munique
A Nova Prefeitura de Munique é um dos principais cartões postais da cidade. Não há quem venha a Munique e não tire uma foto em frente à ela!
Dica: para conseguir uma boa foto da Marienplatz de Munique com a Nova Prefeitura ao fundo, posicione-se em frente à confeitaria Rischart, próxima à Antiga Prefeitura. Você conseguirá enquadrar na mesma foto não somente o prédio da Nova Prefeitura, como também a Coluna de Maria e as torres da Catedral de Munique, que também são símbolos da cidade.
Marienplatz de Munique
Antiga Prefeitura de Munique

Já o prédio da Antiga Prefeitura na Marienplatz de Munique abriga hoje um salão de convenções e o Museu do Brinquedo, onde há uma exibição permanente de antigos bichinhos de pelúcia, trenzinhos, bonecas e muitas outras relíquias da Europa e Estados Unidos, que nos fazem voltar no tempo!

No nosso tour Munique no Nazismo/III Reich, você saberá que acontecimento importante na Antiga Prefeitura de Munique desencadeou a perseguição sistemática aos judeus durante o período do Nacional Socialismo na Alemanha!

Para ver Munique do alto

A Nova Prefeitura de Munique tem uma torre de 85 metros de onde se pode ver o centro histórico e boa parte da cidade de uma nova (e linda) perspectiva. Da torre se veem: o estádio Allianz Arena, a Torre Olímpica, a sede da BMW, o Jardim Inglês, o Parlamento da Baviera…

Vista da Torre da Nova Prefeitura
A boa notícia é que a subida à torre é possível através de um elevador! O espaço na torre é bem estreito, mas com tamanho suficiente para permitir que você tire fotos lindas da cidade – inclusive dos Alpes ao fundo da cidade nos dias mais claros! A subida à torre é paga e o ingresso deve ser adquirido na loja de Informações turísticas da cidade, no prédio da Nova Prefeitura de Munique.

O carrilhão da Marienplatz de Munique

Imagine uma caixinha de música em tamanho gigante! É mais ou menos isso que centenas de turistas param para admirar diariamente na Marienplatz.

Marienplatz de Munique
O famoso Carrilhão da Marienplatz de Munique

Quando os 43 sinos tocam na torre da Nova Prefeitura, personagens em tamanho real se movem e encenam dois acontecimentos da história da cidade: um casamento real e um duelo de cavaleiros, acontecido no ano 1568 e uma dança tradicional que teve origem na época de uma das mais mortais epidemias da peste negra em Munique. É muito legal ver a praça tomada por pessoas de várias nacionalidades, olhando para o alto e se encantando com essa atração imperdível!

Os sinos da Torre da Nova Prefeitura da Marienplatz de Munique tocam diariamente às 11 horas e ao meio-dia. Entre março e outubro, o carrilhão também toca às 17 horas. A praça fica lotada nesses horários, principalmente nos meses mais quentes do ano e também durante a Oktoberfest.
Conheça Munique em um tour guiado em português!
No nosso tour em português pelo centro histórico, iremos com você à Marienplatz de Munique assistir a esse espetáculo, contando em detalhes a história da cidade e dos acontecimentos encenados na fachada da Nova Prefeitura. Além da Marienplatz, visitaremos vários outros pontos de interesse que farão você se apaixonar pela capital bávara! Para mais informações sobre esse e outros roteiros, entre em contato conosco!

A Coluna de Maria

Bem no centro da Marienplatz de Munique fica uma coluna de mármore de 11 metros de altura, com a imagem de Nossa Senhora em seu topo. Aos pés da coluna estão quatro esculturas em bronze simbolizando os problemas que assombravam a cidade no século XVII: a fome, a heresia, a peste e a guerra.

A Coluna de Maria
A imagem foi colocada na Marienplatz em 1638 em gratidão por Munique ter sido poupada da invasão e destruição na Guerra dos 30 Anos (1618-1648).

O mercado de Natal mais tradicional de Munique

A Marienplatz de Munique abriga o maior e mais tradicional mercado de Natal da cidade. Desde o início do período do Advento, cerca de 150 barraquinhas ocupam os 20.000 m² da praça, vendendo artigos de Natal, roupas de inverno, presentes e comidas típicas de final de ano, incluindo o tradicional “Glühwein” (vinho quente com especiarias).

Marienplatz de Munique
Mercado de Natal na Marienplatz
O grande destaque nesta época na Marienplatz de Munique é o enorme pinheiro de Natal, que anualmente é presenteado por alguma cidade da Baviera. Ele fica em frente à entrada principal da prefeitura e é inaugurado pelo prefeito em uma dia de festa na cidade.

Os arredores da Marienplatz de Munique

Bem pertinho da Marienplatz de Munique há vários pontos de interesse, que você precisa conhecer:

Marienplatz de Munique

  • a Igreja de São Pedro, a mais antiga da cidade (1150)
  • o Viktualienmarkt, mercadinho gourmet onde fica o Biergarten mais central da cidade
  • as ruas de comércio do centro histórico (Neuhauser, Kaufinger, Sendliger Strasse, Tal, entre outras), onde se localizam tanto lojas de grifes internacionais quanto marcas mais acessíveis.
  • o Palácio Residenz, que foi a antiga residência oficial dos governantes da Baviera e hoje é um dos maiores museus da Europa.
  • a Karlsplatz, uma das praças mais antigas e movimentadas do centro histórico
  • a Hofbräuhaus, a cervejaria mais famosa e animada da cidade.
Sobre Márcia Oliveira 114 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*