Castelo Neuschwanstein no inverno

Visitar o Castelo Neuschwanstein no inverno, com todo o seu entorno branquinho, nos transporta imediatamente para um cenário de conto de fadas. Não é à toa que essa era a época preferida do seu idealizador (o  Rei Luís II da Baviera) para estar lá.

Dá pra visitar o Castelo Neuschwanstein no inverno?

Muitas pessoas me perguntam se é possível a visita ao Castelo Neuschwanstein no inverno. E a resposta é “sim”. O Castelo Neuschwanstein funciona durante o ano todo e recebe muitos turistas até nos meses mais frios.

Muita gente também me pergunta se o inverno é muito rigoroso nesta região. E a verdade é que faz muito frio sim. O Castelo fica nos alpes alemães, no topo de uma montanha, em uma região onde costuma nevar bastante. Mas nada que um bom agasalho e algumas doses de chocolate quente não resolvam! Eu mesma costumo guiar vários grupos nesta estação em um bate-volta saindo de Munique – e, pelo menos até agora, todos nós sobrevivemos! 🙂

Você sonha em visitar o Castelo Neuschwanstein com neve?

Se você deseja se sentir como a personagem da Elsa e cantar “Let it go” no Castelo Neuschwanstein, então saiba que, a partir do mês novembro, já é possível ter a chance de vê-lo todo branquinho. No entanto, pela minha experiência, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses em que mais neva na região. De qualquer forma, o período de neve pode se estender até abril, o que significa que as chances de vê-la são altas se você programar sua viagem para a época certa!

Visita ao Castelo Neuschwanstein com guia brasileira saindo de Munique
Sabia que a gente leva você a esse sonho de lugar em um passeio privativo de dia inteiro saindo de Munique? Veja aqui mais informações e não deixe de entrar em contato, que lhe enviaremos todos os detalhes do tour.

Acesso ao Castelo Neuschwanstein no inverno 

Saindo de Munique até Füssen e Schwangau

Eu sempre utilizo os confortáveis trens alemães para sair de Munique e visitar o Castelo Neuschwanstein. A viagem tem um panorama magnífico (principalmente quando nos aproximamos dos Alpes) e nunca presenciei uma situação em que um trem tenha ficado atolado ou tenha deixado de funcionar por causa de neve. Já no caso dos automóveis, é diferente, porque as estradas ficam escorregadias, com pouca visibilidade e potencialmente perigosas, principalmente para quem não está acostumado a dirigir com neve ou gelo na pista. Por isso, recomendo sempre que você utilize o trem como meio de transporte se desejar visitar o Castelo Neuschwanstein no inverno. O trem vai somente até Füssen e de lá é possível tomar um ônibus até Schwangau.

De Schwangau ao Castelo Neuschwanstein

Para subir até a montanha do Castelo durante o inverno a partir do povoado de Schwangau, a melhor maneira é a charrete. Os ônibus que fazem o trajeto no resto do ano não funcionam no inverno por questão de segurança (a pista se torna excessivamente escorregadia). E se você não quiser encarar a charrete, o jeito é subir a pé, o que eu pessoalmente não recomendo. A subida a pé é cansativa e, depois dela, você ainda terá que subir vários lances de escada dentro do castelo. O melhor é guardar as energias pra aproveitar ao máximo esse lugar magnífico!

 

Lago congelado

No auge do inverno, o lago verde-esmeralda que fica no vilarejo do Castelo (o Alpsee) costuma congelar. E ele acaba virando uma atração à parte, já que os mais corajosos conseguem caminhar sobre ele, pois a superfície congelada é realmente bem espessa.

Difícil imaginar que, nos meses de verão, os turistas costumam utilizar esse mesmo lago para mergulhar, nadar, andar de pedalinhos e barcos a remo. Mas é o que realmente acontece!

Vídeo do Castelo Neuschwanstein no inverno

Para vocês terem uma ideia da beleza do Castelo Neuschwanstein no inverno, sugiro que assistam ao vídeo que eu fiz por lá no inverno de 2017. Estava um dia maravilhoso, com céu absurdamente azul, sol brilhante e toda a superfície branquinha, coberta de gelo. Esse foi, sem dúvida, um dos dias mais lindos em que eu já estive por lá!


E você já visitou ou pretende conhecer o Castelo Neuschwanstein no inverno ou em alguma outra estação? O que achou da visita? Deixe suas impressões e comentários nos campos abaixo. Nós vamos amar recebê-los!

Sobre Márcia Oliveira 116 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

15 Comentário

  1. Bom Dia,
    Quero informações por email sobre os serviços de guia.
    Estarei em Munique dos dias 20/01 a 24/01.
    Quero fazer os passeios no castelo da Cinderela e na cidade Rothenburg ob der Tauber.

  2. Bom dia!
    Mesmo com a neve a ponte que leva ao local para tirar fotos do castelo, costuma funcionar?
    Período de 30/12 a 02/01 sabe se estará aberto?

  3. Boa tarde!
    Estamos indo no dia 16/11, a ponte ainda estará aberta? Por Füssen/Hohenschwangau consigo acesso em Novembro?
    Pelo que estou acompanhando, a meteorologia diz que choverá bastante. Novembro sempre chove de forma intensa?
    Muito obrigada e estaou amando seu blog!

    • Oi Iasmim! Não há como afirmar desde agora se a ponte estará aberta ou não. Cada outono/inverno é diferente, a quantidade de neve também varia de ano pra ano… Então o melhor a fazer é acompanhar a meteorologia próximo á visita. Não tenho a lembrança de tanta chuva em novembro. Abraços e fico feliz por estar gostando do blog! 🙂

  4. Boa noite! Gostaria de receber informações ,por email, sobre os serviços de guia.
    Estarei em Munique no início de novembro
    Quero fazer os passeios: Castelo Neuschwanstein e cidade Rothenburg ob der Tauber.
    Obrigada!

  5. Oi, Márcia.

    Estou planejando visitar Fussen no próximo ano. Queria pegar neve, mas visitarei Bordeaux no mesmo período e queria aproveitar as praias do entorno (uma vez que é uma das regiões mais quentes da França). Estou achando meio missão impossível encontrar um mês que eu consiga fazer os dois… Estou quase desistindo e fazendo tudo no verão europeu mesmo porque a paisagem de verão de Fussen é incrível também.

    Mas, ainda sem abandonar o plano inicial, qual seria o mês mais indicado para que talvez eu consiga aproveitar as praias próximas à Bourdeaux e a neve de Fussen?

    Abs.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*