10 Doces da Alemanha que você tem que provar!

Não é à toa que os doces da Alemanha são tão famosos! E se você acha que só tem Apfelstrudel por aqui, está enganado!

Se você vem para a Alemanha, já aviso logo: esqueça a dieta e não deixe de experimentar os doces da Alemanha! Apesar de os alemães serem, em sua grande maioria, magros, eles sabem preparar doces deliciosos! 

A seguir, preparamos algumas sugestões de doces da Alemanha que você tem que provar – e também de guloseimas que nos conquistam visualmente, mas que, na nossa opinião, não valem as calorias!

Conheça o melhor de Munique com uma guia brasileira!
Além de indicar a você os melhores doces típicos da Alemanha, nós também fazemos passeios guiados em Munique  e redondezas. Buscaremos você no seu hotel e acompanharemos você e seu grupo em um tour privativo! Mande uma mensagem e peça informações sobre tours para brasileiros em Munique e arredores – incluindo o Castelo Neuschwanstein e Salzburgo, na Áustria!

Doces da Alemanha que você tem que provar!

Aqui você encontrará 10 dicas de doces para você anotar e já saber o que pedir na sobremesa ou no café da tarde, quando estiver na Alemanha!

1) Krapfen

Krapfen
Aqui em Munique, você encontra uma grande variedade deste doce da Alemanha durante o Carnaval

O Krapfen uma espécie de “sonho” ou “donut”, com coberturas e recheios variados, que também pode ser chamado de “Berliner”, dependendo da região. Há o de damasco, framboesa, groselha, chocolate, baunilha… Apesar de ser um doce típico da Alemanha na época do Carnaval, é possível encontrá-lo ao longo de todo o ano nas padarias e confeitarias. Vale a pena provar!

2) Torta Floresta Negra

torta floresta negra
A consistência desta torta é deliciosa!

Hummm, que delícia a mistura do chocolate com o azedinho da cereja! A Torta Floresta Negra é um clássico aqui na Alemanha. Além de leve, é realmente deliciosa!

Sabia que aqui na Alemanha não temos a Torta Alemã que comemos no Brasil? Pois é… Não entendo por que ela tem esse nome.

3) Apfelstrudel (Strudel de maçã)

Apfelstrudel
Os alemães amam Apfelstrudel!

Só de falar já me dá água na boca: o Apfelstrudel é um doce que teve origem na Áustria, mas que você encontra praticamente em qualquer café e restaurante da Alemanha. Você não pode deixar de experimentar! Normalmente, ele é servido com sorvete de baunilha e/ou creme de baunilha e também com chantilly (aqui é chamado de “Sahne”). Uma combinação divina! Ah, e como vocês podem ver na foto acima, esse aí veio com groselhas frescas… Hummm….

Muita gente estranha, porque o Apfelstrudel daqui é diferente do que costumamos comer no Brasil (menos crocante, menos doce e com mais gosto de maçã). Eu, particularmente, gosto das duas versões, mas ainda prefiro a versão alemã.

4) Sorvetes

sorvetes
As sorveterias ficam lotadas na Alemanha durante o período do verão

Os alemães amam sorvete! Tudo bem, você pode dizer que o sorvete não é um doce típico da Alemanha – mas os sorvetes alemães são deliciosos! Basta a temperatura subir um pouquinho para os alemães correrem para as sorveterias. Mas você não precisa necessariamente ir a uma sorveteria para ser feliz: até mesmo os sorvetes vendidos nos supermercados costumam ser bons.

5) Spaghetti Eis

Spaghetti eis
Sorvete em formato de espaguete: sempre um sucesso!

Um doce da Alemanha que é bem popular na época do verão é o Spaghetti Eis (“sorvete em formato de espaguete”). Ele é feito da seguinte forma: o sorvete de baunilha é passado em uma espécie de espremedor de batatas para ficar com a aparência de espaguete. Ele é servido com calda de frutas vermelhas (para imitar o molho de tomate da massa) e com lascas de chocolate branco (para imitar o queijo ralado). A consistência é deliciosa!

6) Chocolates

chocolate
Chocolates deliciosos são encontrados a preços inacreditáveis nos supermercados da Alemanha.

Não há como falar de doces na Alemanha sem falar nos deliciosos chocolates! Por aqui os chocolates são muito baratos. Até mesmo as marcas mais caras no Brasil (como a Lindt) têm um preço extremamente acessível, o que faz com que seja difícil resistir a eles!

Não deixe de provar os chocolates da marca Ritter Sport. Eles são vendidos em embalagens no formato quadrado e tem uma variedade enorme de sabores. Eu recomendo dois sabores em especial: o Alpenmilch (chocolate ao leite) e o Knusperkeks (chocolate com biscoito dentro).
Barra quadrada do chocolate Ritter Sport
O chocolate Ritter Sport, em formato quadrado, é muito popular aqui na Alemanha

7) Kaiserschmarrn

Kaiserschmarrn
O popular Kaiserschmarrn é encontrado em restaurantes e cafés da Alemanha

O Kaiserschmarrn um doce de origem austríaca, mas muito encontrado aqui na região da Baviera. São pedacinhos de panqueca acompanhados com um purê de frutas. Existem pessoas que comem esse prato como sobremesa ou como prato principal. Eu prefiro a primeira opção!

8) Quarkbällchen

quarkbällchen
Um doce da Alemanha que parece com o nosso bolinho de chuva!

Quarkbällchen são bolinhas de coalhada fritas, passadas logo em seguida no açúcar de confeiteiro. É uma delícia para comer bem quentinho, porque a consistência é muito leve e macia. Ele se parece bastante com o nosso “bolinho de chuva”.

9) Stollen

Stollen
O panetone alemão é tradicional da cidade de Dresden

O Stollen é o panetone alemão, um doce da Alemanha que é encontrado somente na época do Natal. Tem uma massa pesada, parecida com a do nosso panetone, mas o formato dele é mais achatado. Dependendo do tipo, vem com frutas cristalizadas, amêndoas, marzipã, passas…

10) Haribo

Haribo
Os tradicionais ursinhos de goma da Haribo

Os famosos ursinhos de goma da Haribo tiveram origem na Alemanha, há mais de 100 anos, na cidade de Bonn. Até hoje eles são sucesso entre as crianças e adultos. Nos supermercados da Alemanha, você encontrará uma variedade maior de produtos Haribo do que a oferecida no Brasil. Vale a pena conferir!

Doces da Alemanha que não valem as calorias

Felizmente, a lista de doces da Alemanha que não recomendamos é bem menor do que a que recomendamos! Confira a seguir!

1) Bola de Neve

bola de neve
Elas são lindas, mas o sabor deixa muito a desejar

As Bolas de Neve são um dos doces típicos da Alemanha, especialmente da região sul do país. Elas são lindas e enfeitam as vitrines de várias cidadezinhas da região da Baviera, deixando todos com água na boca. Mas, quer saber a verdade? Eu não recomendo esse doce a ninguém: o que ele tem de bonito tem de ruim. Imagine que ele é uma bola maciça de massa frita com uma cobertura. Difícil de morder, de mastigar e de engolir. Já tentei até passar Nutella pra ver se descia melhor… Mas nem assim ficou gostoso. 

E não sou só eu que acho isso! Vários amigos e turistas que passearam comigo já relataram a mesma decepção com a Bola de Neve. Não caia nessa!

2) Lebkuchen

lebkuchen
Pão de mel com especiarias, um dos doces da Alemanha típico da época Natalina

O Lebkuchen é mais um dos doces típicos da Alemanha, muito tradicional da região de Nuremberg. Ele se parece com um pão de mel, mas não é. Tem especiarias, é meio duro… Não chega a ser totalmente ruim, mas não é um doce que eu compraria para comer ou para presentear alguém. Mas tem gente que curte! Ele é muito facilmente encontrado na época do Natal, mas no resto do ano também é vendido em supermercados e lojas especializadas.

3) “Brigadeiro alemão”

rumkugel
Este doce da Alemanha parece um brigadeiro, mas não é!

Os alemães acham o nosso brigadeiro muito doce – e de fato eles têm razão! No entanto, se você estiver em terras alemães querendo matar as saudades do brigadeiro, cuidado para não cair numa “pegadinha” e comprar gato por lebre: é comum encontrar na vitrine das confeitarias e nos supermercados um doce chamado de Rumkugel (“bola de rum”). Ele se parece visualmente com o brigadeiro – o problema é que o gosto é completamente diferente. Uma decepção!

Se quiser comer um brigadeiro na Alemanha, o jeito é ir ao mercado, comprar o leite condensado Moça (sim, ele também é vendido aqui!) e fazer você mesmo em casa.

7 respostas

  1. Marcia, ola! Estou pensando em conhecer Munique em setembro,vc poderia me dizer as regiões que seriam legais para se hospedar? Visto que hoje também temos a facilidade do Arbnb. Obrigada pela ajuda de antemão.

  2. Oi Marcua sou brasileira e tenho confeitarias em Brasília estou indo para Munique e gostaria de comprar novidades como confeitos é matéria -prima ,onde encontrar

    1. Realmente essa Bola de Neve provei em Dresden e foi uma decepção…
      Uma ressalva sobre o Apfelstrudel, esse doce é tipicamente austríaco porém é bastante consumido na Alemanha e em toda Europa. O Lebkuchen eu adoro de todas as formas que podem ser encontradas aí. Para quem gosta do sabor do mel e especiarias vai amar!!! Essas bolinhas de rum, o Rumkugeln eu adoro, uma perdição!
      Ah tem o Tofiffe que é totalmente viciante, além dos marzipans!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *