Ninho da Águia na Alemanha: o que ver e como visitar

O que ver e como visitar o Ninho da Águia, um antigo refúgio de Hitler nos Alpes alemães, onde eram realizadas reuniões de cúpula do partido, com a participação de autoridades e em total privacidade.

O Ninho da Águia na Alemanha é um dos locais mais procurados pelos turistas que vêm visitar a Baviera. pois é uma das poucas construções monumentais da era nazista que se manteve intacta após a Segunda Guerra Mundial.

A seguir você terá informações detalhadas sobre o que ver por lá e como visitar o Ninho da Águia – por conta própria ou em um tour guiado!

A foto clássica do Ninho da Águia na Alemanha
A foto clássica do Ninho da Águia na Alemanha, na montanha Kehlstein
Além de um local voltado para o descanso “(“um paraíso para o relaxamento do Führer”), a casa do Ninho da Águia na Alemanha era utilizada pelo ditador para receber diplomatas, autoridades e pessoas que tinham algum poder midiático. A casa também era utilizada como um local de passeio para apenas algumas maiores autoridades do Partido Nazista.
Confira mais informações sobre o passeio ao Ninho da Águia saindo de Munique!

Ninho da Águia na Alemanha: da construção aos dias atuais

O que mais impressiona no Ninho da Águia é não apenas a casa de Hitler, no topo da montanha, a 1834 metros de altura, mobiliada com o que havia de melhor, mais caro e mais confortável na época.

A famosa casa de chá de Hitler foi erguida entre 1937 e 1938. Muitos acreditam que a casa foi um presente dado ao ditador pela comemoração de seus 50 anos, em 20 de abril de 1939 – mas há indícios de que isso não seria a verdade. Provavelmente, o próprio Hitler tenha idealizado a construção da casa, embora não tenha se envolvido diretamente nas decisões relacionadas às obras.

Tour do III Reich com guia brasileiro em Munique
Sabia que Munique foi o berço do Partido Nazista? A capital da Baviera era a capital ideológica do movimento e tem uma vasta história relacionada à era nazista. Que tal fazer um tour privativo com guia brasileiro passando pelos principais pontos que remetem à história do nazismo na cidade? Clique aqui para saber mais!

Construção custou o equivalente a 130 milhões de Euros

Mais incrível é imaginar como toda a estrutura colossal que dá acesso à casa foi construída em apenas 12 meses, em uma verdadeira corrida contra o tempo: uma estrada de 6,5 km com 4 metros de largura, com cinco túneis, além de um túnel de 150 metros que dá acesso a um elevador luxuoso que até hoje funciona.

Erguer tudo isso em pouco tempo, em condições climáticas adversas, em um solo extremamente irregular (sujeito a a avalanches e deslizamentos) custou não somente vidas e inúmeros sacrifícios, mas também 30 milhões de Reichmark (a moeda da época) aos cofres alemães – o que hoje em dia corresponderia a cerca de 130 milhões de Euros. Tudo isso para receber Hitler algumas poucas vezes apenas.

Imagine que, no início da obra, o transporte das ferramentas e máquinas era feito pelos próprios trabalhadores, que carregavam tudo nas costas! A rocha removida pela explosão do que viriam a ser os túneis era utilizada depois para a construção da estrada. Dessa forma, poupava-se tempo para evitar transportar materiais pela estrada montanha acima.

O Ninho da Águia não foi destruído pelos bombardeios de 1945

Após o fim da guerra, foi confiscado como um troféu pelos norte-americanos, que ocuparam a região, ficando sob vigilância deles até 1952, quando foi aberto ao público por uma sociedade de alpinismo.

Hoje, o Ninho da Águia é explorado por uma instituição de caridade e é aberto ao público, normalmente entre os meses de maio a outubro, quando o acesso ao topo da montanha se torna possível devido ao clima mais favorável e à ausência de neve. Cerca de 2000 pessoas visitam a atração diariamente nos meses em que ele permanece em funcionamento.

O interior do Ninho da Águia de Hitler

Assim que se chega ao fim da estrada da montanha Kehlstein, os visitantes devem percorrer um túnel revestido de mármore de 150 metros de extensão até a câmara redonda, que é uma sala de espera. Ali, é possível embarcar em um elevador luxuoso, todo espelhado, que sobre 124 metros dentro da rocha e já sai dentro da casa de chá, onde hoje funciona um restaurante.

Entrada do Ninho da Águia
Túnel de entrada do Ninho da Águia

Visitando a antiga casa

É possível percorrer os cômodos da antiga casa, mesmo que você não queira consumir nada do restaurante. No salão principal, uma lareira toda em mármore se destaca. Ela foi um presente dado por Mussolini a Hitler. Na sala de jantar, apenas os móveis foram mudados. Os painéis da parede e o teto em madeira foram preservados. Do lado de fora da casa, pode-se sentar também em mesas com uma linda vista das redondezas.

Na varanda do Ninho da Águia na Alemanha há uma exposição com 14 quadros informativos e várias fotos sobre a obra megalomaníaca encomendada pelo partido nazista no local.

O que mais ver no Ninho da Águia na Alemanha

Fora da antiga casa de Hitler, você poderá percorrer um trajeto ascendente com lindas vistas ao alcance de até 200 km, quando o tempo está favorável.

De lá de cima pode-se ver o lago Königsee (na minha opinião, o mais bonito da Alemanha), a cidade de Salzburgo (e a montanha Untersberg) e a montanha Watzmann (uma das mais altas da Alemanha).

Como visitar o Ninho da Águia de Hitler 

Você poderá visitar o Ninho da Águia de Hitler em um tour guiado saindo de Munique (na Alemanha) ou Salzburgo (na Áustria) - ou por conta própria.

Tour guiado

Confira abaixo algumas opções e detalhes de tours guiados ao Ninho da Águia na Alemanha!

Passeio por conta própria

O acesso ao Ninho da Águia normalmente só é possível entre os meses de maio e outubro, mesmo assim, dependendo das condições meteorológicas.

  • Você deve se dirigir (prefencialmente de carro) até a Salzbergerstrasse 45, 83471 - Berchtesgaden, de onde partem os ônibus da linha 849 (Kehlsteinbus) que sobem a montanha Kehlstein.
  • Uma alternativa ao carro é pegar o ônibus 838 na estação de trens de Berchtesgaden até Obersalzberg.
Importante: antes de sua visita, você deverá verificar no site oficial do Ninho da Águia está realmente aberto para visitação - mesmo no verão, o local pode ser fechado em caso de chuva, neblina ou deslizamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *