Dicas Oktoberfest Munique 2019: guia completo

Vem curtir a maior festa da cerveja do mundo e quer dicas da Oktoberfest de Munique? Eu moro em Munique na capital da Baviera desde 2015 e todos os anos vou várias vezes à Oktoberfest de Munique (mesmo sem gostar de cerveja).

Por isso, tenho dicas valiosas de uma local para compartilhar com você:

  • Dicas para planejar a sua viagem para a Oktoberfest de Munique: onde ficar, clima, passeios guiados, como reservar mesa.
  • Dicas básicas para a festa: onde acontece, como chegar o que fazer, o que vestir, o que levar, as principais atrações, horários de funcionamento, como evitar perrengues- entre outras informações.
 Essas dicas ajudarão você não só a se divertir ao máximo na Oktoberfest (ainda este ano), como também a se programar, caso pense em vir para a festa no futuro!

Dicas para planejar a viagem para a Oktoberfest de Munique

Se você já tem tudo planejado, então desça até o item “Dicas básicas para a Oktoberfest”.

oktoberfest-munique

Quando acontece a Oktoberfest

A Oktoberfest acontece anualmente em Munique. Apesar do nome, ela tem início em setembro e termina no início de outubro. O motivo? O clima! Em outubro já podemos ter dias muito frios, inclusive com um pouquinho de neve. Em setembro, ainda podemos aproveitar melhor os dias ao ar livre. Melhor assim, né? 🙂

 Em 2019, a Oktoberfest de Munique ocorrerá entre os dias 21 de setembro de 6 de outubro.

História da Oktoberfest
Tudo começou com a comemoração do casamento do Príncipe Regente Ludwig da Baviera e da Princesa Therese de Saxony-Hildburgenhausen. Para homenagear os noivos, houve um grande evento com corridas de cavalos onde hoje existe a festa. Isso em 1810! O povo gostou tanto daquela festa, que resolveu repeti-la no ano seguinte. Foi então que surgiu uma feira de agricultores, que, com o passar dos anos, foi se transformando, gradativamente, na Oktoberfest que conhecemos hoje.

Onde ficar em Munique

Sem dúvida, o melhor lugar para você se hospedar é na região central de Munique, onde ficará próximo não só da Oktoberfest, como também das principais atrações da cidade. Neste post listamos várias dicas de hotéis na cidade – todos 100% aprovados por nossos turistas brasileiros: Onde ficar em Munique

Mas, caso queira economizar, nós temos dicas de hotéis em locais um pouco mais afastados, mas com boas opções de transporte público para você chegar à festa e ao centro de Munique, leia também este nosso post super completo: Onde ficar em Munique durante a Oktoberfest

onde ficar em munique
Dica importante sobre hospedagem
Reserve seu hotel com antecedência! Os preços nesta época da Oktoberfest costumam ficar bem altos, principalmente se você deixar para pensar em hospedagem na última hora. 

Clima e temperaturas

No início de setembro, ainda podemos ter dias quentes. Mas, conforme os dias vão passando, a tendência é o clima ficar mais fresco.

  • Temperaturas médias em setembro: média das máximas: 19,4°C/ média das mínimas: 8,8ºC
  • Temperaturas médicas em outubro: média das máximas: 13,6°C/média das mínimas: 4,5°C

Por isso, acompanhe sempre a previsão do tempo, mas saiba que sim, você pode pegar dias mais frios neste período!

Leia também:
Temperatura em Munique mês a mês

Passeios guiados com guia brasileira

Aproveite a sua vinda para Oktoberfest e conheça o melhor de Munique e região da Baviera!

Eu sou guia brasileira em Munique e arredores e faço vários roteiros 100% em português, dentro da cidade e em locais próximos, como o Castelo Neuschwanstein, Salzburgo, entre vários outros lugares! Para mais informações sobre os nossos passeios, é só entrar em contato, que terei prazer em lhe enviar todos os detalhes!

Leia também:
O que fazer em Munique: 4 roteiros imperdíveis
Onde comer em Munique: dicas de restaurantes e cafés 100% aprovadas
Bate-volta de Munique: 6 ideias de passeio saindo da capital da Baviera

Como reservar uma mesa na Oktoberfest

Você deve reservar uma mesa na Oktoberfest com vários meses de antecedência. A reserva é feita online. Não existe uma central de reservas para todas as tendas. Você terá que entrar nos links de cada uma das tendas e verificar a disponibilidade – veja aqui infos em inglês.

Você não paga pela reserva, mas paga adiantado pelo que irá consumir – por exemplo, 2 litros de cerveja e um frango assado.

 Mesmo que não reserve uma mesa, você pode aparecer espontaneamente, já que um quarto das mesas fica disponível para quem não fez a reserva.

Eu nunca fiz a reserva com antecedência e sempre consegui me sentar. Tudo bem, posso ter tido sorte, mas isso já me aconteceu mais de 3 vezes, até mesmo nos finais de semana, quando a festa fica muito mais cheia.

Dicas básicas para a Oktoberfest de Munique

Onde acontece

A Oktoberfest de Munique acontece não acontece no centro histórico, como muitos pensam. Existe um local específico para a realização anual da festa, chamado “Theresienwiese”(“Campo de Teresa”). Este local fica bem próximo à estação central de trens de Munique (“Hauptbahnhof”), mais específicamente no bairro Ludwigvorstadt-Isarvorstadt.

 O Theresienwiese tem uma área correspondente a 420 mil metros quadrados! 
Preciso comprar ingresso para a Oktoberfest de Munique?
Não existe necessidade de comprar um ingresso para a Oktoberfest. A entrada é 100% gratuita. Você só paga pelo que consumir lá dentro.

Como chegar

A melhor maneira de chegar à Oktoberfest de Munique é utilizando o transporte público, que é bastante eficiente e integrado.

  • De metrô (U-bahn): Você pode descer na estação Theresienwiese, mas ela costuma ficar muito cheia durante a festa. Para evitar muito movimento, opte pelas estações de metrô Poccistrasse, Goetheplatz ou Schwanthalerhöhe, que ficam a alguns minutos a pé da festa.
  • De trem urbano (S-bahn): desça na estação Hackerbrücke e vá caminhando até o Theresienwiese.
  • De bonde (Tram): linhas 18 ou 19 até a parada Holzapfelstraße ou Hermann-Lingg-Straße; linhdas 16 e 17 até a estação Hackerbrücke.
  • De ônibus: linha 53 até a parada Schwanthalerhöhe; linha 58 até Georg-Hirth-Platz, Beethovenplatz ou Goetheplatz; linha 62 até Hans-Fischer-Straße, Poccistraße ou Herzog-Ernst-Platz; 134 até Theresienhöhe ou Schwanthalerhöhe
  • De carro: não faça isso, meu amigo! Utilize o transporte público e evite dor de cabeça de ter que ficar horas atrás de uma vaga para o seu carro.

  Na dúvida, siga as pessoas com os trajes típicos da Baviera: o Dirndl e a Lederhose!

Leia também:
Transporte público em Munique: como se locomover na cidade

O que levar

Por questões de segurança, existe uma revista feita por seguranças em todas as entradas da Oktoberfest e eles limitam o tamanho das bolsas e mochilas e também a entrada de alguns conteúdos. Quem está sem bolsa entra mais rapidamente na festa!

A dica de ouro é:
Leve para a festa somente o que é essencialmente básico. Simples assim!


Fique atento às seguintes informações:

  • Tamanho máximo permitido das bolsas: 20 X 15 X 10 cm (ou com capacidade máxima de 3 litros)
  • Não levar sprays, objetos cortantes e vidros.
  • Carrinhos de bebê não entram no Theresienwiese a partir das 18 horas (entrada totalmente proibida no feriado do dia 3 de outubro).
  • Não levar bicicletas, patinetes, skates, nem animais.
Lockers para seus pertences
Caso precise deixar sua bolsa ou mochila do lado de fora, existem lockers pagos nas entradas da festa. Os preços do aluguel dos lockers varia de acordo com o tamanho da sua bolsa – entre 3 e 7 Euros. Espere ficar em filas para armazenar sua bolsa nos lockers. 

O que fazer

É óbvio que a cerveja é a grande estrela da Oktoberfest! Então, se você aprecia o “pão líquido”, chegue cedo e visite os pavilhões das grandes cervejarias de Munique, que são os grandes destaques da festa.

Entre as 17 grandes tendas estão a da Hacker Pschorr, Paulaner, Hofbräuhaus, Marstall, Ochsenbraterei, Löwenbräu, entre outras. Para consumir, você deve entrar e se sentar em uma mesa compartilhada para ser servido por um garçom ou garçonete.

As músicas da Oktoberfest são contagiantes!
A minha tenda preferida é a da Hacker-Pschorr, que tem como tema “o céu da Baviera”. Linda de viver e sempre bem animada!

Além das grandes tendas, há também 21 tendas menores, como é o caso da linda Café Kaiserschmarrn, da famosa confeitaria Rischart, de Munique. Uma delícia!

Dançando na Oktoberfest de Munique

Dentro das tendas, existem mesas compartilhadas. Há uma área para mesas reservadas e para quem chega espontaneamente. Há também uma espécie de coreto, onde ficam bandas que tocam músicas alemãs e também músicas pop internacionais. São elas que levantam a energia do local, que é sempre contagiante!

Leia também:
Músicas da Oktoberfest de Munique: só as melhores

A cerveja dentro da festa não é muito barata, assim como as comidas. Isso se explica pelo fato de a entrada no evento ser totalmente gratuita e porque os organizadores precisam, de alguma forma, arcar com os custos da montagem e da estrutura da festa.

Prepare o bolso: em 2019, o preço da cerveja na Oktoberfest (caneca de 1 litro) varia de 10,80 a 11,80 Euros nas tendas das cervejarias.

A caneca de cerveja NÃO é brinde!
Não é permitido levar a caneca de cerveja da Oktoberfest. Ela não está inclusa no valor da cerveja! Há seguranças nos pavilhões atentos a isso – e você pode arranjar um grande dor de cabeça se insistir em levá-la!
Dica sobre gorjetas
Não deixe de dar gorjeta! Os garçons da Oktoberfest trabalham muuuuito! Eles chegam a carregar mais de 10 canecas de cerveja de 1 litro cheias de uma só vez, caminham cerca de 30 km por dia nas áreas de serviço e têm um salário básico baixo. Por isso, eles contam encarecidamente com a sua gorjeta!

Parque de diversões da Oktoberfest

Existe um parque de diversões gigantesco onde você poderá se divertir em montanhas-russas, trem-fantasmas… É por isso que a Oktoberfest é uma festa para toda a família!

Dica de atração
Dê uma volta na roda-gigante da Oktoberfest. Além de ser um passeio bem romântico e tranquilo, lá de cima você tem uma visão panorâmica e bem bacana da festa.

Oktoberfest à moda antiga

Minha dica preferida de atração: Visite a Oide Wiesn – a antiga Oktoberfest, em um estilo bem retrô!

A Oide Wiesn fica em uma área fechada, por isso nem sempre é notada pelos visitantes. Você paga para entrar (o valor é de 3 Euros em 2019), mas as atrações lá dentro são mais baratas. Tudo bem retrô, dando um charme especial, fazendo a gente se sentir como há décadas os visitantes aproveitaram a Oktoberfest de Munique!

  A cada 4 anos, infelizmente, a Oide Wiesn não acontece. Em seu lugar, fica uma feira de agricultura. A próxima Oktoberfest sem a Oide Wiesn será em 2020.

Oktoberfest com crianças

Às terças-feiras é o dia da família na Oktoberfest! Nestes dias, existem preços reduzidos nas tendas, atrações e menus especiais para crianças. Sim, porque a Oktoberfest de Munique também é para elas!

Importante sobre crianças e adolescentes na Oktoberfest
Crianças abaixo de 6 anos não podem ficar nas tendas após às 20 horas, mesmo na companhia dos pais. Além disso, crianças e jovens entre 6 e 19 anos só podem permanecer na Oktoberfest após às 20 horas na companhia dos responsáveis. 

Perguntas frequentes sobre a Oktoberfest de Munique

Onde acontece a Oktoberfest de Munique?

A Oktoberfest de Munique acontece no Theresienwiese, uma grande área aberta próxima ao centro da cidade que tem uma área de 420 mil metros quadrados.

Qual a data da Oktoberfest de Munique?

Em 2019, a Oktoberfest acontece entre os dias 21 de setembro e 6 de outubro. Em 2020, a edição anual da maior festa da cerveja do mundo acontecerá entre 19 de setembro e 4 de outubro.

Preciso de ingresso para entrar na Oktoberfest?

Não, a entrada na Oktoberfest de Munique é gratuita. Você paga apenas pelo que consumir nas tendas (bebidas e comidas) ou pelas atrações que escolher participar.

Onde se hospedar em Munique durante a Oktoberfest?

O melhor local onde ficar durante a Oktoberfest de Munique é próximo ao Theresienwiese, que fica perto da estação central de trens (Hauptbahnhof) e a alguns minutos a pé do centro histórico de Munique.

Sobre Márcia Oliveira 116 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*