Os trajes típicos da Baviera e da Oktoberfest

Os trajes típicos da Oktoberfest são, na verdade, os trajes típicos da Baviera, estado alemão cuja capital é Munique, que, por sua vez, é onde nasceu e acontece anualmente a Oktoberfest.

E você se engana se imagina que esse tipo de vestimenta é como as fantasias usadas no Brasil durante o Carnaval e as Festas Juninas. Por aqui, esse tipo de roupa é comum ao longo de todo o ano, principalmente aos domingos, feriados, festivais de cerveja e festas regionais (e, pasme, às vezes, até mesmo em casamentos).

O traje feminino se chama Dirndl. Ele consiste basicamente em uma blusinha branca, um vestido estilo camponesa com um corpete bem cintado e um avental. Nos períodos mais frios, o Dirndl pode também ser vestido com um casaco.

Traje feminino Baviera Oktoberfest Os acessórios que complementam o traje feminino normalmente consistem em um cordão, pulseira e, na cabeça, uma tiara de flores ou chapéu. Uma opção é também caprichar no penteado, fazendo uma trança, por exemplo.

Nos pés, pode-se usar um saltinho ou até uma sapatilha, lembrando sempre que importante mesmo é se sentir confortável!

Você sabia que a posição do laço do avental do Dirndl revela o estado civil da mulher? Se o laço estiver do lado direito, isso significa que a mulher é casada ou comprometida; do lado esquerdo indica que está solteira ou aberta a um relacionamento; atrás mostra que a mulher é viúva ou garçonete. 

O traje masculino é a Lederhose, uma calça de couro (de porco, boi, cabra ou cordeiro), normalmente preta ou marrom, com suspensórios e uma camisa de botões, que pode ser branca ou quadriculada.

dirndl-1

Adicionalmente, o homem também pode usar o Charivari (uma corrente na região da cintura com medalhas, dentes de animais ou talismãs), além de uma proteção na batatas da perna, que se chama Lofer. O sapato pode ser mais ou menos formal, dependendo do tipo de evento. Junto com ele, usa-se uma meia mais comprida. No entanto, ao usar o Lofer, não se deve vestir meias!

O Lofer era muito utilizado antigamente para esquentar as pernas e para não deixar uma parte muito grande da pele à mostra, o que poderia, na época, ser considerado um tanto quanto ousado em locais públicos.

As crianças usam os mesmos trajes que os homens e mulheres – e é lindo vê-las vestindo o Dirndl e a Lederhose em miniatura!

Para se ter ideia do quanto esse tipo de traje é tradicional aqui na Baviera, eles podem ser encontrados até mesmo em lojas como C&A (nas versões mais populares) e em lojas de grife (com preços que obviamente vão lááá nas alturas). Há também lojas especializadas nesses trajes, onde se vende uma enorme variedade de cores e modelos, dos mais tradicionais ou mais modernos (saias curtas, estampas de oncinha e assim por diante).

Nas semanas que antecedem a Oktoberfest todas as lojas entram no clima bávaro e oferecem essas vestimentas em seu mix ou ao menos para enfeitar suas vitrines. Por isso, se você vai participar da maior festa da cerveja do mundo e quer realmente entrar no clima festivo da época, não deixe de comprar seu traje!

Uma dica para você que é brasileiro e vai visitar Munique!
Para otimizar seu tempo na cidade, que tal fazer um de nossos tours? Além de apresentar todos os pontos turísticos desse roteiro, levaremos você a vários outros lugares cheios de história e de beleza indescritível. E mais: você terá uma guia brasileira que poderá lhe dar dicas de restaurantes, compras, transporte, e que adequará o roteiro aos seu tempo, interesses e preferências. Fale conosco para saber mais sobre nossos tours privativos por Munique, Baviera e Salzburgo.
Sobre Márcia Oliveira 79 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*