Uma visita ao estádio Allianz Arena em Munique

O Allianz Arena, um dos estádios mais modernos da Europa, fica a alguns minutos do centro de Munique, em Fröttmaning. Ele foi construído após um referendo entre Outubro de 2002 e April de 2005 e é a casa do mundialmente famoso FC Bayern München (até então seu estádio oficial era o Olympiastadium, no Parque Olímpico de Munique). Seu custo total foi de 340 milhões de Euros.

allianz-arena-munique (4)

O Alianz Arena tem uma arquitetura impressionante: sua fachada é composta por uma membrana inflável de 35 metros de altura e uma superfície de 29 mil m², projetada pelo escritório suíço Herzog & de Meuron. Ele conta também com uma iluminação espetacular à noite, que pode assumir um aspecto monocromático ou até mesmo com desenhos geométricos, exibindo as cores de um dos times em dias de jogos. É realmente lindo de se ver!

allianz-arena-munique (3)

E a tecnologia se estende até mesmo ao gramado: para garantir boas condições de jogo nos dias gelados de inverno, o estádio utiliza aquecedores para manter a grama sempre verdinha e a uma temperatura constante e favorável ao seu crescimento.

allianz-arena-munique (1)

Todo o estádio (incluindo os “bastidores”) pode ser conhecido através de tours guiados que ocorrem fora dos dias das competições (e que também não são realizados em datas comemorativas como Natal e Ano Novo).

allianz-arena-munique (2)

Nesses tours é possível visitar as arquibancadas, tribunas de honra, salas de imprensa, vestiários… Ah, e se for realmente fã de futebol, você poderá aproveitar a visita para conhecer o museu que conta a história do FC Bayern de Munique (chamado de “FC Bayern Erlebniswelt”).

O estádio conta também com um Biergarten da cervejaria Paulaner e uma megastore do FC Bayern, que vende desde camisas e bolas de futebol até balas e brinquedos com o escudo do time.

Eu recomendo: vale muito a pena incluir o Allianz Arena no seu roteiro por Munique!

 

Sobre Márcia Oliveira 79 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*