Rota dos Alpes da Alemanha: Mittenwald

Mittenwald é uma daquelas cidadezinhas alpinas de contos de fadas que fazem parte da famosa Rota dos Alpes da Alemanha!

Citada pela primeira vez em 1096, fazia parte de uma rota de comércio romana. Nesta época, ela era chamada de “In media silva” (“No meio da floresta”), que tem o mesmo significado da palavra “Mittenwald” em alemão. Hoje ela tem apenas 8 mil habitantes e é bem compacta, ideal para uma visita de metade do dia.
Centro de Mittenwald, na Rota dos Alpes da Alemanha
Mittenwald, na Rota dos Alpes na Alemanha

Localizada no sul da Baviera, bem na fronteira com a Áustria, Mittenwald fica a uma altura de 923 metros acima do nível do mar, aos pés da montanha Karwendel.

A Rota dos Alpes na Alemanha

Você já ouviu falar na Rota dos Alpes da Alemanha? Ela é uma rota turística e panorâmica de 450 km de extensão, que reúne paisagens de cartão postal, picos nevados, boa gastronomia, tradicionais cervejarias, esportes radicais e uma excelente rede de hotéis. Há quase um século ela é um dos percursos de férias mais queridinhos dos alemães!

Símbolo da Rota dos Alpes na Alemanha

Alguns dos principais pontos da Rota dos Alpes são:

Além da Rota dos Alpes, existe por aqui também a famosa Rota Romântica da Alemanha, que passa também por lindas cidades bávaras – e que pode, é claro, ser conjugada com a rota alpina.

Em geral, tanto a Rota dos Alpes quando a Rota Romântica são percorridos de carro, com paradas ou pernoites em suas cidades. Mas há também quem se anime a fazer essas rotas de bicicleta, moto ou motorhome.

Rota dos Alpes na Alemanha
Rota dos Alpes na Alemanha

As fachadas pintadas de Mittenwald

Mittenwald é mundialmente conhecida por seus prédios com fachadas pintadas com a técnica chamada de “Lüftmalerei”.

Lüftmalerei é um estilo de pintura artesanal de fachadas inspirado no barroco italiano. Possivelmente surgiu no sul da Alemanha e região do Tirol no século XVIII. Os afrescos coloridos representam passagens bíblicas, santos católicos, paisagens rurais e alpinas, profissões, cenas do dia a dia… Além disso, dão ilusão de relevo e profundidade.

Esse tipo de pintura é muito comum até o dia de hoje em cidades bávaras, como Mittenwald e Oberammergau. Ela era utilizada por pessoas de posse que queriam valorizar suas casas e, de alguma forma, ostentar sua riqueza. Tradicionalmente, as pinturas com a técnica “Lüftmalerei” são feitas sobre o cal ainda úmido. Devido a um processo químico, a tinta se funde com a sua base e se torna insolúvel em água, o que proporciona uma boa durabilidade.

Mas não são apenas as pinturas as grandes estrelas da cidade. Na época da primavera e do verão, as jardineiras com generosas quantidades de flores coloridas dão um charme extra às construções de Mittenwald.

Mittenwald e a tradição na fabricação de violinos

Desde 1683, a cidade tem escolas e oficinas de fabricação de instrumentos musicais, entre os quais se destacam os violinos. Por este motivo, existe bem na sua região central, em frente à torre barroca da linda igreja de São Pedro e São Paulo, uma estátua de Matthias Klotz, artesão que introduziu a fabricação de violinos em Mittenwald no século XVII. Até hoje, ainda existem dezenas de artesãos que se ocupam deste ofício por lá.

Bem no centro histórico existe também um museu dedicado à fabricação de violinos, que tem uma fachada belíssima. Ele fica em uma rua repleta de casas bem tradicionais, que de tão lindas, parecem até ter saído de um cenário de filme! Dentro do museu, é possível assistir, ao vivo, à fabricação passo a passo de violinos.

Museu do violino em Mittenwald, na Rota dos Alpes da Alemanha
O Museu da Fabricação de violinos é esta casa marrom, à esquerda da foto

O que fazer em Mittenwald, na Rota dos Alpes da Alemanha

A melhor forma de conhecer Mittenwald é a pé, mesmo porque as ruas do centro histórico são, em sua maioria, fechadas para veículos. O ideal é caminhar sem pressa e se perder por suas ruazinhas.

Jardineiras de Mittenwald
Ah, e na época da primavera e do verão, os canteiros e jardins floridos e muito bem cuidados são um espetáculo à parte! No inverno, os picos nevados também deixam o cenário incrível!
Uma boa pedida é parar em uma sorveteria (ou em um café, no inverno) e depois caminhar sem rumo tirando muitas fotos, curtindo a paisagem alpina e admirando as lindas fachadas pintadas.

É uma cidade bacana para passear a dois e também em família. Há vários restaurantes e hotéis para quem desejar ficar mais tempo, embora um dia inteiro seja suficiente para conhecer Mittenwald.

Centro de Mittenwald, na Rota dos Alpes

Sobre Márcia Oliveira 117 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*