Carnaval na Alemanha 2020: como é o carnaval em Munique

Munique é conhecida na Alemanha por sua tradição festeira! Além da famosíssima Oktoberfest de Munique, acontecem na cidade muitas comemorações ao longo do ano: festa de fundação da cidade (junho), Festa da Primavera (abril/maio), Dia de St. Patrick (março), mercados de Natal (dezembro)… E, claro que tem Carnaval em Munique!

A seguir contaremos alguns detalhes da tradição do Carnaval na Alemanha e também como é a festa na capital bávara (com datas e horários para você se programar, se estiver na cidade por esta época).

Leia também:
> Onde ficar em Munique: dicas de hotéis 100% aprovados <
> Transfer do aeroporto de Munique para o seu hotel <
> Guia brasileira em Munique com certificado de excelência <

Quando e como é o Carnaval na Alemanha?

O Carnaval na Alemanha (e também em Munique) acontece exatamente na mesma época que o Carnaval no Brasil. A diferença é que aqui não temos oficialmente feriados nesta época – o que não impede que várias pessoas tirem dias de férias para curtir a folia!

O Carnaval na Alemanha não é sinônimo de samba ou axé, como no Brasil. Até existem aqui alguns grupos de percussão que se apresentam nesta época, mas, de fato, o samba não é o foco.

As pessoas se fantasiam e vão para as ruas comemorar. De forma geral, as companhias são bem comportadas, já que o Carnaval na Alemanha acontece no inverno e é preciso estar bem agasalhado para suportar o frio. 

Carnaval em Munique: festa, bailes e desfile

O Carnaval em Munique é uma grande festa popular. Vários palcos são montados na extensa zona de pedestres do centro histórico, entre as praças Karlsplatz e a Marienplatz e animam a população entre os dias 23 e 25/2/2020. Neles acontecem apresentação de inúmeras bandas, grupos de dança e DJs. Além disso, barraquinhas vendem comidas e bebidas para alimentar e matar a sede os foliões. Nelas você encontra até caipirinha e caipirosca!

Mas, antes disso, acontece na quinta-feira antes do Carnaval (16/2/2020) o desfile carnavalesco. Ele tem início exatamente às 13h13min, saindo da Sendliger Strasse, no centro histórico. Os carros alegóricos e as fantasias coloridas dão o toque de alegria aos dias normalmente cinzas do inverno e fazem a seguinte rota no centro histórico: Kreuzstraße, Damenstiftstraße, Eisenmannstraße, Neuhauserstraße, Kaufingerstraße até a Marienplatz. De lá, passam pelo prédio da Antiga Prefeitura e, então, as pessoas se dispersam.

E como aqui tudo termina em cerveja, o pós-desfile acontece a partir das 14h30min na cervejaria mais famosa da cidade: a Hofbräuhaus de Munique. A entrada é livre, até mesmo para quem não participou do desfile!

Leia também:
> Zugspitze na Alemanha: a montanha mais alta do país <
> Castelo da Cinderela na Alemanha: um guia completo para o Castelo Neuschwanstein <
> Oktoberfest de Munique: a grande festa da cerveja alemã <
> Rota Romântica da Alemanha: guia completo <

Doces típicos do Carnaval de Munique

Os Krapfen são doces que são vendidos em grande quantidade e variedade durante o Carnaval de Munique. Eles são um tipo de sonho ou donut recheado e com cobertura. Vale a pena provar! 🙂

O mais tradicional é o Krapfen com recheio de geléria de damasco, mas hoje em dia existem dezenas de tipos diferentes nas padarias de Munique.

E se você não vier a Munique na época do Carnaval, tenho uma boa notícia: não apenas no período do Carnaval que os Krapfen são vendidos. Durante todo o ano eles podem ser encontrados em padarias como a Rischart, que tem várias filiais em Munique.

Salsicha por apenas 1 Euro em Munique!

O principal dia de carnaval em Munique é a segunda-feira, conhecida como “Rosenmontag”. É o dia dos principais bailes típicos na cidade.

Mas para quem aprecia a gastronomia local, a segunda-feira do Carnaval é também dia de comer a salsicha branca por apenas 1 Euro em diversos restaurantes do centro histórico.

Entre os restaurantes que costumam participar da promoção de salsichas carnavalesca estão os seguintes:

  • Andechser am Dom
  • Augustiner am Dom
  • Weiße Bräuhaus im Tal
  • Pfälzer Residenz Weinstube
  • Gasthaus zum Spöckmeier
  • Donisl

Atenção: geralmente, a promoção de salsicha acontece somente até o meio-dia – ou até acabarem os estoques!

Leia também:
> Munique do alto: 4 lugares para apreciar a cidade <
> Biergarten: o tradicional jardim da cerveja alemão <

A maior tradição do Carnaval de Munique

Se você quer estar presente em um evento que é bastante típico do carnaval de Munique, não perca a “Dança das Senhoras do Mercado”, que acontece sempre na terça-feira de Carnaval, no Viktualienmarkt, que fica praticamente ao lado da Marienplatz.

A terça-feira de Carnaval não é oficialmente um feriado em Munique, mas algumas lojas e empresas fecham mais cedo e liberam seus funcionários para curtir o último dia de Carnaval.

A lavagem das carteiras na Marienplatz

Outra tradição do carnaval de Munique é a lavagem das carteiras na Fonte do Peixe, na Marienplatz. Até o prefeito participa neste dia!

Segundo uma crença local popular, lavar as carteiras vazias na fonte traz prosperidade financeira para o resto do ano. Então, várias pessoas se reúnem ao redor da fonte e mergulham suas carteiras nas águas geladas na quarta-feira de cinzas. Até mesmo o prefeito vem para o evento, trazendo, junto com a sua equipe, bolsinhas que simbolizam as finanças da cidade. Todas elas são afundadas nas águas geladas do inverno… Brrr!

Pra completar a festa, tem bandinha e distribuição de cerveja. Afinal, estamos em Munique, tá lembrado? 🙂

Vem passar o Carnaval na Alemanha?

Não deixe de entrar em contato com a gente para agendar um tour com guia brasileiro em Munique e arredores – incluindo o Castelo Neuschwanstein, Salzburgo (Áustria), Zugspitze (o ponto mais alto da Alemanha) e muitos outros lugares inesquecíveis!

Sobre Márcia Oliveira 121 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*