Souvenirs de Munique: o que levar de presente da capital bávara

Vai viajar pra Munique e já quer ter uma ideia do que é bem típico na cidade? Preparamos algumas ideias de souvenirs para levar um pedacinho da cidade com você ou presentear os amigos e a família.

Vem pra Munique?
Não deixe de falar com a gente! Oferecemos tours exclusivos para brasileiros na cidade ou arredores, incluindo o Castelo Neuschwanstein e a belíssima Salzburgo, na Áustria! Teremos prazer em acompanhar você e seu grupo em passeios em português! Conheça aqui os nossos tours.

Dica 1: Camisa oficial do Bayern de Munique

O Bayern de Munique é o time mais querido e famoso da cidade. Se quiser presentear alguém que ama futebol, uma camisa do time é uma aposta certa! Você poderá escolher tanto as camisas oficiais quanto outros modelos que carregam o escudo do time. Se desejar, poderá ainda personalizar a camisa (neste caso, só a oficial), pedindo para estampar no verso o seu nome (ou o nome da pessoa presenteada).

E se achar o valor da camisa oficial muito salgado, nas lojas do Bayern de Munique você encontra tudo que é tipo de produto licenciado – desde balinhas de gelatina e bebidas energéticas, até toalhas, bolas, canetas, ursinhos de pelúcia… Há lembranças para todos os gostos e de todos os preços.

Existem lojas do Bayern de Munique no centro histórico de Munique. Mas, se decidir visitar o Allianz Arena, deixe para fazer as suas compras na megastore, que se encontra logo na saída do museu do Bayern.

Dica 2: Caneca de Cerveja

cerveja_alemanha

Munique é a terra da cerveja – aqui a bebida está tão presente no dia a dia do povo, que já é considerada alimento. Por isso, uma boa lembrança da cidade é uma caneca de cerveja, que está à venda em todos os cantos.

As canecas podem ser feitas em vidro, metal, porcelana… A decoração delas varia bastante, assim como o preço. Nas próprias cervejarias (como é o caso da famosíssima Hofbräuhaus) você consegue comprá-las na lojinha que fica na entrada, assim como em qualquer loja de souvenirs pela cidade.

Na época da Oktoberfest, as cervejarias costumam vender kits de cervejas com canecas a preços ótimos!  Basta ir a um supermercado antes, durante ou após o festival da cerveja, que você provavelmente encontrará esses kits nas prateleiras. Pra quem curte cerveja, é um presente excelente!

Dica 3: Cervejas locais

Quer agradar aos amantes da boa cerveja? Então, leve uma cerveja local de presente! Aqui em Munique (como em toda a Alemanha), as cervejas são baratíssimas nos supermercados (normalmente você paga menos de 1 Euro por elas).

Para não quebrar as garrafas ou estourar as latas na mala (lembre-se de que elas não podem ser transportadas na bagagem de mão), acomode-as longe das extremidades da mala utilizando as roupas como acolchoamento.

Lembre-se de que, de acordo com a Receita Federal, você poderá levar para o Brasil até 12 litros de bebida alcoólica em viagens internacionais sem a cobrança de taxa alfandegária.

Dica 4: Chocolates

Barra 100g Milka (sabores variados): €0,99

Difícil não agradar uma pessoa com um chocolate, não é mesmo? E a boa notícia é que, assim como as cervejas, os chocolates são baratíssimos por aqui! Vale a pena comprá-los nos supermercados, que costumam ter uma variedade imensa de marcas (incluindo as conhecidas Milka e Lindt).

Se quiser levar um chocolate apreciado pelos alemães, compre o Ritter Sport, que é comercializado sempre em barras quadrada e oferecida diversos tamanhos. São mais de 50 variedades de sabores.

Dica 5: Trajes típicos

Os trajes típicos da Baviera (estado alemão do qual Munique é a capital) são o “uniforme”das festividades da cidade, incluindo os festivais de cerveja, como a Oktoberfest e a Frühlingsfest (Festa da Primavera, também conhecida como a “minioktoberfest”).

Muita gente leva os trajes para o Brasil para utilizar nos blocos de Carnaval ou em festas à fantasia. O preço deles varia bastante. Mas, um traje comprado em uma loja turística custa cerca de 200 Euros, no mínimo.

Leve também um chapéu típico, que pode ser encontrado em qualquer lojinha de souvenir. Lembre-se de personalizá-lo com acessórios (broches e penas).

 

Dica 6: Lebkuchenherz

Esses corações coloridos estão por todos os cantos da cidade, tanto nas confeitarias quanto nas feirinhas de Munique. Eles parecem um pão de mel achatado, mas sua receita inclui também especiarias, como canela, anis e cravo. Apesar de serem comestíveis e parecerem apetitosos, eles, na realidade, são duros e (sinceramente) não muito gostosos.

O Lebkuchenherz vem decorado com glacê de açúcar e com uma mensagem carinhosa, como “Lembrança de Munique”, “Eu te amo”, “Querido(a)”, “Feliz Aniversário”, “Felicidades”…. Há, inclusive, alguns lugares em que essa mensagem pode ser personalizada e escrita na hora.

A ideia é que a pessoa que for presenteada com o Lebkuchenherz utilize-o na decoração, pendurando-o na parede, por exemplo.

Dica 7: Enfeites de Natal

As feiras de Natal costumam iniciar no início do Advento e terminar na véspera de Natal. Além de comidas típicas e vinho quente com especiarias (o tradicional Glühwein), comercializam os mais lindos enfeites de Natal.

Mas, mesmo que você venha para Munique fora da época do Natal, poderá encontrar enfeites para sua casa nas lojas de souvenir.

Além de bolas decoradas e presépios belíssimos, você encontrará ainda as tradicionais pirâmides de Natal, que têm uma hélice na parte superior movida pelo calor das velas que ficam acesas embaixo. São lindas para decorar a casa com um estilo bem alemão!

Sobre Márcia Oliveira 78 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*