Como chegar e visitar o Castelo Neuschwanstein

Pensando em facilitar o planejamento de sua viagem, preparei várias dicas sobre como chegar e visitar o Castelo Neuschwanstein. Quem vem à Alemanha e à Região da Baviera não pode -perder a oportunidade de conhecê-lo!

como_chegar_e_visitar_o_castelo _neuschwanstein

 Como chegar e visitar o Castelo Neuschwanstein

Normalmente, o passeio ao Castelo Neuschwanstein dura o dia todo e é realizado a partir de Munique.

Você poderá fazer o passeio  a partir de Munique na companhia de um guia ou por conta própria, conforme descrito a seguir:

Passeio com guia

Um guia providenciará os tíquetes de trem e buscará você (e seu grupo, se for o caso) em seu hotel em Munique. Vocês se dirigirão à Estação Central de Trens de Munique para embarcar em um confortável trem regional em direção à Füssen. Depois disso, é só relaxar e admirar a paisagem. Em algumas horas você estará em um cenário de conto de fadas: no Castelo Neuschwanstein.

O guia providenciará a melhor forma de acessar o castelo a partir de Füssen – e também o acompanhará até o seu hotel na viagem de volta. Confira aqui mais informações sobre o passeio com guia brasileiro ao Castelo Neuschwanstein.

Passeio sem guia

A partir da Estação Central de Trens de Munique, há trens regionais que costumam sair de hora em hora para a cidadezinha de Füssen. A viagem dura cerca de duas horas.

Caso não tenha segurança em comprar sozinho os tíquetes de trem nas máquinas espalhadas pela estação, procure um guichê da Deutsche Bahn (DB) e informe-se sobre a melhor opção de bilhete para sua viagem. Você pagará uma taxa extra para comprar o bilhete neste guichê. Dê preferência a trens diretos para evitar se perder durante uma baldeação. Pergunte também ao atendente qual a plataforma de partida ou consulte os painéis na estação.

Ah, e antes que você pergunte, sim, você poderá ir de carro alugado até o Castelo Neuschwanstein, mas a viagem de trem é mais pitoresca, sabe? Além disso, a viagem de carro leva mais ou menos o mesmo tempo que a viagem de trem.

De Füssen, pega-se um ônibus até o vilarejo de Hohenschwangau, que abriga a montanha do castelo. Para subir até ela, você tem três opções:

  • Subir a pé um trajeto de 1,5 km: não recomendo, a menos que você tenha disposição de sobra, um bom preparo físico e tempo de sobra. A subida dura entre 30 e 40 minutos.
  • Pegar um ônibus: é opção mais rápida e barata, mas que não funciona durante todo o ano. Você para a cerca de 600 metros do castelo e faz o restante do percurso a pé.
  • Subir de carruagem: as filas não costumam ser muito pequenas, mas é o meio de transporte que funciona durante todo o ano, inclusive no inverno. Você para a cerca de 300 metros do castelo e faz o restante do percurso a pé.

Para retornar a Munique, você deverá fazer o trajeto contrário ao da ida. Verifique os horários dos trens com saída a partir de Füssen e veja o que melhor se encaixa ao seu itinerário.

Tome cuidado com trens que não voltam diretamente para Munique! Em alguns horários, será necessário fazer uma ou mais baldeações e você deverá ficar atento a isso para não se perder pelo caminho.

Detalhes importantes para a entrada no castelo

Tour-Castelo-Neuschwanstein-Alemanha (8)

Passeio com guia

O guia reservará seu ingresso com antecedência e evitará que você perca tempo em filas enormes (principalmente na alta temporada) – e até mesmo que não consiga visitar o castelo (no caso de ingressos esgotados).

Com a reserva feita previamente pelo guia, sua visita estará garantida em um horário que permitirá aproveitar ao máximo o dia e as atrações do local.

O guia também garantirá que você chegue com tranquilidade até a entrada do castelo e faça sua visita com um áudio guia em português. Confira aqui mais informações sobre o passeio com guia brasileiro ao Castelo Neuschwanstein.

Passeio sem guia

Alguns pontos que você deverá considerar para visitar o Castelo Neuschwanstein por conta própria:

castelo-neuschwanstein-8
É muito desagradável chegar ao castelo e se deparar com um aviso como este, informando que todos os ingressos já foram vendidos para aquele dia…
  • O ingresso deve ser comprado exclusivamente no dia da visita, na bilheteria do castelo, no vilarejo de Hohenschwangau.
  • Você deverá reservar seu ingresso com, no máximo, 48 horas de antecedência, pagando uma taxa extra. Em finais de semana, feriados prolongados e na alta temporada (principalmente no verão europeu) a procura é muito alta e muitas das pessoas que chegam ao castelo sem a reserva não conseguem visitá-lo. Muito frustrante!!! 🙁
  • A visita é feita com hora marcada e não há qualquer tolerância aos atrasos. Por isso, você precisará calcular exatamente o tempo de que precisa para subir a montanha e chegar até a entrada do castelo, onde existem roletas para você passar o seu tíquete. Pontualidade é indispensável!
  • Não se pode fazer a visita sem a companhia de um funcionário do próprio castelo. Ele acompanhará você e um grupo de visitantes em cada um dos seus cômodos.
  • Existe um guia em áudio em português que explica a história de cada um dos cômodos visitados. Há também tours em alemão, inglês e em outras línguas. Você deverá solicitar o idioma de sua preferência no momento da compra/reserva do ingresso.

Se, por algum motivo, você não conseguir comprar as entradas para o castelo, não volte imediatamente para Munique. Você poderá subir até a montanha do castelo para apreciá-lo bem de perto. Além disso, a vista lá de cima é linda! Aproveite os arredores do castelo, que também são de uma beleza indescritível.

Outras informações relevantes

Tour-Castelo-Neuschwanstein-Alemanha (2)

Quando visitar

O Castelo Neuschwanstein está aberto à visitação ao longo de todo o ano, com exceção das seguintes datas:

  • 24, 25 e 31 de dezembro
  • 1º de janeiro

Entre abril até o dia 15 de outubro, o horário de funcionamento do castelo é das 9h às 18h. Entre o dia 16 de outubro até o final de março, o horário de visitas vai das 10h às 16h.

Os tours guiados em português para o castelo Neuschwanstein a partir de Munique também são diários. Entre em contato para mais informações e consulte a disponibilidade de datas.

Atrações além do castelo

Além do castelo Neuschwanstein, há dois lugares em seus arredores que você não poderá deixar de visitar:

Alpsee (lago alpino)

castelo_neuschwanstein-7

O Alpsee é um lago cor de esmeralda localizado aos pés do Castelo Neuschwanstein. Ele fica perto da bilheteria (basta seguir a rua principal até o final) e é uma parada obrigatória antes ou depois do tour pelo castelo.

Marienbrücke (“Ponte de Maria”)

castelo_neuschwanstein-6

A Marienbrücke é uma ponte que oferece a vista mais bonita do castelo. Por isso, é também um local imperdível para garantir fotos e recordações lindas!

Onde comer

Há vários restaurantes em Schwangau que servem comida tradicional bávara. Mas muita gente prefere fazer um lanche para otimizar o tempo. Para isso, não faltam pequenas lanchonetes que vendem pão com linguiça, pizza, batata frita, sorvetes… Ah, e cerveja regional, é claro!

Existe também um café dentro do castelo, que pode ser acessado no final da sua visita guiada. Além disso, há uma pequena lanchonete próxima à entrada do castelo (basta descer uma rampa em direção ao ponto de parada das carruagens).

Onde comprar souvenirs

Há várias lojinhas na base do castelo vendendo souvenirs de todos os preços, para todos os gostos. Desde camisetas, guarda-chuvas e canetas até cervejas regionais e relógios cuco.

Existem também duas lojas dentro do castelo, pelas quais você passará ao final da visita. Fique atento a um detalhe que nem todo mundo sabe: a segunda lojinha é muito mais barata que a primeira e oferece praticamente a mesma variedade de itens!

Acessibilidade

De forma geral, o Castelo Neuschwanstein não é acessível para quem apresenta dificuldades de locomoção. Há escadas no seu interior e o acesso ao castelo a partir do ponto de parada de carruagem ou ônibus exige algum esforço.

  • Caso você utilize cadeira de rodas ou apresente dificuldades de locomoção:

    É imprescindível fornecer essas informação antecipadamente ao seu guia. Caso vá ao castelo sozinho, informe  a reserva ou a compra do seu ingresso. Há um elevador dentro do castelo que poderá ser utilizado durante a visita. Sua utilização depende da aprovação e disponibilidade do próprio castelo. Caso o elevador seja liberado, você deverá seguir a sinalização e aguardar por um funcionário que irá buscá-lo no portão de saída.

  • Se estiver com bebês ou crianças pequenas  de colo:

    Os carrinhos de bebê podem ser levados somente até a entrada do castelo, mas sua entrada ao tour guiado no castelo não é permitida.

Ainda tem dúvidas sobre como chegar e visitar o Castelo Neuschwanstein?

Deixe sua mensagem abaixo, no campo dos comentários, e nós responderemos o mais rápido possível!

Sobre Márcia Oliveira 78 Artigos
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

4 Comentário

  1. Olá Marcia, obrigada pelas informações e parabéns pelo blog, as informações nos ajudam muito.
    Tenho uma dúvida, estarei em Munique na segunda quinzena de fevereiro, na sua opinião vale visitar o castelo e a região nesse período? Pergunto em função do mal tempo.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Beatriz

    • Olá Beatriz, tudo bem?

      Que bom que gostou do blog! Fico feliz com o seu feedback!

      Sim, vale a pena uma visita ao castelo, mesmo no inverno. A paisagem é linda ao longo de todo o ano. Apenas acompanhe a previsão do tempo em Schwangau e vá preparada para o frio.

      Lá no nosso Instagram tem umas fotos do castelo com neve… É lindo, vocês vão amar! Veja em http://www.instagram.com/voupraalemanha

      E se precisarem de uma guia para acompanhá-los em um bate-volta a partir de Munique, estou à disposição! 🙂

      Abraços!

  2. Olá Márcia, tudo bem? Irei a Alemanha em Junho a trabalho e gostaria de ficar 2 dias em Munique para conhecer a cidade, como posso contatá-la para tratar de serviço de guia e locais a serem visitados?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*