Ano Novo em Munique 2019: dicas de fogos, festas e restaurantes

Frauenkirche Blick aus dem Nordturm auf das Rathaus und den Alten Peter 22.12.15 Foto Sigi Müller

 

O que fazer no Ano Novo em Munique? Onde assistir aos fogos? Onde passar a virada? Essas são algumas das perguntas que mais recebo aqui através do blog, Instagram e Facebook. Por isso, reuni aqui as principais informações para que você possa saber como aproveitar o final do ano em Munique.

Leia também:
> Onde ficar em Munique: dicas de hotéis 100% aprovados <
> Transfer do aeroporto de Munique para o seu hotel <
> Guia brasileira em Munique com certificado de excelência <
> Mercados de Natal de Munique <

Ano Novo em Munique

Diferentemente de Londres, Paris e Nova Iorque, Munique não tem uma grande tradição de festas de ano novo. Para comemorar a virada do ano, a população costuma ir para festas fechadas ou para as ruas, seja para soltar ou assistir à queima de fogos.

© München Tourismus, Sigi Mueller

Leia também:
> Zugspitze na Alemanha: a montanha mais alta do país <
> Castelo da Cinderela na Alemanha: um guia completo para o Castelo Neuschwanstein <
> Oktoberfest de Munique: a grande festa da cerveja alemã <
> Rota Romântica da Alemanha: guia completo <

Onde assistir à queima de fogos

Não existe uma queima de fogos oficial, organizada pela prefeitura, no ano novo em Munique. Existem alguns locais em que as pessoas se reúnem tradicionalmente para ver e soltar fogos, que são os seguintes:

  • Olympiaberg, no Parque Olímpico de Munique
    A montanha do Olympiapark é um ponto de encontro para o ano novo em Munique. Muita gente se reúne lá, mas acho que só vale realmente a pena, se não houver neblina. Com a névoa que costuma se formam nesta época do ano, fica difícil aproveitar o ponto de vista privilegiado para apreciar os fogos de Munique.
  • “Morrinho” do Luitpoldpark
    O Luitpoldpark tem um pequeno morro artificial de 37 metros de altura com uma boa visibilidade para o centro histórico. Já passei a virada lá, mas acho um tanto quanto apertado para a quantidade de pessoas que comparece para a virada. Além disso, no ano em que fui até lá praticamente não tive visibilidade, devido à forte neblina.
  • Pontes sobre o Rio Isar
    O rio Isar, que passa por Munique, tem inúmeras pontes, que se tornam um local também bastante procurado para apreciar os fogos na virada do ano. Eles se refletem na água e tornam a noite ainda mais especial.
  • Friedensengel
    O mirante onde fica a estátua o “Anjo da Paz” em Munique é um dos pontos de encontro preferidos no final de ano em Munique.
  • Monopteros, no Jardim Inglês
    Este pequeno morro com uma construção circular localizado no Jardim Inglês de Munique possibilita uma vista privilegiada da cidade.
  • Estátua da deusa Bavária
    Você consegue ter uma vista panorâmica da cidade aos pés da estátua da Bavária, no Theresienwiese, onde ocorre anualmente a Oktoberfest de Munique.

Leia também:
> Munique do alto: 4 lugares para apreciar a cidade <
> Biergarten: o tradicional jardim da cerveja alemão <

Restaurantes e festas para a virada

Se você não deseja passar a virada nas ruas de Munique, é bom saber que a maior parte dos restaurantes fecha na virada do dia 31/12 para o dia 1/01. Mas listamos abaixo alguns que não só ficam abertos, como também realizam jantares e/ou comemorações de ano novo em Munique.

Não deixe para a última hora! É altamente recomendável fazer reserva com a máxima antecedência nestes restaurantes e cervejarias listados abaixo, porque existe uma grande procura por este tipo de evento!

Leia também:
> Onde comer em Munique <
> Hofbräuhaus de Munique: a cervejaria mais famosa do mundo <
> Tour Cervejarias de Munique com degustação <

Regras sobre fogos no Ano Novo em Munique

Você sabia que só é permitido soltar fogos aqui no dia 31/12 (e na virada do ano)?

Em Munique, se alguém desejar soltar fogos em uma comemoração específica, em qualquer época do ano, essa pessoa/empresa deverá entrar com uma solicitação com muita antecedência junto à Prefeitura (e não poderá fazê-lo próximo a hospitais, asilos, zoológicos e igrejas, por exemplo). Neste caso, é preciso apresentar um motivo realmente convincente e utilizar fogos simples, apenas em recinto privado.

Até 2019, a famosa Marienplatz de Munique costumava ser um ponto de encontro da população para assistir à queima de fogos. Mas não a uma queima de fogos oficial, organizada pela prefeitura, por exemplo. A Marienplatz costumava ser somente um ponto de encontro para os fogueteiros amadores, vamos dizer assim. Ou seja: perigo à vista com adultos, normalmente alcoolizados, brincando com fogo em meio a uma multidão. Tem tudo para dar errado, não é?

Como os dias 31/12 e o início do dia 1/1 são os momentos do ano em que as pessoas podem soltar fogos, elas simplesmente vão à loucura. Chega a ser engraçado, é um delírio coletivo pelos fogos. Elas compram caixas e caixas de fogos e fazem a festa na virada, como se não houvesse amanhã.

Felizmente, por motivos de segurança, desde novembro de 2019 é proibido soltar fogos na área do centro histórico desde as 21h do dia 31/12 até as 2h da manhã do dia 1/1. Os objetivos são: reduzir o barulho, a poluição e, é claro, reduzir as chances de acidentes com fogos de artifício (com pessoas e contruções históricas, principalmente). Ou seja: nada de fogos em toda a área de pedestres do centro histórico, desde a Marienplatz até a Karlsplatz (Stachus). Além disso, desde o final de 2019 é proibido soltar fogos do tipo “foguete” em todo o anel central da cidade.

onde ficar em munique - dicas de hotéis em Munique
Proibição de fogos na Marienplatz de Munique desde 2019

 

Márcia Oliveira
Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!