O que fazer em Munique

Não irá faltar o que fazer em Munique quando você estiver por aqui! A cidade é fantástica, segura e alegre durante o ano todo (não só na Oktoberfest, viu?). Além de contar com atrações belíssimas, é também um ponto estratégico para passeios bate-volta na região da Baviera e da Áustria.

Para ajudar você a planejar sua viagem, preparei uma lista com várias sugestões de atrações na cidade. Mas calma, tem mais: você poderá conferir dicas sobre cada local que não encontrará em nenhum guia turístico. Vamos lá!

palacio-residenz
O que fazer em Munique: MUNIQUE REAL

Palácio Residenz

o-que-fazer-em-munique-1

É o maior palácio urbano de toda a Alemanha. Por quase de 600 anos ele serviu de residência e sede do governo dos regentes da família Wittelsbach. Hoje em dia é um enorme museu, que eu particularmente considero imperdível em Munique. Você poderá visitá-lo em um passeio autoguiado.

O que ver:

  • A Câmara dos Tesouros com mais de 1.250 obras de arte, entre joias, móveis com pedras preciosas, objetos do cotidiano e símbolos religiosos. Amo a parte das coroas!
  • Os Aposentos Reais, 112 salas que exibem móveis, pinturas e estilos arquitetônicos de vários séculos diferentes. Não deixe de visitar o Antiquário, é lindíssimo!
  • O Teatro Cuvilliés, uma joia da arquitetura construída no século XVIII dentro do complexo do castelo. Ele é considerado por muitos o teatro rococó mais bonito do mundo.

Dicas do Vou pra Alemanha sobre o que fazer em Munique/Palácio Residenz:
– Compre o ingresso combinado (em alemão se chama “Gesamtkarte”). Com ele você poderá conhecer a Câmara dos Tesouros, os Aposentos Reais e o Teatro Cuvilliés por um preço promocional.
–  Você poderá conhecer o Palácio Residenz logo após fazer um tour guiado em português pelo Centro Histórico de Munique.
– Se desejar, poderá utilizar um audioguide em alemão, inglês, espanhol, francês, italiano ou russo (já incluso no valor do ingresso). Mas recomendo que só o utilize nos pontos em que tiver maior interesse. Caso contrário, a visita poderá ficar muito longa e cansativa.
– Reserve pelo menos duas horas para conhecer o palácio.

Palácio Nymphenburg

o-que-fazer-em-munique-2Era a residência de verão dos príncipes eleitores e reis da Baviera, dedicado à deusa Flora e suas ninfas. Aliás, você sabia que o Rei Ludwig II (aquele que construiu o famoso Castelo Neuschwanstein) nasceu lá?

O que ver:

  • Uma atração imperdível são os maravilhosos jardins do Palácio Nymphemburg, com seus canais, pontes e fontes. Eles vão render lindas fotos!
  • Durante a visita ao interior palácio, aprecie com calma a sala da Galeria da Beleza e vá até o quarto onde nasceu o Rei Ludwig II. Mas só depois de passar bastante tempo admirando o salão principal, que é belíssimo!

Dicas do Vou pra Alemanha sobre o que fazer em Munique/Palácio Nymphenburg:
– Que tal explorar toda a beleza do Palácio Nymphenburg na companhia de uma guia brasileira?
– Você poderá passear em uma gôndola veneziana pelo canal do palácio nos meses mais quentes do ano. Aliás, se quiser surpreender alguém de maneira bem especial e romântica, poderá contratar um passeio privativo no próprio local.
– No inverno, você poderá patinar no gelo sobre o canal congelado. Uma experiência única em uma paisagem incrível!
– Reserve pelo menos meio dia para visitar o interior do palácio e parte do jardim.


Cervejaria Hofbräuhaus (HB)

o-que-fazer-em-munique-3Fundada em 1589 por Guilherme V, a Hofbräuhaus produzia inicialmente cerveja exclusivamente para a corte (entendeu por que o logo da cerveja tem uma coroa?). Hoje, ela é um ponto de encontro de moradores de Munique e de turistas do mundo todo.

O que ver:

  • O Schwemme, um salão no térreo, com teto e piso decorados e capacidade para até mil pessoas. Lá há uma bandinha animada (e movida a cerveja) tocando músicas típicas alemãs!
  • O Salão de Festas, que tem uma abóbada em formato de barril.
  • O Biergarten cercado de castanheiras, que é bastante disputado no verão.

Dicas do Vou pra Alemanha sobre o que fazer em Munique/Hofbräuhaus:
–  Você poderá visitar e conhecer várias curiosidades sobre a Cervejaria Hofbräuhaus durante o Tour Caminhando por Munique (em português, privativo e exclusivo para brasileiros).
– Repare nas pinturas do teto do salão principal e veja se encontra vestígio de suásticas.
– Passe pelos armários de ferro onde clientes assíduos guardam canecas que são verdadeiras relíquias. Nem os garçons podem tocá-las, sabia?
– Tenha paciência com os garçons, que não costumam ser tão bem humorados.

O que fazer em Munique: MUNIQUE HISTÓRICA

Centro Histórico de Munique

o-que-fazer-em-munique-4

O que ver:

  • Frauenkirche, a catedral de Munique, cujas torres são o símbolo da cidade.
  • Marienplatz, a praça mais famosa da cidade, considerada uma das mais belas de toda a Europa.
  • Viktualienmarket, o mercado gourmet de Munique.
  • Cervejaria Hofbräuhaus (HB), a mais famosa cervejaria do mundo.
  • Odeonsplatz, uma praça de enorme importância histórica, onde Hitler fez vários discursos.
  • Palácio Residenz com Jardim da Corte
  • Ópera Nacional da Baviera

Dicas do Vou pra Alemanha sobre o que fazer em Munique/Centro histórico:
– Para conhecer todas essas atrações acima, além de outros pontos de interesse, você poderá contar com uma guia brasileira apaixonada pela cidade, que acompanhará você desde o seu hotel neste passeio imperdível.
– 90% do centro histórico de Munique foi destruído após 66 bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Praticamente tudo o que você verá neste trajeto é resultado de um minucioso trabalho de reconstrução. Mas a impressão é de que é tudo original!
– A melhor maneira de percorrer o centro histórico de Munique é a pé, já que a maior parte de suas ruas é de pedestres.
– Você poderá ver Munique do alto a partir da Torre da Igreja de São Pedro (subida com escadas) e da Torre da Nova Prefeitura (subida de elevador).
– Tire um tempo e aprecie os músicos de rua tocando clássicos no Jardim da Corte.
– Pare em uma das lojas da confeitaria Rischart para se deliciar com suas tortas belíssimas e deliciosas! O Apfelstrudel de lá é nota 10!
– É interessante se hospedar próximo ao centro histórico para facilitar o seu deslocamento na cidade. Veja algumas dicas de hotéis recomendados e aprovados por brasileiros que já passearam conosco.
– O centro histórico de Munique também é um local excelente para fazer compras, com lojas para todos os gostos e bolsos. Um verdadeiro shopping a céu aberto!
– Você poderá combinar este passeio a um dos seguintes tours, de acordo com seu interesse: Tour ao Jardim Inglês de Munique, Tour ao Parque Olímpico de Munique ou Tour ao Campo de Concentração Dachau.

 Königsplatz

o-que-fazer-em-munique-5

Considerada a “Atenas do Isar” (Isar é o rio que corta Munique), é uma das praças mais bonitas e imponentes da cidade. Ela foi construída a mando do rei Ludwig I, que queria transformar Munique na “Atenas alemã”.

O que ver:

  • Proprileu, um portão monumental, com estilo semelhante ao Portão de Brandemburgo, de Berlim.
  • Museu Nacional de Antiguidades, que conta com objetos da Grécia antiga, como vasos e ornamentos.
  • Gliptoteca, um museu que abriga a coleção de esculturas do rei Luwig I
  • Centro de Documentação do Nazismo, construído no antigo centro do poder nazista. Ele mostra através de fotos e vídeos paradas militares e a destruição de Munique após os bombardeios dos Aliados.

Dicas do Vou pra Alemanha sobre o que fazer em Munique/Königsplatz:
– A visita a esta praça é um complemento perfeito para o tour guiado em português pelo centro histórico de Munique.
– Se você se interessa por assuntos relacionados à Segunda Guerra Mundial e Nazismo, este é um local que não poderá deixar de visitar. Ali ficava a sede do Partido Nazista e também o escritório de Hitler.

O que fazer em Munique: PARQUES DE MUNIQUE

Parque Olímpico de Munique
o-que-fazer-em-munique-6

É um ponto de referência da moderna Munique. Mais de 40 anos após as Olimpíadas de 1972, ainda sedia eventos esportivos e culturais ao longo de todo o ano. O Parque Olímpico um verdadeiro legado para a cidade. Além de atrair turistas do mundo todo, recebe diariamente milhares de moradores de Munique, que adoram passear por aqui.

O que ver:

  • Estádio Olímpico de Munique. A sua construção para as Olimpíadas de 1972 em Munique levou os engenheiros e arquitetos aos limites dos cálculos matemáticos, devido a sua estrutura em formato de tenda. É uma obra espetacular e considerada moderna até os dias atuais!
  • Torre Olímpica, com 290 metros, que pode ser acessada através de um rápido e moderno elevador. De lá de cima é possível ter uma visão de toda a cidade, inclusive dos Alpes, nos dias claros.
  • Sea Life, um aquário gigantesco com mais de 4.000 animais, entre eles tartarugas, corais, tubarões, peixes exóticos e cavalos marinhos.

Dicas do Vou pra Alemanha sobre o que fazer em Munique/Parque Olímpico:
– Você poderá combinar a visita ao Parque Olímpico com um passeio ao Complexo BMW, incluindo o Mundo BMW, o showroom espetacular da montadora. Nós acompanharemos você!
– O relevo do Parque Olímpico foi criado com escombros da época da Segunda Guerra Mundial. Uma ideia incrível de reaproveitamento, que torna a visita ao parque ainda mais interessante.
– Veja as mãos e pés  de famosos artistas internacionais em placas de concreto na Calçada da Fama do Parque Olímpico. Lá estão  as marcas de Jon Bon Jovi, Sting, Aerosmith e Metallica, entre outros .
– Na Vila Olímpica há uma placa lembra do ataque terrorista que aconteceu em 5 de setembro de 1972, durante os Jogos Olímpicos de Munique. Nesta ocasião, 11 atletas israelenses foram mortos.
– Na Olympiaberg, uma pequena montanha localizada no Parque Olímpico, você poderá ter uma visão panorâmica da cidade e assistir ao pôr-do-sol.

Jardim Inglês (Englischer Garten)
o-que-fazer-em-munique-7

O Jardim Inglês de Munique tem uma área de 373 hectares e 78 km de pistas para caminhadas. Por isso, é um dos maiores parques urbanos do mundo!

O que ver:

  • o Eisbach o rio com correnteza onde há uma “onda” muito disputada pelos seus frequentadores. Acredite: lá o pessoal surfa o ano inteiro, até mesmo nos dias de neve na cidade!
  • O Monopteros, um templo circular que permite uma visão privilegiada do centro histórico Munique e de parte do Jardim Inglês.
  • A Torre Chinesa, um pagode de 25 metros de altura, abaixo do qual fica um dos maiores jardins de cerveja da cidade (Biergarten), com cerca de 7 .000 lugares.

Dicas do Vou pra Alemanha sobre o que fazer em Munique/Jardim Inglês:
– Você poderá conhecer este belíssimo parque em uma visita combinada com o tour pelo centro histórico de Munique, na companhia de uma guia brasileira que mora e é apaixonada pela cidade.
– Não se assuste se, durante o verão, avistar pessoas nuas tomando sol nos gramados do parque. É uma prática comum na Alemanha, chamada de FKK (Frei Körper Kultur). Algumas áreas da cidade são autorizadas a seus adeptos, entre elas, dois trechos do Jardim Inglês de Munique. 
– No final do ano, acontece no Jardim Inglês um dos mercados de Natal mais famosos da cidade. Logo abaixo da Torre Chinesa, ficam várias barracas vendendo desde artesanato até delícias gastronômicas, como vinho quente com especiarias, ponche e várias outras guloseimas natalinas. 

O que fazer em Munique: MUNIQUE MODERNA

Allianz Arena
o-que-fazer-em-munique-8

Um dos principais marcos modernos de Munique é o estádio do FC Bayern München. Sua fachada é composta por milhares de bolsas de ar em formato de losango que acendem à noite.

O que fazer:

  • Tour pelo estádio, durante o qual você poderá conhecer suas dependências, incluindo vestiários, tribunas de honra e sala de imprensa.
  • Museu do FC Bayern, onde é contada a história do time através de documentos, troféus, uniformes e muita interatividade!

Dicas do Vou pra Alemanha sobre o que fazer em Munique/Allianz Arena:
Visite o magnífico Allianz Arena conosco: nós reservaremos seu tíquete com antecedência para garantir a sua visita no dia e horário desejados. Além disso, buscaremos e deixaremos você em seu hotel.
– Aproveite a visita para visitar a Megastore do FC Bayern, uma loja que vende de tudo com a marca do time mais querido de Munique: desde canetas e abridores de garrafa até os cobiçados uniformes oficiais, que podem ser personalizados na hora com o seu nome.

Complexo BMW
o-que-fazer-em-munique-9

O que ver e fazer:

  • Mundo BMW (BMW Welt), o showroom, centro de experiências e de entrega da montadora.
  • Museu BMW, com toda a história da BMW documentada em uma exposição incrível de carros, que arranca suspiros dos aficcionados.
  • Torre BMW, a sede da montadora em um edifício no formato de quatro cilindros.

Dicas do Vou pra Alemanha sobre o que fazer em Munique/Complexo BMW:
– Visite o complexo BMW e o Parque Olímpico de Munique em uma manhã ou tarde em um de nossos tours! Fale conosco e montaremos um roteiro ideal para você, otimizando o seu tempo na cidade.
– Você poderá também fazer um tour pela fábrica da BMW. Entre em contato e nós agendaremos esse passeio para você (de acordo com a disponibilidade)!

O que fazer em Munique: MUSEUS DE MUNIQUE

o-que-fazer-em-munique-10

  • Museu Alemão (“Deutsches Museum“), que ocupa cerca de 45 mil m² e documenta avanços na ciência e tecnologia através de 17.000 peças. Há seções dedicadas à mineração, aeronáutica, química, engenharia, entre outras áreas do conhecimento.
  • Museu do Brinquedo (“Spielzeugmuseum“), que fica na torre da Antiga Prefeitura de Munique.
  • Centro de Documentação do Nazismo (“NS Dokuzentrum“), que se localiza na Königsplatz, no local onde anteriormente existia a sede do partido nazista.
  • Antiga Pinacoteca (“Alte Pinakothek“), que mostra a coleção de obras da família Wittelsbach.
  • Nova Pinacoteca (“Neue Pinakothek“), que mostra mais de 600 pinturas e esculturas de artistas europeus, como Manet, Monet, Degas e Van Gogh.
  • Pinacoteca Moderna (“Pinakothek der Moderne“), que exibe obras de artistas como Klee, Picasso, Dalí, Munch, entre outros.
Sobre Márcia Oliveira 80 Artigos

Márcia Oliveira é uma carioca completamente apaixonada por viagens. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, onde trabalha como guia de turismo para brasileiros. É formada em jornalismo, tem paixão por fotografia e tecnologia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e receber mensagens dos leitores!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*